19/11/2013 16h12 - Atualizado em 19/11/2013 16h13

Zafehouse Diaries: como jogar este surpreendente game de sobrevivência

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Zafehouse: Diaries é um simulador criado pela desenvolvedora australiana independente Screwfly. Nele os jogadores devem sobreviver a um apocalipse zumbi em uma cidade abandonada, porém o game conta com uma interface bem diferente e é jogado em uma dinâmica bastante inovadora. Veja como jogar essa surpreendente aventura:

00 (Foto: 00)Zafehouse: Diares (Foto: Reprodução / TechTudo)

Um game onde prevalece a sua decisão

Os gráficos do simulador se limitam a três telas extremamente simples, onde é possível controlar e acompanhar todas as atividades e dilemas vivenciados pelos diferentes personagens. Elas surgem em seu inventário através de paginas de diários e bilhetes, um prático mapa e um mostrador com os itens armazenados.

Apesar dos perigosos zumbis que rondam a cidade, o principal desafio de Zafehouse: Diaries é a organização e o gerenciamento das tarefas e do relacionamento entre os sobreviventes, sendo necessário distribuir funções que combinem com suas habilidades, evitando a companhia de desafetos e valorizando os relacionamentos positivos.

A história e o relacionamento entre os personagens é um dos focos principais da dinâmica do jogo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) (Foto: A história e o relacionamento entre os personagens é um dos focos principais da dinâmica do jogo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro))A história e o relacionamento entre os personagens é um dos focos principais da dinâmica do jogo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Além disso, o jogador precisa se adaptar para influências do ambiente, como a luz do dia e a chuva, e se preparar para decidir sobre os dramáticos dilemas de relacionamento do grupo, onde um dos membro sofrerá de forma negativa com a opção escolhida em detrimento dos demais.

Assim, mesmo sem exibir cenários elaborados e animações das atividades realizadas, o jogo mantem uma atmosfera simples, mas bastante envolvente e desafiante, exigindo um rápido planejamento das  táticas a serem adotadas, usado os recursos disponíveis e as aleatórias aptidões dos personagens.

Dinâmica e níveis de dificuldade

Em Zafehouse: Diaries toda nova partida é única, com a disposição das casas e prédios públicos na cidade e a relação e características dos sobreviventes sendo sorteadas de maneira imprevisível.

Os dilemas de acontecimento e no relacionamento entre os personagens acrescentam um aumento na dificuldade do game (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) (Foto: Os dilemas de acontecimento e no relacionamento entre os personagens acrescentam um aumento na dificuldade do game (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro))Os dilemas de acontecimento e no relacionamento entre os personagens acrescentam um aumento na dificuldade do game (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Desta forma, assim que o game inicia, o jogador precisa analisar o desenho do mapa, as habilidades dos personagens disponíveis e os equipamentos no inventário do refúgio inicial. Em seguida, é preciso decidir qual postura será adotada. Por exemplo, se explora a cidade em busca de novos itens e sobreviventes ou se fortifica o abrigo e melhora os objetos do inventário para fazer buscas mais bem preparado.

Podendo manter no máximo cinco personagens no grupo, é essencial não controlar somente um sobrevivente solitário, pois as habilidades dos personagens geralmente se complementam.

O começo das partidas é calmo e mais tranquilo. Isso porque os zumbis serão menos numerosos e estarão mais dispersos pela cidade, independente do nível de dificuldade que for escolhido, uma vez que estes alteram principalmente os objetivos do jogo, e podem ser três:

- No Survivors

01Modo No Survivors (Foto: Reprodução)

 Ideal para novatos ou jogadores experientes que desejam bater seus recordes, este é o nível de dificuldade mais fácil. Sem objetivos para serem cumpridos, é possível encontrar e atrair outros sobreviventes. A chegada de zumbis na cidade ocorre em uma frequência mais lenta e muitas das construções produzem recursos que irão ajudar o grupo.

- Road Kill

02Road Kill (Foto: Reprodução / TechTudo)

Exigindo mais dos jogadores, este modo inicia com cinco personagens, que não poderão ser substituídos, e tem como objetivo principal a tarefa de encontrar e reparar um carro para sair da cidade. Apesar de não ter limite de tempo, o relacionamento entre os personagens se mostra mais conflituoso e a população de mortos vivos é mais numerosa e agressiva.

- Deadline

03Deadline (Foto: Reprodução / TechTudo)

Extremamente difícil, está modalidade também começa com cinco integrantes no grupo que não poderão ser substituídos, mas com uma relação bastante caótica e com muitos dilemas para serem resolvidos. O jogador precisa encontrar um rádio e uma frequência para pedir o resgate do grupo e sair da cidade de helicóptero, porém, a característica mais marcante deste modo de dificuldade é o seu limite de tempo, que varia de somente 5 a 7 dias.

