Downloads

03/01/2014 07h42 - Atualizado em 03/01/2014 17h44

Aprenda os principais comandos de voz do Google Now

Thiago Bittencourt
por
Para o TechTudo

Com a recente atualização do Google Now, o assistente de voz passou a reconhecer comandos em português para a execução de programas, criação de alarmes, eventos, realização de chamadas, entre outras opções. Se você deseja aprender os comandos necessários para realizar as funções, acompanhe este tutorial.

Gosta do Moto X, o celular da Motorola com o Google Now? Opine no Fórum do TechTudo

Abrir aplicativos

Para abrir um aplicativo, basta tocar no ícone do microfone (do Google Now) e dizer o comando “abrir”, seguido do nome do app desejado. Se o usuário utilizar o comando, por exemplo, “abrir Drive”, o Google Drive ficará disponível na tela.

Abrindo o aplicativo Google Drive (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Abertura do aplicativo Google Drive (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Abrir sites

Caso você queira abrir um site, basta dizer o comando “ir para” seguido do endereço da página web. Exemplo: “ir para globo.com” e abrirá o site www.globo.com.

Abrindo o site globo.com (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Direcionamento para o site globo.com (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Realizar chamadas telefônicas

Ao dizer o comando “ligar para”, seguido do nome do contato desejado, o Google Now realizará uma chamada telefônica para o contato encontrado. Exemplo: “ligar para Adriana”.

Realizando chamadas telefônicas (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Realização de chamadas telefônicas (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Abrir o mapa de determinado endereço

Por meio do comando de voz “mapa de”, seguido do nome da rua e bairro, o Google Now exibirá o mapa correspondente ao endereço. Exemplo: “mapa de Praça Saens Peña Tijuca”.

Exibindo endereço em um mapa (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Exibição do endereço em um mapa (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Navegar até um endereço

Caso você queira navegar por GPS até determinado destino, basta dizer o comando “navegar até”, seguido do endereço desejado. Exemplo: “navegar até Rua Conde de Bonfim”. A rota de navegação será exibida como um card do Google Now. Ao tocar no mesmo, você será redirecionado ao Google Maps.

Navegando até determinado destino (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Navegação até determinado destino (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Definir um alarme

Caso você queira definir um alarme para determinado horário, basta dizer o comando “definir alarme para” seguido do horário e o marcador do alarme. Exemplo: “definir alarme para 22 horas teste”.

Definindo um alarme e o seu marcador (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Definição do Alarme e o seu marcador (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Há também a possibilidade de informar a quantidade de minutos ou horas para que o alarme seja disparado. Para isso, diga: “definir o alarme em x minutos”, substituindo o x pela quantidade de minutos.

Definindo um alarme em minutos (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Alarme em minutos (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Criar lembretes

A fim de criar lembretes, você poderá dizer os comandos “lembrete” ou “lembrar-me de” seguido do conteúdo que deve ser recordado. Exemplo: “lembre-me de comprar refrigerante”. Nesse caso, será exibido um card em que você também poderá definir o horário e a data do lembrete. Quando essa data chegar, você receberá uma notificação do Google Now.

Definindo lembretes (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Definição de lembretes (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Criar eventos na agenda

Para realizar tal tarefa, será necessário dizer “Criar um evento na agenda” seguido da descrição do evento e data/hora. Exemplo: “criar um evento na agenda almoço às 12 horas”. Neste caso, é importante ressaltar que o Google Now ainda apresenta alguns problemas para definir corretamente o dia e horário informados. Porém, ao tocar no card do evento, a agenda padrão será aberta para que você possa corrigir os dados manualmente.

Criando um evento na agenda (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Criação d um evento na agenda (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Criar anotações

O Google Now também permite criar anotações no Google Keep ou no Gmail. Para tal, diga o comando “anotação” seguido do texto desejado. Exemplo: “anotação teste”. Em seguida, na janela exibida, informe se tal anotação será inserida no Keep ou no Gmail.

Criando anotações no Google Keep (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Anotações no Google Keep (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Verificar horários de filmes no cinema

Caso você queira saber quais filmes estão passando no cinema mais próximo, diga o comando “horários de cinema no/em” seguido do nome da cidade. Exemplo: “horários de cinema no rio de janeiro”, “horários de cinema em Curitiba”.

Verificando horários de filmes nos cinemas próximos (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Verificação do horários de filmes nos cinemas próximos (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luis Rocha
    2014-07-23T14:50:02

    O comando para criar anotação o correto é "Criar anotação <conteúdo da anotação>" Ex: "Criar Anotação Comprar Leite"

  • Lenildo Leite
    2014-01-03T10:35:25  

    E a Siri, hem... ficou pra trás. No quesito comando de voz, o poderoso iPhone 5S agora não é páreo para um android mediano!

    recentes

    populares

    • Lenildo Leite
      2014-01-03T10:35:25  

      Android não é aparelho... é um sistema operacional americano usado pelos aparelhos chineses. Mas ele ainda trava e pega vírus com facilidade... tipo coisa de camelô.

    recentes

    populares

    • Lenildo Leite
      2014-01-03T10:35:25  

      Rogério Silva mimimi pela apple em 3 2 1..

  • Cristiano Wazlawick
    2014-06-04T15:06:20

    Se você tiver dois telefones em um contato, por exemplo, celular e casa, é possível chamar a pessoa com o comando: "Ligar para <nome da pessoal> no <celular/casa>", por exemplo, "ligar para João no celular".

  • Rodrigo Dutra
    2014-01-08T11:20:56  

    Alguem sabe como configurar o google now para navegar pelo waze e nao pelo mps?

    recentes

    populares

    • Rodrigo Dutra
      2014-01-08T11:20:56  

      configurações >>>> Aplicativos>>>>> Maps >>>>>>>> Limpar padrões, na próxima vez você seleciona o Waze e clica em sempre ou se quiser escolher sempre escolhe "desta vez".

  • Wedson Perez
    2014-01-08T09:54:28

    Eu tenho android 4.2 e ele só funciona esses recursos e com a fala se eu mudar toda as configurações para o inglês . Em português só funciona a procura, ja configurei, reinstalei o google search do play store e nada. Será que a versão do play é a mesma, ou tem que ter pacote de língua pt no tts, o meu é o pico tts que não tem português, mas que eu saiba é só para a fala. quem puder me ajudar agradeço

  • Lucio Carvalho
    2014-01-04T22:31:13

    ou o google now é o que tem o recurso de voz ?