Internet

29/12/2013 10h34 - Atualizado em 29/12/2013 10h34

Lista tem oito dicas para aproveitar melhor o Google Maps no Brasil

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Google Maps está entre os serviços mais utilizados do Google e entre os aplicativos mais populares para Android e iOS (iPhone). De um simples mapa para encontrar direções ele se transformou, ao longo dos anos, em uma central completa de informações sobre lugares interessantes na cidade em que está.

Bizarro? Histórico de Localização do Google Maps mostra por onde você já passou

Para usufruir melhor de toda a capacidade do Google Maps, veja abaixo oito dicas de recursos disponíveis para os usuários do Brasil: rotas, fotos, recomendações e mais informações dos locais.

Confira três dicas para usar melhor o Google Maps (Foto: Divulgação/Google Maps) (Foto: Confira três dicas para usar melhor o Google Maps (Foto: Divulgação/Google Maps))Confira três dicas para usar melhor o Google Maps (Foto: Divulgação/Google Maps)



1) Rotas múltiplas

Antes, só era possível pesquisar uma rota de cada vez no Google Maps, ligando dois pontos escolhidos pelo usuário. No entanto, desde a grande atualização que o sistema recebeu no final de 2013, é possível planejar uma viagem completa de ida e volta com múltiplos pontos de chegada e saída.

Para usar o recurso, basta fazer o seguinte:

Passo 1. Insira a rota desejada, incluindo ponto de partida e primeiro ponto de chegada;

Passo 2. Clique no símbolo ‘+’ e adicione outro endereço no mapa.

Para incluir um novo ponto na rota é só clicar no sinal de mais (Foto: Reprodução/Paulo ALve) (Foto: Para incluir um novo ponto na rota é só clicar no sinal de mais (Foto: Reprodução/Paulo ALve))Para incluir um novo ponto na rota é só clicar no sinal de mais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


2) Fotos mais acessíveis

O Google Street View é, certamente, um dos melhores recursos do Maps, pois permite visitar o destino virtualmente por meio de imagens em 360 graus. No entanto, para usá-lo é necessário posicionar o Pegman na rua desejada – e ele fica na tela, de alguma forma, atrapalhando a visualização.

Ao abrir a janela 'Explore' você verá fotos do lugar pesquisado (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Ao abrir a janela 'Explore' você verá fotos do lugar pesquisado (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Ao abrir a janela 'Explore' você verá fotos do lugar pesquisado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Uma alternativa para evitar isso são as fotos do Street View que podem ser visualizadas na interface do mapa. Portanto, você pode ter uma visão geral do local e, ao mesmo tempo, ver fotos mais detalhadas do seu destino sem precisar abrir a função Stree View. Para usar, basta clicar na janela no canto inferior direito da tela e escolher uma das fotos da seleção;

3) Recomendações de lugares

É muito comum procurarmos por lugares para visitar no Google Maps mas, o que poucos sabem é que, com um simples comando é possível ter acesso a recomendações do Google próximas a você, como restaurantes, hotéis, casas de show, bares e etc.

Basta digitar um asterisco no campo de buscas para ver recomendações de lugares no Maps (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Basta digitar um asterisco no campo de buscas para ver recomendações de lugares no Maps (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Basta digitar um asterisco no campo de buscas para ver recomendações de lugares no Maps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Para isso, é só digitar um asterisco no campo de busca e atentar para os ícones vermelhos no mapa – cada um representa um local de interesse diferente.

4) Configure sua casa e trabalho

Se você ensinar ao Google Maps onde se localizam sua casa e seu trabalho, nunca mais terá que digitar os endereços outra vez ao calcular uma viagem usando os locais como ponto de partida ou chegada.

Para gravar os endereços, basta:

Passo 1. Logar com sua conta Google e acesse o Maps;

Passo 2. Clicar na caixa de pesquisa e, em seguida, em ‘Obter Direções’;

Você verá um menu onde os primeiros dois itens serão os campos para endereço de sua casa e trabalho. Clique em editar e insira os endereços em cada um.

 
Ao fazer qualquer pesquisa, os dois primeiros campos são Casa e Trabalho, cujos endereços você pode incluir clicando em Editar (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Ao fazer qualquer pesquisa, os dois primeiros campos são Casa e Trabalho, cujos endereços você pode incluir clicando em Editar (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Ao fazer qualquer pesquisa, os dois primeiros campos são Casa e Trabalho, cujos endereços você pode incluir clicando em Editar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 2. Após configurado, você só precisará digitar ‘casa’ ou ‘trabalho’ no campo de endereços e o Google Maps preencherá o resto pra você.

