Downloads

05/12/2013 06h00 - Atualizado em 05/12/2013 06h00

Como fazer backup de aplicativos Android

Thiago Bittencourt
por
Para o TechTudo

Seu smartphone Android está precisando de uma formatação? Então para ajudar, o TechTudo ensina como fazer o backup dos seus aplicativos. Assim você não precisará procurar e baixar todos novamente no Google Play. São duas opções: salvar no cartão microSD ou em um armazenamento de nuvem. Confira o tutorial.

É possível aumentar a velocidade da Internet no Android? Veja os comentários no Fórum do TechTudo

Backup local ou no cartão micro SD

Passo 1. Acesse o site TechTudo Downloads e baixe o aplicativo App Backup & Restore;

Passo 2. Ao executar o app, se você não possuir um cartão micro SD em seu dispositivo, será exibida uma mensagem de aviso informando sobre os riscos de perder os backups realizados no caso do sistema ser retornado as configurações originais de fábrica. Toque em “Feito!” para continuar;

Toque em Feito! para acessar a tela principal do app (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Toque em "Feito!" para acessar a tela principal do app Backup & Restore para Android (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 3. Antes de realizar o backup dos aplicativos, é importante que você verifique e altere o local no qual a cópia de segurança será salva. Toque no ícone de opções do app (1) e, no menu exibido, escolha o item “Configurações” (2);

Acesse as configurações do app (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Acesse as configurações do app Backup & Restore (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 4. Na tela seguinte, na opção “Diretório de Backup”, escolha uma pasta do cartão micro SD. Caso não possua um você poderá manter o diretório previamente configurado;

Se necessário, altere o diretório de backup (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Se necessário, altere o diretório no microSD para o backup no app para Android (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 5. De volta a tela principal do aplicativo, será exibida uma listagem com todos os apps instalados em seu Android. Marque aqueles que você deseja salvar e, então, toque no botão “Backup”. Aguarde até que o processo seja finalizado;

Inicie o processo de backup (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Inicie o processo de backup dos apps do seu Android (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 6. Quando for necessário restaurar os aplicativos, acesse a aba “Arquivados” e marque aqueles desejados. Em seguida, toque no botão “Restauração”.

Execute a restauração dos apps desejados (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Execute a restauração dos apps desejados no Android (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Backup em serviços de armazenamento em nuvem

Passo 1. Acesse o site TechTudo Downloads e instale o app Trubackup;

Passo 2. Ao executar o app, logo em sua tela principal, toque no botão da engrenagem para acessar as configurações e escolher o local onde os backups serão armazenados;

Acesse as configurações do app (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Acesse as configurações do app Trubackup (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 3. Nas configurações, escolha a opção “Switch Backup Media” (1). Na próxima tela será exibida as opções de armazenamento. No caso deste tutorial, será escolhido o "Google Drive" (2);

Escolha a opção de armazenamento desejada (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Escolha a opção de armazenamento em nuvem desejada. No exemplo está o Drive. (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 4. O aplicativo irá requisitar acesso a sua conta do Google. Toque no botão “Sign In” (1) e, em seguida, em “Ok” (2);

Permita que o app tenha acesso a sua conta do Google (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Permita que o app Trubackup tenha acesso a sua conta do Google e confirme em "Ok" (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 5. Na tela que estiver exibindo o espaço disponível em seu Google Drive, toque no botão “Done” para terminar a configuração;

Toque em Done para finalizar a configuração (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Toque em "Done" para finalizar a configuração do app Trubackup (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 6. De volta a tela principal do Trubackup, escolha a funcionalidade “Backup”;

Escolha a funcionalidade de backup (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Escolha a funcionalidade de Backup no app para Android (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 7. Na próxima interface, na opção “Applications”, toque no ícone do mascote do Android. Na listagem de apps exibidos, marque aqueles que serão salvos na nuvem e toque na opção “Done”;

Escolha os apps desejados e Inicie o processo de backup (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Escolha os apps desejados e Inicie o processo de backup do seu Android (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 8. Pronto. O backup será iniciado. É importante lembrar, que dependendo do tamanho dos aplicativos selecionados e também da velocidade da conexão com a Internet, o processo de backup poderá ser demorado.

Aguarde o término do backup (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Aguarde o término do backup dos seus Apps Android para a nuvem desejada (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)


 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernanda Rodrigues
    2016-05-26T10:15:21  

    Bom dia! Esse backup de app ele salva tudo do app ou só as configurações? Por ex, ele salva as conversas do whatsapp? As notas do bloco de notas? Logins? Imagens da galeria?

    recentes

    populares

    • Fernanda Rodrigues
      2016-05-26T10:15:21  

      Ola, eles retornaram a vc? tenho a mesma duvida

    recentes

    populares

    • Fernanda Rodrigues
      2016-05-26T10:15:21  

      I só lembrar que o zapzap já tem opção de backups... esse App só salva o que está na opção Sá interfaces dele

  • Angélica Moura
    2015-02-18T15:53:40  

    Toda vez que meu Lg G3 Stylus desliga ele fica sem som , e quando eu faço a formatação de fábrica nele pro som voltar perco os apps que baixei e minha lista de contatos , como faço pra isso não acontecer ? Por favor me ajude , tô passando muita raiva com ele por isso .

    recentes

    populares

    • Angélica Moura
      2015-02-18T15:53:40  

      Só vc salva seus contatos na conta Google .... nunca salvem no chips nem na memoria interna.. sempree na conta Google 33999526135 zapzap dúvidas

  • Bia Esse
    2015-03-26T22:34:45

    Olá, instalei o App Backup & Restore, tenho cartao SD mas nao consigo alterar o diretorio. Seleciono o SD, mas aparece "Falha ao criar diretorio"... criei o diretorio na mão, mas daí diz que nao consegue escrever... o que devo fazer?

  • Marcelo Silva
    2014-08-18T00:37:43

    Depois de ter feito isso eu posso "resetar" o meu Tablet?

  • Ygor Finatti
    2013-12-21T21:55:57

    cara, eu tenho uma pergunta, este aplicativo salva ou faz backup caso faça um root ?