Internet

16/12/2013 10h08 - Atualizado em 27/01/2014 15h18

Usuários já podem melhorar Google Maps no Brasil avisando sobre erros

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

O Google lançou uma ferramenta que promete trazer aos usuários do Google Maps a opção de informar erros e sugerir melhorias. A iniciativa se chama "Ground Truth" e abrange, inicialmente, apenas três países: Brasil, Insrael e Rússia. Outra ferramenta importante, o "Map Maker", foi aprimorada tornando possível adicionar e atualizar informações geográficas no Google Maps e no Google Earth. 

Como editar largura de posts do Facebook no código de embed; veja dica

Saiba como reportar bugs do Google Maps e utilizar o Map Maker, siga este tutorial.

Usando o Ground Truth




Usuários podem melhorar Google Maps no Brasil reportando bugs; saiba mais (Foto: Divulgação/Google Mapas) (Foto: Usuários podem melhorar Google Maps no Brasil reportando bugs; saiba mais (Foto: Divulgação/Google Mapas))Usuários podem melhorar Google Maps no Brasil reportando bugs; saiba mais (Foto: Divulgação/Google Mapas)


Passo 1. Faça uma busca no Google Maps e clique em “Informar um problema de dados”, como mostrado na imagem abaixo;

Informando um problema de dados no Google Mapas (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Informando um problema de dados no Google Mapas (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Preencha o formulário apresentado para informar o tipo de problema encontrado. Caso seja necessário, escreva um comentário com informações adicionais detalhando o erro. Você poderá alterar o nome da localidade ou da marcação, informar um erro de desenho ou contorno e comentá-lo.

Na campo “Outro” é possível informar um erro que não esteja enquadrado nas opções padrões apresentadas pela ferramenta.

Para terminar o relatório, clique em “Enviar”;

Informando um problema em uma localidade, marcação ou rota do Google Mapas (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Informando um problema de localidade, marcação ou rota do Google Mapas (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Uma mensagem aparecerá na tela informando que o problema foi relatado e, caso você tenha uma conta Google, você receberá um e-mail para informar o status das modificações sugeridas aos mapas;

Mensagem de que o erro será alterado ou analisado pela equipe do Google Mapas (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Mensagem de que o erro será alterado ou analisado pela equipe do Google (Foto: Reprodução/Marvin Costa)


Usando o Map Maker

Agora, saiba como utilizar o "Map Maker" e contribuir com seu conhecimento para a equipe do serviço de mapas. A ferramenta foi relançada no Brasil para que usuários possam, com seus conhecimentos, aprimorar os serviços do Google Mapas e Google Earth.

Passo 1. Acesse o site do "Map Maker". Em “AD NOVO”, o usuário pode adicionar novos lugares, contornos de construções, elementos naturais como lagos e rios, além de editar fronteiras politicas entre países, estados, municípios e bairros.

Em “Editar”, o usuário poderá alterar informações referentes a lugares, estradas, rios, além de aprimorar indicações de estradas e rotas. A opção “Procurar” abre uma nova janela com opções para encontrar e editar informações sobre lugares e estabelecimentos, como mostrado no próximo passo;

Página inicial do Map Maker (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Página inicial do Map Maker (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. A aba “Procurar” abre uma nova janela onde o usuário poderá buscar por lugares do mapa para editá-los. Em “Lugares”, são encontradas informações sobre estabelecimentos e localidades que podem ser editadas. Em “Elementos de linha”, pode-se editar ruas e avenidas, ferrovias, trilhas e outras características geográficas de um mapa. Em “Avançada” são encontrados alterações de outros usuários que ainda estão pendentes de alteração no Google Maps.

Painel principal do Map Maker (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Painel principal do Map Maker (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Pronto! Agora sempre que encontrar algum erro no Google Mapas você poderá reportá-lo a equipe do serviço. Assim como mudanças urbanas, demolições, reformas de praças e lugares públicos e outros.

Apagou o aplicativo do Google Play? Saiba o que fazer com dicas do Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares