Computadores

05/12/2013 15h03 - Atualizado em 05/12/2013 15h03

Conheça os tipos de processadores existentes e saiba como instalar no PC

Joelson Santos
por
Para o TechTudo

Quer deixar seu computador mais rápido com um processador novo? Há diversos tipos de modelos disponíveis nas lojas com configurações e potências diferentes. Sendo assim, é importante estar atento na hora da compra para evitar prejuízos e defeitos. Para te ajudar, o TechTudo reuniu tudo o que você precisa para conhecer os tipos de processadores existentes e como instalar no seu computador.

Nova porta USB promete ser mais rápida e aceitar conexão de ambos os lados; conheça!

capacpusProcessadores podem reforçar o desempenho do seu computador, mas é preciso estar atento às suas características (Foto: Reprodução/ Tom's Hardware)

Soquetes

Os soquetes são entradas que as placas-mãe possuem para instalação dos processadores. Existem diversos tipos, cada um deles é específico para cada fabricante ou modelo da unidade de processamento que será instalada. Confira abaixo os padrões mais utilizados atualmente e suas respectivas família de chips.

 Tipo de Soquete
 Compatível com processadores
 Fabricante dos processadores
 LGA755/T
Intel Celeron
Intel Core 2 Duo / Extreme / Quad
Intel Pentium 4 / D / Dual Core / Extreme
Intel Xeon
Intel
939AMD Athlon 64 / FX / X2
AMD Dual-core Opteron
AMD Sempron
AMD
LGA1150/H3
LGA1155/H2
LGA1156/H1
Intel Core i3/ i5 / i7
Intel Pentium Dual-core
Intel Xeon
Intel
 LGA1366/ B
Intel Core i7 / i7 Extreme Edition
Intel Xeon
Intel
 AM2 / AM2+
AMD Athlon 64 / FX / X2
AMD Sempron
AMD Phenom
AMD Phenom II X4
AMD
 AM3AMD Athlon II
AMD Phenom II X2 / X3 / X4 / X6
AMD Sempron / Sempron X2
AMD
 FM1AMD Dual-Core A4 3300 / 3400
AMD
 FM1 uPGA
AMD Dual-Core A4 3300 / 3400
AMD Triple-Core A6 3500
AMD Quad-core A6 3650 / 3650K Black Edition
AMD Quad-core A8 3850 / 3870K Black Edition
AMD
FM2AMD Dual-Core A4 4000 / 5300 / 6300
AMD Dual-Core A6 5400K
AMD Quad-Core A8 5500 / 5600K / 6500 / 6600K
AMD Quad-Core A10 5700 / 6700 / 5800K / 6790K / 6800K
AMD

Antes de comprar um novo processador, o usuário deve verificar qual é o soquete existente em sua placa-mãe. Afinal, comprar um modelo incompatível com a sua placa mãe pode não só causar transtornos como também dar defeito no equipamento. Para conferir essa informação, consulte o site da fabricante da sua placa-mãe ou faça o download do CPU-Z.

encontrarsoqueteCPU-Z mostra o tipo de soquete da placa mãe do seu computador (Foto: Reprodução/Joelson Santos)


Tipos de processadores

Assim como os soquetes, os processadores apresentam diversos tipos, que variam de acordo com a quantidade de núcleos, capacidade de processamento e suporte ao overclock, prática de aumentar a capacidade do chip. Confira abaixo a classificação desses componentes de acordo com esses critérios.

Single-core ou multi-core: esta característica indica a quantidade de núcleos de processamento que um processador pode ter, podendo variar de apenas um núcleo até mais de oito núcleos. Quanto maior o número de cores, maior é a capacidade de processar tarefas simultaneamente e acelerar as aplicações do PC.

    Arquitetura 32 ou 64 bits: essa característica remete à capacidade de processamento de informações do processador. Apenas chips com arquitetura de 64 bits é possível que o PC aproveite quantidades superiores a 3GB de RAM, além de processarem blocos maiores de dados de maneira mais rápida.

      Compatibilidade com overclock: esta é uma técnica utilizada para aumentar a velocidade nominal do processador e conceder um desempenho extra ao usuário. Processadores que possuem esta capacidade são identificados como “Unlocked”, no caso de Intel, ou “Black Edition”, para AMD. No entanto, é preciso estar ciente que a exigência excessiva de processamento dos chips podem fazer com que esses componentes se desgastem mais rápido, além de obrigar o usuário a equipar a máquina com sistemas de resfriamentos mais eficientes.

      Por que o estabilizador estala? Pode ser algum defeito? Descubra no fórum do TechTudo!

        overclockO usuário pode conferir se o processador é compatível com overclock na própria embalagem do produto. (Foto: Arte/Divulgação)


        Como instalar o processador na placa-mãe

        Após conferir a compatibilidade do soquete da sua placa-mãe e o processador, está tudo certo para a instalação. No geral, colocar o componente em seu devido lugar requer cuidados, mas não é uma tarefa complicada. Siga as orientações abaixo para uma instalação segura:

        Passo 1. Antes de abrir o PC, sempre encoste em uma superfície metálica ou utilize uma pulseira antiestática. Isso é importante para retirar o acúmulo de eletricidade estática do corpo e evitar danos ao seu PC.

        Passo 2. Retire todas as placas ou fios que estejam no caminho do processador. É importante que o espaço fique livre para que o usuário identifique corretamente o soquete e manipule as presilhas do cooler a ser instalado junto com processador.

        Passo 3. Antes de instalar o processador, passe sempre a pasta térmica em sua superfície. Deve ser em pequena quantidade, apenas para cobrir completamente a superfície. Sua função é retirar o calor do processador e transferi-lo ao cooler para uma dissipação mais eficiente. Em alguns casos, a placa térmica já vem aplicada no dissipador que acompanha o processador, não sendo necessário aplicá-la novamente.

        pastatermica1À esquerda: pasta térmica corretamente aplicada no processador. À direita: pasta pré-aplicada no cooler. (Foto: Reprodução/ Joelson Santos)

        Passo 4. Em um dos cantos do processador haverá um triângulo pintado, que deve ser alinhado com a marcação, também de triângulo, que há no soquete. Esse sinal gráfico serve para que o usuário encaixe perfeitamente os dois componentes. Sendo assim, nunca force o encaixe, pois não será possível instalar o processador caso as marcações não estejam alinhadas e isso pode danificá-lo.

        marcacaoObserve as marcações para encaixar o processador corretamente. (Foto: Reprodução/ Joelson Santos)

        Passo 5. Após encaixar o processador, encaixe as presilhas do cooler na placa-mãe e pronto. Basta montar novamente o seu PC e desfrutar de seu novo processador. Caso tenha alguma dúvida na instalação de qualquer componente do seu computador, faça uma pergunta aos usuários do Fórum do TechTudo!

        Seja o primeiro a comentar

        Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

        recentes

        populares

        • Carlos Santos
          2014-05-27T08:27:44

          O AMD É BOM ATÉ CHEGAR O INTEL...

        • Zerick
          2015-09-12T03:21:23

          O soquete da minha placa é 1168 BGA e quero colocar um processador que o soquete é BGA, ele é compatível com minha placa ?

        • Ian Lucas
          2014-11-07T01:48:45

          Muito bom o tutorial, bem simples e de fácil entendimento.