5) Saiba mais sobre os lugares antes de visitar

Vários lugares públicos e privados têm informações importantes publicadas no Google Maps, desde reviews e fotos dos estabelecimentos até o horário em que funcionam.

Para saber o horário de funcionamento de um estabelecimento, basta clicar no link correspondente e abrir a janela. O mesmo vale para reviews e fotos (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Para saber o horário de funcionamento de um estabelecimento, basta clicar no link correspondente e abrir a janela. O mesmo vale para reviews e fotos (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Para saber o horário de funcionamento de um estabelecimento, basta clicar no link correspondente e abrir a janela. O mesmo vale para reviews e fotos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Para usar esse recurso, basta pesquisar um local de sua preferência – como restaurantes, casas de show, lojas – e explorar a janela que se abre abaixo do campo de pesquisa.

6) Pesquise endereços pelo nome do contato

Se você está cansado de digitar endereços de familiares e amigos no Google Maps sempre que os visita, há uma maneira muito fácil de gravar os dados para consulta posterior.

Passo 1. Logado em sua conta Google, visite a página de contatos;

Passo 2. Clique ‘Novo Contato’ ou edite um existente para incluir o endereço do seu amigo ou familiar e inclua o endereço;

Cadastre o endereço de uma pessoa na sua lista de contatos e pesquise pelo nome no Maps (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Cadastre o endereço de uma pessoa na sua lista de contatos e pesquise pelo nome no Maps (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Cadastre o endereço de uma pessoa na sua lista de contatos e pesquise pelo nome no Maps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Passo 3. Sempre que precisar do endereço da pessoa cadastrada no Google Maps, digite o nome no campo de buscas.

7) Coloque sua rua no Street View

Apesar de ser um dos principais recursos do Google Maps, o Street View ainda não está disponível em todas as ruas e locais do país. Porém, qualquer usuário pode contribuir para o serviço enviando fotos de sua localidade, até mesmo de ambientes internos de algum local público, o que permitirá todos visitarem o lugar vendo Photo Spheres – as fotos esféricas feitas com Android.

Qualquer usuário pode incluir novos locais no Street View usando o Photo Spheres do Android ou o conversor do Google utilizando fotos comuns (Foto: Reprodução/Thiago Barros) (Foto: Qualquer usuário pode incluir novos locais no Street View usando o Photo Spheres do Android ou o conversor do Google utilizando fotos comuns (Foto: Reprodução/Thiago Barros))Qualquer usuário pode incluir novos locais no Street View usando o Photo Spheres do Android ou o conversor do Google utilizando fotos comuns (Foto: Reprodução/Thiago Barros)




Confira o tutorial do TechTudo e aprenda a contribuir para fazer um Street View ainda melhor.

8) Melhore as informações postadas no Maps

Por ser uma ferramenta cujo conteúdo é criado colaborativamente, é inevitável surgirem alguns erros pontuais nas informações sobre os lugares no Google Maps. Por isso, qualquer usuário pode reportar um problema e indicar a informação certa ou atual e o Google se encarregará de fazer a correção.

Se você encontrar alguma informação errada, envie sua sugestão de correção ao Google para melhorar o nível de confiabilidade da ferramenta (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Se você encontrar alguma informação errada, envie sua sugestão de correção ao Google para melhorar o nível de confiabilidade da ferramenta (Foto: Reprodução/Marvin Costa))Se você encontrar alguma informação errada, envie sua sugestão de correção ao Google para melhorar o nível de confiabilidade da ferramenta (Foto: Reprodução/Marvin Costa)


Veja o tutorial que o TechTudo preparou sobre o recurso e ajude a deixar os dados cada vez mais confiáveis – assim há menos chances do Google Maps lhe deixar na mão alguma vez na vida ao procurar informações sobre locais.

Por que a imagem de satélite do Google Maps está desatualizada? Saiba no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Guttemberg
    2013-12-29T15:33:46

    Mas a atualização de Dezembro para Android esta totalmente errada..so no meu bairro encontrei 4 ruaus com nomes Errados;;;

  • Kleber Silva
    2013-12-29T14:46:58

    Espetacular esta ferramenta, uso sempre em minhas viagens.