Internet

16/12/2013 15h27 - Atualizado em 08/07/2014 10h42

Como visualizar versões antigas de sites e encontrar páginas fora do ar

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

O site Internet Archive Wayback Machine é uma ferramenta online que consegue abrir versões antigas de sites e blogs. O site armazena "snapshots" que contém versões antigas de sites de 1996 até os dias atuais. Se você quer saber como ler notícias de jornais e revistas que já acabaram, encontrar aqueles sites que gostava e que por algum motivo estão fora do ar ou relembrar o passado, siga nosso tutorial.

Facebook sabe quando você começa a escrever um post e apaga; entenda

Passo 1. Acesse a página archive.org/web. Neste exemplo, vamos utilizar a URL do TechTudo;

Buscando versões antigas de um site na internet com o Internet Archive Wayback Machine (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Buscando versões antigas de um site na internet com o Internet Archive Wayback Machine (Foto: Reprodução/Marvin Costa))Encontre versões antigas de sites com o Internet Archive Wayback Machine (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Um histórico que indica os anos de atividade do site buscado e um calendário que representa os dias do ano será aberto. No local indicado, clique sobre um ano. Como o TechTudo entrou no ar em 2010, podemos visualizar dados a partir desse ano até os dias de hoje. Clique sobre um dos anos que contenham gráficos na cor preta, como indicado na imagem abaixo;

Clicando sobre um ano em que o site esteve em atividade no Internet Archive Wayback Machine (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Clique sobre um ano em que o site esteve em atividade no gráfico (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Para visualizar um "snapshot" de uma página, clique sobre uma data que esteja marcada em azul. Para este exemplo, clicamos sobre o ano de 2010 e escolhemos a data 29 de dezembro;

Clicando sobre uma data que contenha um snapshot do Internet Archive Wayback Machine (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Clique sobre uma data que contenha um snapshot do site buscado (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Aguarde alguns segundos para que a página seja carrega e se divirta com esta curiosidade. Na imagem abaixo temos as notícias antigas do TechTudo do dia 29 de dezembro de 2010.

Notícias antigas do TechTudo encontradas pelo Internet Archive Wayback Machine do dia 29 de dezembro de 2010 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Notícias antigas do TechTudo no Internet Archive Wayback Machine (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

É possível encontrar versões de muitos outros sites. Infelizmente, alguns deles podem apresentar problemas de exibição ou não abrir. No entanto, muitos estão registrados neste serviço. Veja outros exemplos de versões antigas encontradas com a ajuda do Internet Archive Wayback Time;

Apple

Site Apple.com em Agosto de 2002 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Site Apple.com em Agosto de 2002 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Apple.com em Junho de 2007 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Apple.com em Junho de 2007 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Microsoft

Site da Microsot em abril de 1999 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Site da Microsot em abril de 1999 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Site da Microsoft em outubro de 2002 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Site da Microsoft em outubro de 2002 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Mesmo encontrando diversos tipos de sites de todo o mundo, o Internet Wayback Machine não apresenta nenhum resultado quando uma URL de rede social é buscada. Mesmo assim, ele pode garantir bons momentos de diversão e colaborar com pesquisas e estudos sobre o desenvolvimento do web design e revelar dados importantes sobre diversas companhias de tecnologia e blogs.

Qual programa recupera dados de um HD danificado fisicamente? Confira no Fórum do TechTudo. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Zak Cruz
    2019-02-22T11:45:34

    Muito útil. Só foi possivel visualizar alguns sites muito antigos, pelo chrome, com isso.