Computadores

01/12/2013 08h45 - Atualizado em 01/12/2013 08h46

Como aumentar a autonomia da bateria do seu notebook; veja dicas

Felipe Velloso
por
Para o TechTudo

A bateria é um dos maiores problemas na vida de qualquer usuário de eletrônicos, especialmente notebooks. Afinal, ter um trabalho interrompido no meio ou perder arquivos podem causar muita dor de cabeça aos usuários. Sendo assim, é preciso ficar atento ao consumo de energia do seu computador. Para te ajudar, o TechTudo reuniu dicas de como aumentar a autonomia da bateria do seu notebook.

Justiça pode quebrar anonimato de Lulu, mesmo aplicativo estando dentro da lei; entenda.

Baterias de Notebook (Foto: Reprodução Acnosite.blogspot.com)Baterias de Notebook podem durar pouco e ficar desgastadas se usuário não usá-las corretamente (Foto: Reprodução/Acnosite)

Tire a bateria quando estiver carregada: apesar de dar um pouco mais de trabalho, isso prolonga muito a vida útil deste componente. Quando estiver com seu notebook na tomada, e a bateria ficar cheia, retire-a de seu computador. Isso não afetará o desempenho dele e irá poupar muito a bateria para a próxima vez que precisar usá-lo desconectado em algum lugar.

Desative o Wi-Fi e o Bluetooth: estas duas conectividades são responsáveis por um enorme consumo de bateria. Sendo assim, a melhor opção é desligá-las quando não estiverem em uso.

Reduza o brilho da tela: outra tarefa obrigatória para quem quer poupar bateria. Quanto maior o brilho da tela, mais bateria o notebook gastará. Normalmente, é possível reduzi-lo diretamente nos botões do próprio teclado. Caso contrário, a função está presente no Painel de Controle do Windows.

Configure as suas opções de energia: todo notebook tem configurações de energia, ou seja, uma série de opções disponíveis para o usuário ajustar o comportamento do computador. Entre no Painel de Controle do Windows e ajuste essas configurações para que o computador fique menos tempo com a tela e o HD ligados fora da tomada. Dessa forma, você evitará gastos desnecessários de energia.

Evite utilizar programas pesados: muitos softwares, como jogos, editores de imagem e vídeo, podem proporcionar um aumento considerável no consumo de energia do notebook. Isso ocorre devido a enorme demanda que eles geram por processamento rápido e memória RAM, exigindo muito dos componentes internos. Sendo assim, use apenas os programas necessários enquanto estiver desconectado da tomada. Além disso, dê preferência a ferramentas mais leves e de pouca complexidade.

Qual o melhor produto tecnológico de 2013? Opine no Fórum do TechTudo!

Lembre-se de remover os pendrives (Foto: Reprodução/Sony)Lembre-se de remover os pendrives após utilizá-los para economizar bateria (Foto: Reprodução/Sony)

Desconecte dispositivos das portas USB: qualquer coisa conectada a uma porta USB estará automaticamente puxando energia do seu computador para se manter ligada. Sendo assim, lembre-se sempre de retirar estes dispositivos dos conectores após a sua utilização.

 Feche programas desnecessários: é normal o sistema operacional manter diversos programas rodando em segundo plano, que não parecem estar ativos, mas mantém processos abertos em seu computador. Cheque com atenção a barra de ferramentas do Windows e o Verificador de Tarefas para se certificar que nenhum programa desnecessário esteja funcionando.

Mantenha seu computador em local fresco: Uma das coisas que mais consome energia de um notebook é a utilização de coolers e outras técnicas de resfriamento. Para não colaborar com este esforço, lembre-se de sempre usar o seu computador em lugares frescos e nunca obstruir suas saídas de ar.

Desligue o computador quanto terminar de usar: Pode parecer óbvio, mas é importantíssimo desligar o seu notebook ao terminar de usá-lo. Muitos usuários tendem a deixar o aparelho ligado entre uma utilização e outra ou simplesmente desligar a tela, o que gera gasto desnecessário de bateria.

Pronto! Agora você já sabe como aumentar a vida útil da bateria do seu notebook e mantê-lo funcionando por mais tempo. Se tiver alguma outra dica, faça a sugestão nos comentários e não deixe de tirar suas dúvidas no Fórum do TechTudo!

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pablyto Ribeiro
    2014-05-27T09:03:41

    Eduardo e Alex, vocês deveriam ser os colunistas, porque as informações que deram ajudam muito mais que as do autor do artigo. Aliás, eu que não sou técnico, mas me considero um usuário acima da média nessas questões, por pesquisar bastante, só de bater o olho no artigo já torci o nariz, porque é muito "mito" e nenhuma ajuda.

  • Pablyto Ribeiro
    2014-05-27T09:00:26

    Tire a bateria quando estiver plugado na tomada e perca todo o trabalho, caso a energia elétrica caia, já que estará sem a bateria para manter o lap top ligado... Excelente dica!

  • Eduardo Barbosa
    2013-12-06T17:34:33

    Desculpa estar enviando vários posts assim, mas quanto mais leio mas bobeira encontro. ...Desative o Wi-Fi e o Bluetooth... Caros amigos da tecnologia, que conhece de tecnologia sabe que o sistema de Wi-Fi e Bluetooth ficam em stand by, isso também acontece com celulares, podem deixar os serviços ativos os mesmos não irão consumir bateria na condição explicada pelo nosso amigo não tão conhecedor de tecnologia FELIPE.

  • Eduardo Barbosa
    2013-12-06T17:26:34

    NÃO TEM JEITO. Bateria tem um esquema chamado CICLOS. Foi-se o tempo que uma bateria não poderia ser carregada antes de descarregar totalmente, pois isso acabaria com a vida útil. Hoje é entendido o conceito de ciclos, uma carga completa, descarga completa 1 ciclo. então uma bateria pode durar 2000 ciclos, e assim vai... Criar esquemas de energia aumenta o desempenho do computador no tocante durabilidade com uma carga. Então coloca-se o processamento baixo quando o não uso da energia externa. Com os potentes processadores da atualidade ele funcionando a 40% ainda sim terá um ótimo desempenho.

  • Eduardo Barbosa
    2013-12-06T16:05:10

    PEGADINHA DO MALANDRO? Seu notebook não vai ter mais durabilidade de bateria se fizer isso, pois ele não consome bateria quando conectado em fonte externa de energia FELIPE ACHO MELHOR CONTINUAR DANDO DICAS DE JOGOS, DISSO VOCÊ ENTENDE Crie esquemas de energia no qual você vai configurar a potência do processador de acordo a necessidade. ESQUEMA 1 - Quando jogando e conectado na energia externa, processador 100% ESQUEMA 2 - Quando utilizando bateria, processador 30% ESQUEMA 3 - Quando estiver em uso básico, processador 50% Com essa atitude você evita aquecimento do micro sem necessidade

  • Alexjlp
    2013-12-02T10:23:39

    A parte de retirar a bateria tem um agravante. Folga no encache da peça! Não recomendo pois a economia em questão de vida útil do componente é irrelevante. O certo é usar com a bateria no lugar e o fato de ela ser facilmente removida é para facilitar na manutenção. By Técnico.

  • Marcio Silveira
    2013-12-02T09:44:43

    Retirar a bateria também não concordo... Notebooks da Dell também tem uma configuração que você desativa o carregamento da bateria. No meu notebook tem uma FN (função) especifica para isto.

  • Leonardo Poliva
    2013-12-02T08:17:44

    Várias dicas ridículas e sem nenhum sentido típicas desse site...

  • Sancho
    2013-12-02T07:41:44

    Algum tempo atras, li aqui mesmo no techtudo, que não era indicado retirar a bateria. Agora estão falando para tira-la.

  • André Freitas
    2013-12-01T22:34:13  

    Também achei a dica de retirar a bateria ridícula. Meu note é um Lenovo e a bateria fica dentro da carcaça da máquina, não é uma trava que você puxa e solta. Vou ter que ficar desparafusando meu note para tirar a bateria?

    recentes

    populares

    • André Freitas
      2013-12-01T22:34:13  

      Sim. Abra a máquina, desconecte não só a bateria mas tudo dentro dela. Retire todas as peças e guarde-as em caixas individuais longe de campos magnéticos e de preferência em uma sala com paredes de chumbo. Não se esqueça de vestir as tornozeleiras anti-estáticas. Quando for usar a máquina novamente faça o processo reverso e pronto, depois de algumas horas poderá usar o laptop com a certeza de estar prolongando a vida da bateria! Espero que a minha dica tenha sido tão útil como a do Techtudo!

    recentes

    populares

    • André Freitas
      2013-12-01T22:34:13  

      sem contar que os notes desligam o carregamento da bateria quando a mesma já esta carregada. (pelo menos os mais renomados eu sei que é assim =) )

  • Elias Carbonera
    2013-12-01T23:28:52

    nada a ver tirar a bateria, primeiro a bateria serve em caso de faltar luz p/ não desligar o notebook, outra coisa, se ficar tirando e colocando vai acabar danificando os encaixes.

  • Rodolfo Silva
    2013-12-01T22:31:15

    Os notebooks da Samsung possuem o recurso do BatteryLifeExtender onde a bateria deixa de ser carregada quando a carga alcança 80%. Assim não precisa tirar a bateria deles (o que é muito arriscado diga-se de passagem).

  • Wilson Souza
    2013-12-01T22:31:06

    Discordo da dica de retirar a bateria quando ela estiver carregada, bateria que dura 9 anos, é milagre!

  • Carlos Conceição
    2013-12-01T22:20:35

    Dicas inúteis. A bateria quando está carregada não carrega mais. Pra quer tira-lá do notebook? Se vc fizer isso, perde o efeito "no break" no caso de uma falta de energia elétrica. Aí sim, vc vai perder tudo.

