Segurança

16/12/2013 11h00 - Atualizado em 16/12/2013 11h00

Como recuperar arquivos excluídos do Windows com o TuneUp Utilities

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

É comum apagar um arquivo por engano e, após verificar na lixeira do sistema, perceber que não há nada por lá. Muitas pessoas já passaram por isso, especialmente no Windows 8, cujo sistema não mostra mensagem de confirmação para apagar documentos. Se os arquivos forem muito grandes, é normal inclusive que o sistema os exclua de uma vez, pois "não cabem" na lixeira. Nesses casos, o mais correto a fazer é usar um programa de recuperação de arquivos como o TuneUp Utilities.

Como remover vírus que transforma arquivos do pen drive em atalhos

Normalmente, quando isso acontece, são excluídos atalhos e outros acessos aos arquivos, mas eles continuam presentes no sistema por algum tempo. Saiba como recuperar seus arquivos apagados do Windows com o TuneUp Utilities em poucos passos.

Passo 1. Ao notar que deletou algum arquivo por engano, abra o TuneUp Utilities, que pode ser baixado no TechTudo Downloads;

Passo 2. Vá até a aba “Corrigir Problemas” e clique em “Restaurar arquivos excluídos”;

Clique em Restaurar Arquivos Excluídos (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Clique em Restaurar Arquivos Excluídos (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Clique em Restaurar Arquivos Excluídos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Indique o disco de onde o programa deverá recuperar dados apagados (HD ou pendrive, por exemplo);

Selecione a unidade na qual o programa deverá procurar arquivos perdidos (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Selecione a unidade na qual o programa deverá procurar arquivos perdidos (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Selecione a unidade na qual o programa deverá procurar arquivos perdidos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Escreva critérios de pesquisa, como nome ou formato do arquivo apagado. Em seguida, clique em avançar;

Digite palavras-chave ou o formato do arquivo que deseja restaurar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Digite palavras-chave ou o formato do arquivo que deseja restaurar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Os arquivos que ainda podem ser recuperados aparecerão na janela. Basta clicar em um deles e avançar, escolhendo, na tela seguinte, o local onde o programa deverá gravá-lo para não perdê-lo novamente;

Veja se seu arquivo aparece na lista, conferindo a possibilidade de restauro na coluna Condição (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Veja se seu arquivo aparece na lista, conferindo a possibilidade de restauro na coluna Condição (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Veja se seu arquivo aparece na lista, conferindo a possibilidade de restauro (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto! Agora você já sabe como proceder se deletar um arquivo acidentalmente. Repare, porém, que o TuneUp Utilities indica na tela se o arquivo pode ser reparado completamente (“bom”) ou parcialmente (“ruim”), dependendo dos traços que ele deixou no sistema. Portanto manter seus arquivos na máquina, sem apagá-los, ainda é a melhor maneira de preservar suas informações.

Como funciona a quarentena de vírus do "Avast"? Veja no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Aa.ss
    2014-05-20T08:11:26

    Este programa é fantástico, o mais útil da história! Gosto muito da função de Manutenção automática e a Duplicate Finder. Tinha mais de 5 gigas de arquivos duplicados e não sabia. kkkk