12/12/2013 15h45 - Atualizado em 12/12/2013 15h45

PS Vita: como fazer back-up de saves para assinantes da PS Plus

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

O PS Vita possui um estranho sistema de salvar dados que pode fazer com que jogadores desatentos percam seu progresso caso apaguem um jogo do qual possuam apenas uma cópia digital. Para resolver esse problema, assinantes do serviço PS Plus têm acesso exclusivo à função de fazer back-up de seus saves na nuvem, de uma maneira bem fácil.

Faça back-up de seus saves no PS Vita para não ter seu progresso apagado (Foto: Reprodução)Faça back-up de seus saves no PS Vita para não ter seu progresso apagado (Foto: Reprodução)

A função de back-up de saves é mais recomendada para jogos de PS vita dos quais você apenas tenha a versão digital, pois os saves são apagados quando você apaga o jogo do seu Memory Card. Jogos físicos não enfrentam esse problema e outros tipos de jogos, como títulos de PSP e PSOne, não têm seus saves apagados quando o jogo é deletado.

Passo 1: Na sua tela de jogos, selecione o jogo do qual deseja fazer o back-up do save. Neste exemplo usamos o título Touch My Katamari.

Passo 2: Clique no jogo e veja sua página de abertura.

Passo 3 - Clique na cruz amarela na parte superior da tela, o símbolo da PS Plus (Foto: Reprodução)Passo 3 - Clique na cruz amarela na parte superior da tela, o símbolo da PS Plus (Foto: Reprodução)

Passo 3: Não clique em Iniciar para começar a jogar, ao invés disso, clique na cruz amarela na parte superior da tela, o símbolo da PS Plus.

Passo 4: Neste novo menu de opções você verá dois grandes botões: “Upload” e “Fazer download”.

Passo 4 - Neste menu você poderá escolher entre fazer upload ou download de saves (Foto: Reprodução)Passo 4 - Neste menu você poderá escolher entre fazer upload ou download de saves (Foto: Reprodução)

Passo 5 Clique em “Upload” para enviar seu jogo salvo para a nuvem. Caso você ainda não tenha começado a jogar e não tenha um save, esta opção não estará disponível.

Passo 6 O processo se encerrará rapidamente e agora você está com um back-up do seu save na nuvem, podendo apagar o jogo sem medo.

Passo 5 - Clique em upload para enviar seu save para a nuvem (Foto: Reprodução)Passo 5 - Clique em upload para enviar seu save para a nuvem (Foto: Reprodução)

Para restaurar um back-up de save basta voltar a este mesmo menu e selecionar a opção “Fazer download”. Caso deseje atualizar o seu back-up pode selecionar “Upload” novamente. É ainda possível mantê-lo atualizado diariamente marcando a opção “Upload automático de dados salvos”, que todos os dias fará uma cópia de segurança do seu jogo.

Qual jogo de PS Vita vale a pena investir? Opine em nosso Fórum.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares