Computadores

26/12/2013 09h03 - Atualizado em 26/12/2013 10h04

O que fazer com o computador velho? Saiba como dar um destino ao PC antigo

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

A inovação constante da tecnologia faz com que nossos computadores fiquem obsoletos cada vez mais rápido. O Brasil já é um dos maiores mercados de computadores do mundo e logo será também um grande produtor de lixo eletrônico. A dúvida é: o que fazer com a máquina antiga?

Como comprar PC mais barato? Confira dicas e evite problemas

O seu pc antigo pode ser reaproveitado (Foto: pond5)O seu pc antigo pode ser reaproveitado (Foto: pond5)

Muitos vão para o lixo e o geram diversos problemas ao meio ambiente, como a contaminação do solo, já que estes equipamentos possuem substâncias químicas, como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio e outros. Além de provocar doenças graves em pessoas que coletam esses produtos em lixões, terrenos baldios ou até mesmo na rua. Estes equipamentos também são compostos de materiais que demoram muito tempo para se decompor, como o plástico, metais e vidro.

Se o seu computador ainda funciona, você pode doar para alguma escola pública, para uma instituição não governamental, para parentes e amigos ou até vender. Mas ele também pode ainda te servir muito. Confira oito opções para reaproveitar a sua máquina:

1.    O computador velho pode ter uma sobrevida ao se transformar um servidor para uma pequena empresa;
2.    Pode servir como um PC reserva para circunstanciais emergências ou caso ocorra algum problema com a nova máquina;
3.    Ter uma máquina com um sistema operacional alternativo, como o Linux, é uma forma de aprender a usar algo novo;
4.    Transformá-lo em um Media Server, capaz de gerenciar sistemas de entretenimento, como TV e equipamentos de som;
5.    Instale o Windows 98 nele e o transforme em uma plataforma de jogos antigos. Assim, você pode aproveitar aquele joystick que não é compatível com entradas USB, por exemplo;
6.    Você pode desmontar o PC velho e retirar algumas peças que funcionam em perfeito estado. Pode vendê-las ou turbinar o seu novo computador com a memória RAM e o HD do antigo. Isso, claro se os modelos das peças forem compatíveis e se houver espaços para as novas partes;
7.    Criar um sistema de segurança para a sua casa com um circuito fechado de televisão. Para fazer isso, basta ligar as webcams ao PC e usar programas especializados;
8.    Use-o como um backup.

Mas se o seu computador velho infelizmente pifou de vez e não há outra coisa a se fazer se não jogá-lo fora, saiba que há postos de coleta de lixos eletrônicos e empresas especializadas que recolhem e/ou aceitam doações destes equipamentos velhos e danificados.


•   Museu do Computador
•   CDI
•   Eco Computadores
•   Eco Assist

Algumas fabricantes, como Dell, HP, Lenovo e outras também fazer o recolhimento de lixo eletrônicos.

Pontos de coleta de lixo eletrônico no Rio de Janeiro:

PUC- Rio 
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea 
Rua 25 De Maio , 1355 – Méier 
Rua Paulino Fernandes, 07 – Botafogo 
Rua Haddock Lobo, 274 – Tijuca 
Rua Américo Brasiliense nº 60 – Madureira 
R. Cambauba , 193 – Ilha Do Governador 

Pontos de coleta em São Paulo:

CEDIR- USP (Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática da USP) - Av. Professor Luciano Gualberto, 71, tv. 3 – Cidade Universitária
Coopermiti Rua Dr. Sérgio Meira, 268 – Barra Funda
Cooper Zagati - Rua Porfírio Herdeiro, 414 – Taboão da Serra 
Coopermiti - Rua Dr. Sérgio Meira, 268 – Barra Funda 
Coopere Centro - Avenida do Estado, 300 – Bom Retiro 
Reviravolta Coorpel - Rua 25 de Janeiro, 274 – Bom Retiro 
Cooperativa Cantareira Viva - Rua Alagoa da Roça, 95 – Tremembé 
Recifran - R. Junqueira Freire, 176 – Liberdade 
Coopreciclável - R. Estrela D’Oeste, 119 – Guarulhos 
Silcon Ambiental - Rua Bela Cintra, 986 – 3ºandar – conj. 32 – Consolação 

Ponto de coleta de lixo eletrônico em Salvador:

Limpurb - Rua do Carneiro, 54, no bairro de Nazaré 

Pontos de coleta de lixo eletrônico em Belo Horizonte:

BH Recicla  
Centro Mineiro de Referência em Resíduos - Avenida Belém, 40, Bairro Esplanada 
Atria Informática - Rua Pouso Alegre, 2.892, Bairro Horto 
Brasil Informática - Rua Padre Pedro Pinto, 2.631, Bairro Venda Nova 
Centro de Recondicionamento de Computadores e Inclusão Digital de BH - Rua José Clemente Pereira, 440, Bairro Ipiranga 
Microcamp - Rua dos Carijós, 136 – Centro 

Qual loja online seria boa para montar um PC Gamer? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Perry Rhodan
    2013-12-26T13:52:28

    Se tá velho e esta incomodando, joga no lixo que você vai evitar horas e horas de aborrecimento... Se não esta velho guarda no guarda roupa e usa um dia pra fazer backup... são as duas únicas soluções viáveis para o nosso tempo...

  • Romeu Junior
    2014-01-03T11:11:54

    Pode doar para pessoas de baixa renda! Meu primeiro pc, ganhei do meu tio, era usado por ele ha 5 ou 6 anos, super obsoleto, mas pra quem não tem nenhum, foi muito bom.

  • Paulo Silva
    2013-12-26T10:38:36  

    não tem nada pra escrever, não escreve. Use as peças para turbinar o pc novo?.... vai cata coquinho.

    recentes

    populares

    • Paulo Silva
      2013-12-26T10:38:36  

      a unica coisa que ele falou nessa materia, que tem fundamento, é sobre a reciclagem ou doação para empresas. o resto, não tem logica. usar como servidor empresarial? turbinar o novo com peça velha? prefiro doar mesmo, para empresas que fabricam outros para instrução em escolas.

    recentes

    populares

    • Paulo Silva
      2013-12-26T10:38:36  

      O autor infelizmente usou o termo "turbinar" errado, pois e praticamente impossivel um pc antigo ter algo que fosse turbinar o novo, entretanto, e sempre bom vc abrir o pc velho e ter um HD de 80 gb ou 120 Gb la :) :) Backup agradece ..rsrs

  • Thiago Delmondes
    2013-12-26T14:12:16

    O meu Celeron 800mhz 256mb memoria dimm e 250gb de HD, Uso para Backup e Media center!

  • João Coelho
    2013-12-26T14:11:12

    Ótima ideia, gostei!!!! Vou 'turbinar' meu PC novo de míseros 8GB de RAM com mais '128 MEGABYTES' do meu pc antigo......agora nada mais vai me segurar.

  • Leo Roli
    2013-12-26T13:59:58

    PC para circuito fechado não é uma boa. Trava muito. Bom mesmo é usar os aparelhos de DVR, que são baratos e muito mais eficiente.

  • Leo Roli
    2013-12-26T13:57:28

    Um computador uso para manter o IP dinâmico do meu serviço DDNS atualizado. Assim acesso meu circuito fechado de TV de qualquer lugar, sem erro. Uso também para manter backup e alguns jogos antigos. O outro, deixo com minha filha de 10 anos que desmonta, monta, instala e desinstala sistemas e programas, ou seja, laboratório para aprendizado.

  • Felipe Andrade
    2013-12-26T13:35:28

    Também tem outra forma de usar seu PC velho, como um firewall, para isso basta ter um leitor de disquete, 2 placas de rede, 1 RUB e um programa especifico (ex: COYOTE) para instalar no disquete e não é preciso ter HD, leitor de CD/DVD e monitor, basta dar boot pelo disquete e ligar os cabos de rede e seu sistemas de filtragem contra hackers e vírus está pronto, mais segurança e comodidade para navegar na web. Obrigado

  • KATIA NASCIMENTO
    2013-12-26T13:25:50

    o melhor da materia foi dizer os lguares que recolhem lixo eletronico!!!! muito legal!

  • Marcos Rocha
    2013-12-26T12:38:09

    a ideia de instalar windows 98 num pc velho não é de toda ruim. pode ter certeza q é mais fácil fazer isso do q instalar o simulador da microsoft, q precisa de 2 programas (fora o próprio win98), comprar licença etc., tudo pra rodar programas interessantes q não foram atualizados para os novos OS, e nem rodam nos modos de compatibilidade. experiência própria.

  • João Gauer
    2013-12-26T10:18:50  

    Computador não serve mais coloca como servidor??? Ridículo...

    recentes

    populares

    • João Gauer
      2013-12-26T10:18:50  

      Você pode usar com um Servidor de Internet, fazendo controle com firewall e cache Squid para melhorar a velocidade da Internet na rede local, podendo fazer restrições de acesso e bloqueio para algumas máquinas.

    recentes

    populares

    • João Gauer
      2013-12-26T10:18:50  

      ele pode funcionar como um firewall. tipo usando coyote linux . usei durante mto tempo em um pentium 200 com 4mb de ram e so disquete..

  • Charles Santos
    2013-12-26T10:21:47  

    tenho um laptop e um pc quem quiser basta pagar o frete que mando de graca, ta os 2 funcionando, so o laptop tenho que usar separado teclado.

    recentes

    populares

    • Charles Santos
      2013-12-26T10:21:47  

      me envia um email cacobarreira "arroba" GLOBO com

    recentes

    populares

    • Charles Santos
      2013-12-26T10:21:47  

      me envia um email

  • Carlos Abreu
    2013-12-26T10:07:57  

    Inutilidade? Nem tanto. Para media server, servidor e webcams, pode ser um ótimo uso. Mas depende. No meu caso, tenho 4 webcams ligadas 24h por dia, com webcams da Microsoft mesmo, que posso ver online de qualquer lugar do mundo. E tudo isso com 4 webcams de chat mesmo, relativamente baratas. Só que, infelizmente, um pc muito velho não funciona legal pra esse tipo de sistema,de segurança. Tive que dar um forte upgrade no pc. Não só de placa de vídeo e hd maior, mas um gabinete maior e mais ventilado. Tive que comprar um gabinete gamer pra aguentar o calor de ficar 24h ligado, aqui no RJ!

    recentes

    populares

    • Carlos Abreu
      2013-12-26T10:07:57  

      Depende..você pode usar como servidor, armazenando as imagens em nuvem ou hd externo, mas desde que seja um software não muito pesado, e assim acessar as imagens por um outro computador, ou até pelo cel..

  • Alan Oliveira
    2013-12-26T11:39:42

    Ainda acho que os 450 kilos de pasta base de coca do heliPóptero do aercio faz pior ao Brasil que PC velho !

  • Isaac Alves
    2013-12-26T10:56:09

    lixo de matéria

  • Bruno Cunha
    2013-12-26T10:53:51

    Olá Lívia, Parabéns pela "consciência verde" em escrever esse artigo aqui no TechTudo. Pra mim a dica mais importante desse artigo foi a relação de empresas que aceitam o "lixo eletrônico" e fazem um trabalho de reciclagem dos equipamentos e peças velhas. Escreverei sobre esse assunto no meu blog e usarei esse post como referência. Abs! Bruno Cunha

  • Rodrigo Silva
    2013-12-26T10:41:34

    Nessa matéria, não falou nada que uma criança de 5 anos não saiba. AFFFF.

  • Daniel Santos
    2013-12-26T10:33:03

    Não creio que um computador com menos de 5 anos de uso sirva para instalar o Windows 98. Eu tenho 2 notebooks e um computador que estou fazendo uns upgrades para usar como video game.

  • Marcos Ferreira
    2013-12-26T10:31:27

    Nossa não fallou nada que se aproveite só blá blá blá

  • Maria
    2013-12-26T10:04:53  

    nossa nunca vi tanta inutilidade escrita.Que tal apenas reciclar as pecas?como acontece nos paises mais conscientes?

    recentes

    populares

    • Maria
      2013-12-26T10:04:53  

      Quando vc reutiliza algo que iria certamente pro lixo, vc está reciclando. Mas mandar pra um centro de reciclagem, que não existe em grande escala no Brasil, deve ser "mais fácil".

  • Antonio Oliveira
    2013-12-26T10:18:13

    Nada disso compensa, peças de computador hoje são baratas e se tornam obsoletas em 2 anos. Se vc precisa é apenas de um backup, um HD com 1 TB custa por volta de 200 reais nas lojas.

  • Rodrigo Ramos
    2013-12-26T09:35:10

    prefiro fazer uma churrasqueira.... tem opçoes até pra fazer aquelas grils eletricas! rsrrs