As três interfaces do game

O visual de Zafehouse: Diaries apresenta a mecânica do jogo na perspectiva de um dos sobreviventes enquanto ele escreve o diário em uma escrivaninha e planeja as atividade. Assim, é possível acompanhar a diminuição da iluminação ao longo do dia e ouvir os sons das atividades na casa e da vizinhança, além dos incômodos grunhidos dos zumbis próximos a casa.

É dessa forma que é grande parte das várias anotações estarão em tinta preta, mas o jogador poderá  interagir com as que estiverem de outra cor, escolhendo opções nas escritas na cor verde e acessando novas janelas nas de azul.

Para ilustrar a simplicidade desta interface simples, o game três diferentes ambientes para coordenar as ações dos personagens e acompanhar as consequências das escolhas feitas e os acontecimentos dos turnos:

O diário

A interface do diário, onde é possível se informar e acompanhar o registro dos acontecimentos (Reprodução/Daniel Ribeiro)A interface do diário, onde é possível se informar e acompanhar o registro dos acontecimentos (Reprodução/Daniel Ribeiro)

Esta é a tela principal de Zafehouse: Diaries, e ilustra e relata todas as experiências vividas por cada sobrevivente durante o último período de uma hora, que define os turnos do jogo.

É no diário que se encontram as fotos das estruturas da cidade e dos itens encontrando nas buscas feitas pelos personagens, exibindo também o acesso à interface do mapa e o comando para terminar o turno.

04´Diário (Foto: Reprodução / TechTudo)

Legenda:

A Marcador de página, para facilitar o retorno a acontecimento marcantes
B Título indicando a localização
C Foto, ilustra locais visitados pela primeira vez, itens encontrados e personagens mortos
D Indicação do local onde serão aonde os acontecimentos serão narrados
E Acesso a página anterior
F Acesso à interface do mapa
G Comando para terminar o turno
H Acesso a próxima página

O mapa

A interface do mapa, onde é possível verificar o inventário e coordenar as tarefas dos sobreviventes (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)A interface do mapa, onde é possível verificar o inventário e coordenar as tarefas dos sobreviventes (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Exibindo o esquema desenhado da cidade, esta interface permite que o jogador se informe sobre as condições das construções, determine quais atividades serão realizadas pelos membros do grupo dentro do refúgio e pela vizinhança e identifique a última localização dos zumbis que vistos próximos ao abrigo.

Além disso, o mapa permite que você veja a uma rápida história dos personagens, espalhe rumores sobre suas vidas e verifique suas condições físicas e em como estão os relacionamentos entre cada membro do grupo.

05´Mapa (Foto: Reprodução / TechTudo)

Legenda:

A Objetos indicando a localização de cada personagem
B Foto ilustrativa dos sobreviventes no grupo
C Construção selecionada
D Foto ilustrando a casa ou prédio público selecionada
E As condições do prédio escolhido
F Acesso às atividades que podem ser ordenadas aos personagens
G Acesso a relação de itens no inventário do abrigo
H Lista de tarefas que podem ser realizadas ou objetos no inventário

O inventário

Interface do inventário, utilizada para escolher o equipamento dos personagens em tarefas fora do abrigo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Interface do inventário, utilizada para escolher o equipamento dos personagens em tarefas fora do abrigo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Escondido nas atividades que serão realizadas na vizinhança, marcadas em azul, este painel exibe todos os equipamentos que estão no inventário do refúgio selecionado e poderão ser carregados pelos jogador para realizar os três tipos de missões pela vizinhança (Investigate, Assaut e Breach).

Esta interface é essencial para que os jogadores possam se sair bem na invasão de construções da vizinhança ou carregar itens essenciais para o abrigo, como ferramentas, armas e munições, medicamentos e alimentos.

A interface do inventário (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)A interface do inventário (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Legenda:

A Opção para escolher a tarefa de invadir sorrateiramente uma construção
B Alternativa para investigar um prédio da vizinhança
C Relação para identificar os itens no inventário por suas qualidades
D Itens no inventário da construção selecionada
E Personagens não selecionados para a tarefa
F Opção para confrontar todos os mortos-vivos ao redor e nas janelas de um lugar da cidade
G Salvar inventário equipado
H Carregar a disposição dos itens de inventário equipado previamente salvo
I Título indicando o destino da missão e quanto peso os personagens poderão carregar
J Lista de objetos que serão carregados pelos sobreviventes
K Personagens escolhidos para realizar a missão

OsB tipos de atividades

Em Zafehouse: Diaries, os jogadores precisam coordenar e planejar as ações de seu grupo de sobreviventes na interface onde o mapa da cidade é exibido. Sendo assim, é importante escolher tarefas das quais os personagens sejam mais talentosos para realizada, e nunca na companhia de desafetos.

