Mapas e Localização

20/12/2013 07h25 - Atualizado em 03/02/2017 13h47

Google Location History: Google Maps mostra por onde você passou

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Se você tem um smartphone ou tablet Android, há grande possibilidade de o Google saber exatamente onde você esteve nos últimos meses ou anos. Poucas pessoas sabem que é possível obter um histórico pessoal completo de localização via Google Maps, que mostra o seu trajeto no mapa todos os dias em que você esteve junto ao seu dispositivo Android enviando dados para os servidores.

Saiba como rastrear um celular Android usando o serviço oficial do Google

O serviço é tão detalhado que mostra a movimentação até dentro de sua própria casa – se você andar com seu smartphone no bolso, é claro. No entanto, há alguns erros de localização pontuais, possivelmente devido a momentos em que você esteve somente com o 3G ligado, já que Wi-Fi e GPS tornam a localização mais precisa.


Se você deseja saber onde esteve e até o horário em que visitou locais em sua cidade, confira o tutorial que o TechTudo preparou. Lembre-se que você deve ter aceitado, no momento da primeira configuração de seu Android, disponibilizar suas informações de localização ao Google.

Passo 1. Acesse a página de Histórico de Localização do Google (Ggoogle Location History). Certifique-se que você está devidamente logado com sua conta.

Abra a página de localização logado com sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Abra a página de localização logado com sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Abra a página de localização logado com sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Passo 2. No menu lateral, escolha o dia cujas localizações deseja visualizar. Abaixo do calendário, você ainda pode escolher ver no mapa até 30 dias simultâneos de movimentação.

Escolha os dias que deseja ver e o ponto de referência no calendário (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Escolha os dias que deseja ver e o ponto de referência no calendário (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Escolha os dias que deseja ver e o ponto de referência no calendário (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 3. No mapa, dê zoom nos pontos de referência assinalados e veja mais detalhes clicando em cada um deles. Você poderá ver data, horário sua posição no mapa – algumas vezes o card diz até se você esteve parado em um ponto específico.

Ao clicar em cada ponto, você pode ver o horário exato em que você passou por um local (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Ao clicar em cada ponto, você pode ver o horário exato em que você passou por um local (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Ao clicar em cada ponto, você pode ver o horário exato em que você passou por um local (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 4. No gráfico abaixo do mapa, movimente o mouse para os lados para ver a movimentação exata, ponto por ponto, conforme o horário do dia.

Cada curva no gráfico indica a distância percorrida naquele momento.

O gráfico indica a distância percorrida e a movimentação com o arrastar do mouse (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: O gráfico indica a distância percorrida e a movimentação com o arrastar do mouse (Foto: Reprodução/Paulo Alves))O gráfico indica a distância percorrida e a movimentação com o arrastar do mouse (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Pronto! Agora você já sabe ver por onde andou nos últimos meses ou anos com a ajuda do Google Maps. A ferramenta tem algumas falhas e não consegue mostrar suas informações em todos os períodos, mesmo que você tenha certeza de que estava junto ao seu Android. Porém, experimente focar o zoom na sua própria casa: você pode se surpreender com a precisão da localização, especialmente se seu Android esteve conectado ao Wi-Fi durante a maior parte do tempo.

Via TechCrunch

Qual é o melhor serviço de mapas online? Opine no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ricardo Rocha
    2013-12-20T11:31:58

    Eu não disponibilizo minhas informações de localização para a google no dia a dia, mas como faço muitas trilhas de bike e trekking não abro mão desse dispositivo. É só saber como usar que tudo fica tranquilo, as utilidades que um Smartphone tem são incríveis, mas o problema é que pra grande maioria só serve para navegar no Facebook.

  • Wanderley
    2014-10-17T06:39:56  

    Utilizando um smartphone Samsung (com tudo ativado, wifi, gps, dados), fiz o teste ontem e observei algumas distorções, chegou ao ponto de indicar que havia estado em pelos menos três locais onde não estive (em um destes a mais de 1000 metros do local de onde passei). Imagine o risco de alguém utilizar estas informações e confiar cegamente nestes dados, quantos problemas pode causar!!!

    recentes

    populares

    • Wanderley
      2014-10-17T06:39:56  

      Criou um problema no meu casamento. Minha esposa estava no trabalho e o histórico mostrou que ela saiu por uma hora. Nesse momento ela estava numa reunião muito importante no trabalho inclusive contando em ata a sua presença. E agora....

    recentes

    populares

    • Wanderley
      2014-10-17T06:39:56  

      Uma distancia de 440 m

  • Ailison Rocha
    2013-12-20T11:09:05  

    Andar com o GPS desligado para economizar bateria ninguém quer né? E não, o celular não liga automaticamente o gps só para dizer para o google maps onde você esta se você colocou para não ligar.

    recentes

    populares

    • Ailison Rocha
      2013-12-20T11:09:05  

      Seu animal ele pega sua localização pelo sinal da operadora .... o mais próximo possível... isso existe a mais de 1 ano ! Se não sabe não julgue !

    recentes

    populares

    • Ailison Rocha
      2013-12-20T11:09:05  

      Certeza que ele não leu a matéria ou não consegue interpretar um texto....kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Henrique Souza
    2013-12-20T16:35:14

    Google - ha 15 anos de olho em suas c.a.g.a.d.as

  • Jacqueline Lima
    2014-06-13T08:29:49

    Alguem sabe me dizer...como aparece que estou as 9:00 em um bairro e 9:01 em outro?...existe a possibilidade de eu nao ter passado exatamente naquele ponto...ter passado proximo?

  • Geovanne Silva
    2013-12-21T01:50:37

    Vou dar um Smartphone pra minha esposa :)

  • Rafael Souza
    2014-01-22T01:25:22

    Alguém sabe dizer se é possível alterar a visualização vendo a pessoa percorrendo a estrada o caminho propriamente dito . pois só mostra onde a pessoa parou

  • Julio
    2013-12-29T04:12:44

    Mas seria uma boa o governo da um presente pros bandidos um aparelho com android kkk assim fica facil achar eles pq a maioria sao burros nunca vao saber dessa kkk brinks galera presente bantido ja ganha é a lei que os favorece

  • Julio
    2013-12-29T04:07:42

    Simples faz root e desinstala o aplicativo

  • Juliano Dill
    2013-12-22T10:10:30

    Não é só no Android no seu IOS você também tem essa opção porém no IOS quando o Latitude foi desabilitado essa opção ficou um bom tempo indisponivel para os usuários do IOS e retornando recentemente. Essas informações valem para seu controle histórico e também por medidas de segurança.

  • Cesar Mattos
    2013-12-21T18:46:53

    Nao seja scroogled.... Claro q vai cair na mao do governo ou de agencias de propaganda

  • Renato Medeiros
    2013-12-21T10:30:27  

    Se é bom ou ruim eu não sei, mas, este carinha aí do mapa é meu vizinho. Anda quase pelos mesmos caminhos que eu... kkkk! A Questão é a seguinte, na hora de pedir para o Google Now a previsão do trânsito para o trabalho (que te alerta sem você pedir com base na sua rotina) ou ainda o trânsito ao ir para casa, academia, enfim... Todo mundo quer!!! Certo? Talvez não... O problema é... Isso é tecnologia da informação não é feitiçaria... Ele precisa destas informações (como o nome diz: tecnologia da informação) para dar resultados coerentes e precisos (às vezes). Não quer não use!

    recentes

    populares

    • Renato Medeiros
      2013-12-21T10:30:27  

      E quais cômodos na sua casa seu vizinho frequenta e em que horário? heheheheheheh Desculpa a brincadeira! abs!

    recentes

    populares

    • Renato Medeiros
      2013-12-21T10:30:27  

      Parabéns Renato, ótimo comentário.

  • Janaina Maimone
    2013-12-20T14:24:03  

    gente acorda pra vida agente ta vivo, todos estao espionado agente.. Sera que difunto vai ser espionado rs

    recentes

    populares

    • Janaina Maimone
      2013-12-20T14:24:03  

      'Agente Wilson' hahahaha

    recentes

    populares

    • Janaina Maimone
      2013-12-20T14:24:03  

      difunto?

  • Luiz Henrique
    2013-12-21T10:48:25

    É nessas horas que eu agradeço por não ter nenhum smartphone.

  • Zulmira Nascimento
    2013-12-21T10:25:44

    O engraçado é que agora não colocam a reportagem com aquele título dizendo que fere a privacidade do usuário e etc., igual como colocaram quando apareceu a polemica da Apple acabar com a privacidade do usuário, sendo que a Apple fazia a mesma coisa. Super assustador hein, Globo?

  • Marcos Alpax
    2013-12-21T01:37:02  

    quem nao deve, nao teme!

    recentes

    populares

    • Marcos Alpax
      2013-12-21T01:37:02  

      Não questão de está fazendo a coisa errada. Você já imaginou que estes registros podem auxiliar bandidos. Saber quando você não está em casa. Sequestro.

    recentes

    populares

    • Marcos Alpax
      2013-12-21T01:37:02  

      Vinícius Brandão Só se você entregar a sua senha do Google não é?

  • Rodrigo Muehlbauer
    2013-12-20T21:23:40  

    Sou livre para andar onde quiser e me der vontade. Não tenho celular com androide e depois dessa reportagem, não irei comprar um.Gosto de tecnologia, mas essa é realmente assustadora. Somos vigiados em quase todos os lugares, e não gosto disso. Nós estamos cada vez mais, sendo vigiados e controlados. Somos praticamente uma raça de androides. Exagero meu?

    recentes

    populares

    • Rodrigo Muehlbauer
      2013-12-20T21:23:40  

      Pior que não ! :(

    recentes

    populares

    • Rodrigo Muehlbauer
      2013-12-20T21:23:40  

      Também acho assustadora a ideia, mas é opcional.. só vai ter o serviço quem "aceitar" na hora da configuração, então pode comprar se problemas!!

  • Enio Carvalho
    2013-12-21T09:50:47

    Adoro tudo isso. Temos tanta tecnologia a nosso favor, mas infelizmente é usado primeiro contra nós. Se você aprender a usar, vai ser muito útil.

  • Vinícius Brandão
    2013-12-21T09:35:36

    Ótima oportunidade para ladrões roubarem nossas casas e sequestradores. Tecnologia voltada par fins errados.

  • Wilson Vasconcellos
    2013-12-21T08:22:12

    NADA DE ASSUSTADOR.... SOMENTE RASTREIAM OQ VC VAZ A TODO O MOMENTO... CUIDADO COM O BIN LADEM... KKKK

  • REGINA PESSOA
    2013-12-21T01:56:09

    Tô nem aí...

  • Euripedes Oliveira
    2013-12-20T22:36:06  

    Grande porcaria. Eu não quero ser localizado o que fazer ?

    recentes

    populares

    • Euripedes Oliveira
      2013-12-20T22:36:06  

      Simples. Não crie uma conta no Google.

    recentes

    populares

    • Euripedes Oliveira
      2013-12-20T22:36:06  

      Hoje é impossível, até que surja um aplicativo que torne as pessoas invisíveis. Melhor se cuidar.

  • Averdadedoi
    2013-12-21T00:08:45

    quem roubar meu smartphone, vai ter que da um jeito imediato que deslogar minha conta do google haha, se não ... kkkkkk

  • Thiago Alvarenga