  • Rejane Silva
    2013-12-01T21:50:10

    Tenho um notebook da HP a uns 7 anos, teve época q usei bastante, teve época que ficou guardado, mas sempre guardei com carga na bateria e nunca usei ele sem bateria. Atualmente ele está sendo usado todo dia e ligado a tomada, com bateria. A bateria dele ainda dura pelo menos 1 hora. Então pra mim, isso tudo é balela! Único conselho útil é não deixar sua bateria zerada durante dias, pois ai vc pode perde-la! Se for ficar sem usar o note durante dias, tenha certeza da bateria ter pelo menos metade da carga.

  • Fabio Teixeira
    2013-12-01T21:39:04

    O Meu é um Dell e a bateria já dura 9 anos e nunca deu problema. Nunca tiro ela enquanto uso conectada a tomada, pois mesmo desligado consome energia e cada fabricante designa um tratamento para sua bateria.

  • Fabio Junior
    2013-12-01T21:34:52

    Matéria ridícula.. em questão de tirar a bateria.. pois a mesma faz função de um nobreak. Se da um pico de luz ou acaba energia. Há uma boa probabilidade de corromper o windows ou mesmo de dar problema em uma das peças do equipamento por desligamento inadequado do equipamento. podendo gerar mais prejuízo do que diminuir a vida útil da bateria.

  • SAVIO AMARAL
    2013-12-01T21:08:12

    Matéria muito mal escrita, cada fabricante trabalha com de uma forma diferente, modelos diferentes utilizam baterias com compostos diferentes, o melhor a fazer é utilizar seu laptop e quando a bateria não mais segurar sua carga trocá-la por uma nova ou dependendo do modelo até mesmo recondicionada com a troca das células.

  • Alexandre Silva
    2013-12-01T20:29:01

    Falando besteira esse Felipe, acho que ele quer sair da Globo só pode ser. Muitos leitores fazem o que esses caras escrevem, tem que ter uma pessoa pra filtrar essas bobeiras que eles postam!

  • Mario
    2013-12-01T20:22:58

    DEPOIS DESSA LISTA DE PIADAS POR FAVOR FECHA CONTA PRA MIM... JARI POR DEMAIS HOJE....

  • Guilherme Felga
    2013-12-01T19:57:02

    Isso ae gente,tire a bateria do notbook quando estiver totalmente carregada e caso tenha algum problema elétrico tenha as chances de perder o que estava fazendo ou até mesmo queimar algum componente do Not,genial.

  • Gabriel Oliveira
    2013-12-01T12:45:43  

    Isso tudo é bobagem, basta criarem uma bateria que dure mais, pode deixar que eu estou com um projeto novo que vai revolucionar o mercado de baterias e vai transformar as baterias em ultra.

    recentes

    populares

    • Gabriel Oliveira
      2013-12-01T12:45:43  

      Mesmo com toda tecnologia que existe hoje, ainda é impossível armazenar grande quantidade de energia elétrica.

    recentes

    populares

    • Gabriel Oliveira
      2013-12-01T12:45:43  

      Ok, vai fundo, espero que não seja da boca pra fora, ou ironia.

  • Franco Romeiro
    2013-12-01T19:34:03

    Cara, que dicas ridículas. Eu tenho um ultrabook que não tem como tirar a bateria. Desligar Wi-Fi do Notebook? Se praticamente todos usam um notebook pois é PORTÁTIL, como que vou acessar à internet se eu desligar a Wi-Fi? Uma ótima coisa que a LG fez no modelo do meu ultrabook, é a opção de cortar o carregamento quando atingir 80% de carga, isso sim aumenta a vida útil do notebook. Vocês da TECHTUDO são ridículos. Para não ficar tão vergonhoso essas suas dicas, seria "menos ridículo" escrever: "Como aumentar a autonomia da bateria do seu notebook, basta não usa-lo. VERGONHOSO

  • Gustavo Fonseca
    2013-12-01T19:14:34

    Como aumentar a autonomia da bateria do seu notebook. Tira a bateria dele. Cara, numa boa, quem é o diretor de pauta de vocês? Chega a ser uma piada. Tem muita matéria ruim aqui.

  • Marcelo Cavalcante
    2013-12-01T18:38:11

    Li vários fóruns sobre este assunto; quem tem um note com menos de cinco anos desconsidere o que esta postado neste fórum, leia o manual de sua maquina certamente estará escrito pra você não retirar a bateria, a não ser em caso de troca, que dura uns cinco anos; todo os notes tem gerenciamento de energia quando a bateria esta carregada ele usa somente a energia da rede desligando automaticamente a bateria, no caso de falta ou queda de energia a bateria faz o papel de no-break. Tenho lido os comentários do Felipe velloso ou ele não manja de nada ou não tem o que escrever.