As tarefas de investigação pela vizinhança são essenciais para a sobrevivência dos personagens (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)As tarefas de investigação pela vizinhança são essenciais para a sobrevivência dos personagens (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Vale lembrar que as atividades disponíveis são determinadas pelas condições do abrigo e pelos equipamentos disponíveis na casa. Por exemplo, não é possível preparar refeições sem alimentos, e nem barricadas ou armadilhas com todos os móveis do abrigo quebrados.

Confira:

Atividade Descrição
Investigate Ideal para planejar buscas por itens e personagens e explorar a cidade. Funcionando melhor durante a luz do dia e sem chuva, esta atividade permite que o jogador tenha uma noção superficial de quantos zumbis estão ao redor e dentro de uma construção da cidade, evitando confrontos perigosos ou desnecessários.
Assault Caracterizada por um ataque direto e barulhento aos zumbis próximos e dentro de prédios, os personagens escolhidos para realizar esta ação irão atirar e golpear todos os mortos-vivos puderem, entrando na construção se tiverem certeza que o local está seguro.
Breach Extremamente arriscada, escolhendo está atividade os sobrevivente irão entrar sorrateiramente no lugar selecionado, sem entrar em confronto com os zumbis ao seu redor, e ficarão “presos” na construção até conseguirem eliminar todos os mortos-vivos em seu interior. Está é ação que deve ser selecionada para que os personagens entrem em locais onde outros membros do grupo se encontrem.
Barricade entrances Podendo ser realizada de maneira rápida e barulhenta (quickly and noisly) ou devagar e silenciosamente (slowly and quietly), esta atividade é extremamente útil, pois protege o refúgio de ataques surpresa, e é melhor realizada se os personagens tiverem encontrado ferramentas.
Watch for zombies Melhor realizada quando há lanternas e binóculos no inventário, esta é outra ação essencial que precisa ser executada para facilitar a sobrevivência do grupo. Escolhendo um membro como vigia mortos-vivos serão marcados no mapa e você saberá o quanto eles estão sendo atraídos pelos sons das tarefas dos personagens.
Make traps Ideal para tornar mais seguras os prédios da vizinhança visitados furtivamente, esta ação torna locais menos sujeitos a ataques surpresa, inutiliza alguns zumbis e leva menos tempo do que a montagem de barricadas.
Treat injuries Ao longo das missões ou durante acalorada discussões, seus personagens poderão se ferir de diversas maneiras. Assim, para que eles possam ficar mais atentos e bem dispostos, é necessário tratar de seus machucados e de suas dores com os medicamentos e curativos que estiverem no inventário.
Snipe zombies Disponível somente se seus personagens possuírem armamentos e munição no inventário, esta atividade é um ótima opção para diminuir o número de grupos de zumbis ao redor de seu refúgio ou, caso a arma não seja silenciosa, atrair uma horda para uma localização distante de seu abrigo.
Patrol Está ação irá mostrar a localização dos zumbis de forma mais eficiente do que a de vigiar (Watch for zombies), mas é muito mais arriscada, pois os personagens se expõe fora da construção, podendo retornar se virem um morto-vivo (report back) ou tentar eliminá-los (attack zombies).
Prepare a meal Existem dois tipos de alimentos em Zafehouse: Diaries, os lanches (snacks) e ingredientes de cozinha (cooking ingredients). Os primeiros matam a fome de maneira rápida, enquanto os ingredientes são os requisitos para preparar refeições, que alimentam os personagens de maneira mais apropriada.
Clean up corpses Além de trazer consequências negativas para o relacionamento entre os sobreviventes, os corpos dos zumbis eliminados dentro de refúgios podem carregar itens que poderão ser coletados enquanto o personagem os remove do abrigo.
Feast Preparados com três refeições grandes (large meal), banquetes melhoram o relacionamento entre os sobreviventes, mas geram barulhos que infelizmente atraem os mortos-vivos.
Modify items Está é uma das atividades mais importantes para sobreviver ao longo dos dias, pois os personagens irão aprimorar as armas e ferramentas do inventário, acrescentando uma série de bônus na sua utilização.
Search location Ativada automaticamente se o personagem estiver desocupado, esta é a melhor ação para explorar os lugares da cidade em busca de armas e munições, ferramentas, medicamentos e alimentos que poderão ser incorporados ao inventário do abrigo ou de itens para concluir as missões.
Create a distraction Extremamente eficiente para concentrar hordas de zumbis em localizações distantes de seu abrigo, as distrações podem ser realizadas por rádios (stereo) atraindo os mortos-vivos com música (play music) ou incendiando construções (a bonfire) com gasolina (gasoline).

Opine no fórum: qual o melhor game de terror?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares