10/12/2013 14h21 - Atualizado em 10/12/2013 15h35

Xbox One: dicas para navegar na nova dashboard

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

O Xbox One já está nas lojas de todo o mundo, e trouxe novidades em relação ao Xbox 360, como os comandos por voz, novo controle e hardware poderoso. A Microsoft aderiu uma interface baseada no Windows 8 e cheia de recursos. Ainda está meio perdido na nova dashboard? Confira dicas para usá-la com mais facilidade:

Confira o review completo do Xbox One.

Xbox One: dicas para navegar na nova dashboard (Divulgação)Xbox One: dicas para navegar na nova dashboard (Divulgação)

Use os comandos de voz

Uma das experiências mais bacanas proporcionada pela nova interface é o controle, praticamente total, das funções por comandos de voz. Para dar um comando, diga “Xbox”, seguido da ação.

Ainda não conhece muitos ? Diga “Xbox, ajuda” (ou Xbox, help, caso use a interface em inglês) para conferir alguns comandos básicos. Confira a lista completa.

Xbox One: dicas para navegar na nova dashboard (Reprodução/Murilo Molina)Xbox One: dicas para navegar na nova dashboard (Reprodução/Murilo Molina)

Controle o menu com as mãos

Além dos práticos comandos de voz, também é possível controlar os menus usando as mãos, captadas pela câmera do Kinect.

Depois de configurar o sensor, mova as mãos até que o indicador se mova na tela. Aí é só posicionar o cursor na opção desejada e “empurrar” para acessar.

Também é possível navegar por páginas fechando as mãos e puxando para os lados.

Feche aplicativos que não está mais usando

O Xbox One vem com a interessante função multitarefa, que permite que você alterne entre mais de um aplicativo ou jogo sem precisar aguardar carregamentos ou perder seu progresso.

De qualquer forma, é uma boa ideia fechar apps que não estão sendo usados. Terminou de ver aquele filme no Netflix ou de postar um vídeo no Upload Studio? Vá até o menu principal do console (Xbox, vá para o início), pressione Menu (o antigo Start) e selecione sair.

Repita o processo até que só o aplicativo ou jogo em uso fique aberto. Isso melhorará o desempenho do console em tarefas como troca de aplicativo e navegação em menus.

Troque os aplicativos manualmente

Nem sempre é possível usar os comandos de voz. Por isso a Microsoft adicionou a opção de troca manual entre os aplicativos em modo “Snap” (quando um app fica aberto do canto direito da tela).

Querendo parar uma gravação do DVR de jogos rapidamente? Pressione duas vezes o botão guia (botão Xbox, no centro do controle) para acessar a aba lateral.

Xbox One: dicas para navegar na nova dashboard (Reprodução/Murilo Molina)Xbox One: dicas para navegar na nova dashboard (Reprodução/Murilo Molina)

Fixe seus itens favoritos

Em meio às diversas opções espalhadas pelas telas do menu, pode ser meio complicado encontrar seu jogo favorito ou certo aplicativo.

Resolva esse problema apertando o botão Menu e escolhendo a opção fixar. Isso fará com que o item fique destacado no menu principal do console, facilitando o seu acesso.

Faça login com o Kinect

Ao configurar a sua conta, é possível escolher a opção de login direto com o Kinect. Dessa forma não é necessário logar automaticamente em uma conta nem pressionar botões para acessar a conta correta.

Vale lembrar que o login é feito usando o reconhecimento facial. Lembre-se de tirar bonés, toucas ou qualquer acessório muito chamativo antes do reconhecimento, ou o Kinect encontrará dificuldades no reconhecimento.

 Desative o bate-papo pelo Kinect

O Kinect também pode ser usado para bater papo com os seus amigos em partidas online. O problema é que a qualidade de áudio não é lá grande coisa. Já que o console vem acompanhado de um bom headset, desative a opção nas configurações do Kinect.

Isso também evitará que conversas particulares da sua casa sejam ouvidas por outros jogadores, caso esteja jogando online.

Xbox One: dicas para navegar na nova dashboard (Reprodução/Murilo Molina)Xbox One: dicas para navegar na nova dashboard (Reprodução/Murilo Molina)

Pesquise pelo Bing

Afim de procurar um jogo na Xbox Live? Agora é possível fazer isso usando comandos de voz pelo Kinect.

Para encontrar o jogo Killer Instinct, por exemplo, diga “Xbox, Bing”, seguido de “Killer Instinct”. Todo o conteúdo relacionado ao game será exibido, incluindo DLCs, vídeos e novidades.

O mesmo serve para filmes, músicas e aplicativos. Não deixe de experimentar a pesquisa. Ela funciona bem e agiliza bastante as coisas.

Xbox One: dicas para navegar na nova dashboard (Reprodução/Murilo Molina)Xbox One: dicas para navegar na nova dashboard (Reprodução/Murilo Molina)

Considera o novo Kinect uma importante ferramenta da Microsoft na concorrência com o PS4? Deixe a sua opinião no fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • L Santos
    2013-12-10T21:31:25  

    QUEM TEM UM XBOX ONE DÁ UM JOINHA E PASSA A LIVE AEEEEEEEEEEEE

    recentes

    populares

    • L Santos
      2013-12-10T21:31:25  

      Camelbox1

    recentes

    populares

    • L Santos
      2013-12-10T21:31:25  

      karioka88 - add ai ! Forza 5

  • Adriano Blazius
    2013-12-12T11:46:51

    A afobação leva a decepção eu tenho o dinheiro pra comprar mas não é hora ainda. Como se sabe os primeiros lotes de qualquer produto é ariscado. Mas felicidades pra que o adquiriu já.

  • Leandro Jb
    2013-12-11T18:39:09

    os atuais jogos (tanto para ps4 e pra xbox one) ainda não mostraram uma grande diferença em relação às gerações anteriores. Apenas graficamente já deu para ver que é bem superior, mas isso é o mínimo que se esperava. gastei dinheiro mto dinheiro com esse console, espero que ainda me surpreendam com os próximos jogos e atualizações...