Internet

01/01/2014 08h22 - Atualizado em 01/01/2014 08h22

Aprenda a sincronizar publicações no Instagram com serviços de nuvem

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Apesar de o Instagram permitir que suas publicações sejam compartilhadas pelo Facebook e Twitter e na prórpia rede do Instagram, o aplicativo não oferece recursos para sincronizar fotos e vídeos com serviços de armazenamento de dados em nuvem. No entanto, uma ferramenta para web chamada IFTTT (“If This Than That”) permite vincular atividades de contas dos mais variados serviços.

Instagram Direct permite arrependimento e exclui foto enviada; entenda

Veja o passo a passo de como utilizar o IFTTT para fazer com que os vídeos e fotos publicadas no Instagram sejam enviados para contas de Dropbox, SkyDrive e Google Drive.

O IFTTT permite que todas as postagens no Instagram sejam enviadas diretamente para sua conta de Dropbox (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O IFTTT permite que posts no Instagram sejam enviados para sua conta de Dropbox (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Passo 1. Acesse o site do IFTTT e click em “Join IFTTT” para cadastrar uma conta de usuário, registrando login, e-mail e senha;

Na página do IFTTT, selecione o botão em destaque para criar uma conta (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Na página do IFTTT, selecione o botão em destaque para criar uma conta (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. O IFTTT permite que você vincule inúmeras ações entre contas dos mais variados serviços. Para isso é necessário seguir sete etapas, bastando clicar na aba “Create” ou no botão “Create a Recipe”;

Selecione uma das opções indicadas para iniciar uma nova fórmula (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Selecione uma das opções indicadas para iniciar uma nova fórmula (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. O primeiro passo será a escolha da conta do serviço que realizará a atividade que será configurada. Clique na palavra “this” destacada em azul para escolher o app;

Selecione a opção destacada para determinar o primeiro serviço da fórmula (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Selecione a opção destacada para determinar o primeiro serviço da fórmula (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. Será aberta uma página repleta de opções. Procure pelo ícone do Instagram e selecione-o;

Encontre e clique na opção “Instagram” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Encontre e clique na opção “Instagram” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. O símbolo do aplicativo estará em preto e branco. Selecione o botão “Activate”, acesse sua conta de Instagram e autorize as atividades do IFTTT;

Após clicar em “Activate”, faça o login em sua conta de Instagram (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Após clicar em “Activate”, faça o login em sua conta de Instagram (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 6. O ícone do Instagram ficará colorido, indicando que os serviços do IFTTT foram autorizados. Clique no botão em azul para prosseguir para a segunda etapa;

Prossiga para o próximo passo da fórmula clicando em “Continue to the next step” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Prossiga para o próximo passo clicando em “Continue to the next step” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 7. O IFTTT poderá realizar várias atividades, chamadas de “Triggers”, que estarão listadas em uma série de cards informativos. Selecione a primeira opção, “Any new photo by you”;

Clique no box indicado para determinar ações com todas as novas fotos publicadas no Instagram (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clique no box indicado para determinar ações com todas as novas fotos publicadas no Instagram (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 8. A terceira etapa será concluída exibindo as ações já configuradas. Prossiga clicando no botão azul;

Visualize o resumo da primeira parte de sua fórmula e clique em “Create a trigger” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Visualize o resumo da primeira parte de sua fórmula e clique em “Create a trigger” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 9. O ícone do Instagram e a ação configurada aparecerão na primeira parte da frase formada pelo sistema. Clique na palavra “that” para configurar a vinculação ao serviço de armazenamento de dados em nuvem;

Continue a configuração clicando na palavra em destaque (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Continue a configuração clicando na palavra em destaque (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 10. Uma nova página com todos os serviços do IFTTT será aberta. Procure pelo ícone do Dropbox (mas o mesmo vale para qualquer outro aplicativo de armazenamento de dados por nuvem que você tenha conta);

Procure pelo “Dropbox” e selecione-o (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Procure pelo “Dropbox” e selecione-o (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 11. Faça o login em sua conta de Dropbox clicando em “Activate”, e autorize os serviços do IFTTT;

Repita os mesmos procedimentos de login e autorização realizando anteriormente com o Instagram (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Repita os mesmos procedimentos de login e autorização realizando anteriormente com o Instagram (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 12. O símbolo do Dropbox passará a ser exibido em cores, indicando o sucesso da vinculação, bastando clicar em “Continue to the next step” para iniciar a quinta e etapa;

Selecione o botão em azul para seguir para o próximo passo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Selecione o botão em azul para seguir para o próximo passo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 13. Selecione a opção “Add file from URL” para que todas as próximas fotos e vídeos postados sejam também enviadas para sua pasta de Dropbox, sendo copiadas diretamente do endereço da publicação em sua conta de Instagram;

Clique no box em destaque para que todas as novas imagens publicadas sejam copiadas para seu Dropbox (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clique no box em destaque para que todas as novas imagens publicadas sejam copiadas para seu Dropbox (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 14. A penúltima etapa permite que você configure a URL do Instagram, qual será o nome do arquivo de imagem copiado e qual o nome da pasta de Dropbox. Continue para o passo seguinte, clicando em “Create Action”;

Especifique ou não uma série de detalhes sobre a fórmula e clique no botão em destaque para seguir para última etapa (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Especifique ou não uma série de detalhes sobre a fórmula e clique no botão em destaque para seguir para última etapa (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 15. Visualize a os aplicativos e as atividades da fórmula toda e altere a sua descrição. Conclua toda a operação clicando em “Create Recipe”;

Observe se as ações e os apps estão corretos e termine a fórmula clicando no botão em azul (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Observe se as ações e os apps estão corretos e termine a fórmula clicando no botão em azul (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 16. Na página inicial do IFTTT, você poderá utilizar os botões no lado direito para desligar o vínculo, checar um resumo de suas operações, compartilhá-la em redes sociais, ou editar suas configurações;

Você poderá interagir com cada fórmula criada no IFTTT nos comandos em destaque (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Você poderá interagir com cada fórmula criada no IFTTT nos comandos em destaque (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Qual é o melhor serviço de mapas online? Opine no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares