Internet

05/12/2013 18h20 - Atualizado em 06/12/2013 07h44

Google permite baixar cópia de dados do Gmail e Calendário; veja como

Paulo Alves
por
Por Paulo Alves Para o TechTudo

O Google anunciou que, agora, seus usuários do Gmail e do Calendário poderão baixar informações contidas nos serviços para backup e utilização offline - da mesma forma que já acontece com outros produtos da companhia. A mudança já funciona a partir desta quinta-feira (5). 

Como ativar a nova pesquisa por voz do Google no Chrome em português

O novo recurso será útil, principalmente, para guardar os dados fora da rede e ter acesso completamente privado e até mesmo quando não houver conexão com a Internet. 

Google libera dados de Gmail e Calendário para  (Foto: Reprodução/Google) (Foto: Google libera dados de Gmail e Calendário para  (Foto: Reprodução/Google))Google libera dados de Gmail e Calendário para download (Foto: Reprodução/Google)

Veja como fazer o backup de suas informações neste tutorial que o TechTudo preparou. 

Passo 1. Entre com seu login e senha no Google e vá ao menu "Conta";

Entre com seu login e senha no Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Entre com seu login e senha no Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. No menu lateral, clique em "Fazer download de seus dados" e, em seguida, no botão "Criar um arquivo";

Clique no botão marcado para prosseguir (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Clique no botão marcado para prosseguir (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Clique no botão para prosseguir (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Nessa tela, são exibidos todos os serviços cujos dados você poderá fazer backup, incluindo o recém anunciado Calendário. Em nota oficial, o Google promete que o Gmail estará disponível em cerca de um mês;  

Aqui você encontra a lista com todos os serviços disponíveis para download de dados. Gmail estará liberado em breve (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Aqui você encontra a lista com todos os serviços disponíveis para download de dados. Gmail estará liberado em breve (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Aqui você encontra a lista com todos os serviços disponíveis para download de dados. O Gmail será liberado em breve (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Para personalizar o download de suas informações, clique em "Editar" ao lado de cada item. Em "Calendário", por exemplo, você pode escolher baixar somente alguns calendários de sua lista. O mesmo vale para os outros serviços da empresa;

Em cada item você pode escolher se quer baixar tudo ou só algumas informações (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Em cada item você pode escolher se quer baixar tudo ou só algumas informações (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Em cada item é possível escolher se quer baixar tudo ou só algumas informações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 5. Ao concluir sua edição, clique em "Criar arquivo" para baixar um único arquivo .zip contendo todas as suas informações. Se for de seu interesse, você pode baixar vários arquivos .zip repetindo os passos e selecionando um item por vez na lista.

Ao terminar de editar seus dados, cloque no botão vermelho para  (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Ao terminar de editar seus dados, cloque no botão vermelho para  (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Ao terminar de editar seus dados, clique no botão vermelho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto! Agora você já sabe como fazer o download de suas informações nos serviços do Google. O recurso pode ser bem útil especialmente para usuários que estão no limite de armazenamento em nuvem e precisam liberar espaço, em especial para aqueles que trocam muitos e-mails – aí vale esperar até janeiro de 2014 para baixar tudo que quiser da conta também do Gmail.

Google Play: os aplicativos da loja são inferiores aos da App Store? Descubra no Fórum do TechTudo.  

Via Google


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares