28/01/2014 10h25 - Atualizado em 28/01/2014 10h25

Assassin’s Creed 4 Black Flag: dicas para mandar bem em combates de navios

Paulo Vasconcellos
por
Para o TechTudo

Em Assassin’s Creed 4: Black Flag, o jogador assume o papel de Edward Kenway, um corsário que resolve se aventurar no mundo dos assassinos em busca do Observatório. Porém, o jogador precisa se preocupar com inimigos munidos de poderosos navios, que estarão pronto para afundá-lo em alto-mar. Por isso, trouxemos dicas muito úteis para os combates marítimos. Confira!

Detonado Assassin’s Creed 4 Black Flag: aprenda a zerar o novo jogo da série

Tipos de Navio em Assassins Creed IV: Black Flag (Foto: Reprodução/Divulgação)Tipos de Navio em Assassin's Creed IV: Black Flag (Foto: Reprodução/Divulgação)

Se preparando para o combate

Antes de iniciar uma briga, procure por seu alvo no mapa. Não saia atacando qualquer navio, pois ele pode estar acompanhado por seus companheiros. Procure por embarcações que estejam sozinhas no mar. Elas serão mais fáceis de derrotar.

Localize sua vítima no mapa (Foto: Reprodução/PauloVasconcellos)Localize sua vítima no mapa (Foto: Reprodução/PauloVasconcellos)

Ao se aproximar do inimigo, ative sua luneta e visualize o que ele porta. Alguns navios podem estar levando munições e recursos, como ferro, pedra e madeira. É possível também visualizar a bandeira do país que o navio carrega. Caso haja embarcações com a mesma bandeira próximo ao aliado, eles o ajudarão a te derrotar quando iniciar a briga.

Não deixe de analisar o nível da embarcação. Caso o número esteja verde, será fácil derrotá-la, caso esteja vermelha, isso significa que o inimigo é provavelmente mais poderoso que você.

Analise a Carga de Navios Inimigos antes de atirar (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Analise a Carga de Navios Inimigos antes de atirar (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Condições climáticas

O tempo pode ser para você um aliado ou um inimigo pior que os navios. Evite navegar e lutar quando uma tempestade estiver próxima, pois ondas gigantes, tornados e trombas d’água podem destruir o Gralha – Barco de Edward Kenway – e/ou deixar a batalha mais árdua pra você.

Cuidado ao se engajar em uma luta em meio  tempestades (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Cuidado ao se engajar em uma luta em meio tempestades (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

No minimapa a esquerda da tela é possível ver a direção do vento (seta verde). Mantenha-se em uma direção que a seta fique para cima, pois que dizer que o vento está batendo em suas velas e lhe permitindo maior velocidade. Caso em meio a luta uma tempestade alcance seu navio, procure atacar o inimigo, fazendo-o se posicionar próximo aos tornados e ondas gigantes que surgirem, eles irão causar grande dano a ele.

Tornados e Ondas Gigantes são comuns em tempestades (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Tornados e Ondas Gigantes são comuns em tempestades (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Iniciando o combate

Ao perceber que as condições climáticas estão ideais e sua vítima está sozinha no mar, prepare seus ataques. Há três estratégias para iniciar um combate: usando a força do Ariete, Morteiros ou Canhões de Perseguição. Veja abaixo:

O dano do Ariete não deve ser ignorado (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)O dano do Ariete não deve ser ignorado (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

o Ariete é um forte e duro tronco situado à frente do navio. Ele serve para causar dano ao impactar-se contra outra embarcação. Embora seu dano seja muito alto, sua melhor utilização é contra navios pequenos, pois evita que você gaste as limitadas munições de suas armas. Utilize-o chocando-se contra um navio de level menor que o seu.

O morteiro é uma ótima forma de começar um combate (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)O morteiro é uma ótima forma de começar um combate (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

O Morteiro é a arma de seu navio que mais causa dano e tem maior alcance. Ele é constituído de projeteis de bolas de canhões lançados ao ar. Devido ao seu grande dano e munição limitada, o morteiro é melhor aproveitado contra navios grandes, como o Man o’ War.

Morteiro em ação (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Morteiro em ação (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Já os Canhões de Perseguição, como o nome diz, são canhões para serem utilizados contra embarcações mais rápidas que você, que se locomovem mais rapidamente. Os Canhões de Perseguição ficam à frente do navio, e são ótimos contra embarcações de pequeno e médio porte.

Canhões de Perseguição são uma alternativa ao Morteiro (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Canhões de Perseguição são uma alternativa ao Morteiro (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Todas as armas mencionadas podem ser adquiridas de duas formas: localizando a Capitania dos Portos em alguma cidade, ou acessando a Sala do Capitão, sendo este último o mais fácil de se alcançar, pois a qualquer momento da navegação – exceto em meio a batalha – você poderá acessar a sala e comprar melhorias para o Gralha.

A Sala do Capitão é onde você poderá comprar melhorias para Kenway e o Gralha (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)A Sala do Capitão é onde você poderá comprar melhorias para Kenway e o Gralha (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Escolha suas melhorias sabiamente, pois além do dinheiro necessário para comprá-las, você precisará ter os recursos necessários, como pedra, madeira, etc.

Melhorias como Resistência do Casco e Morteiros aumentam o dano e resistência do Gralha (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Melhorias como Resistência do Casco e Morteiros aumentam o dano e resistência do Gralha (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

No calor da Batalha

É claro que seu inimigo não ficará parado enquanto você o ataca. Ele utilizará seus armamentos contra você e seu gralha, que poderão ser desde canhões laterais até morteiros. Para se defender dos ataques inimigos, procure sempre se manter em movimento. Nada de deixar as velas abaixadas e atirar de uma só posição.

Praticamente todos os navios de guerra possuem canhões laterais, por isso, procure manter-se atrás dele e atire com seus canhões laterais. Mantenha uma distância moderada, pois embarcações como Man o’ War possuem barris inflamáveis que poderão lhe causar dano.

Aproveite a vantagem dos canhões laterais (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Aproveite a vantagem dos canhões laterais (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Assassin’s Creed oferece uma vantagem ao jogador nesta parte do jogo: antes do inimigo utilizar suas armas, sinais vermelhos preenchem a água salientando o alcance da arma inimiga. Fique muito atento a este detalhes, pois eles aparecem somente por alguns segundos antes do ataque.

Fique atento ao alcance das armas de seus inimigos (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Fique atento ao alcance das armas de seus inimigos (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Quando você atingir o inimigo com um dano considerável utilizando seus canhões, um aviso indicará que há uma falha na armadura do navio, que lhe permitirá atacar novamente – segurando a respectiva tecla de ação -, causando dano adicional ao navio inimigo.

Alveje a fraqueza do navio inimigo (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Alveje a fraqueza do navio inimigo (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Infelizmente, nem tudo no combate marítimo é fácil: pode ser que em determinados momentos seu navio possa estar perdendo a batalha, ou porque um aliado do inimigo surgiu, ou porque ele era mais forte do que parecia. Quando isto acontecer, você terá a opção de fugir da luta. Para fazer isso da melhor forma, navegue utilizando o vento a seu favor. Além disso, lance ao mar seus barris inflamáveis, isso irá atrasar seu perseguidor.

Use os barris quando estiverem perseguindo você (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Use os barris quando estiverem perseguindo você (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Saqueando navios

Ao vencer um combate, você provavelmente irá querer a carga do navio. Em Black Flag há duas formas de ficar com a carga do navio: abordando-o ou afundando-o, onde neste último você somente ficará com metade da carga.

Saqueie navios para roubar sua carga (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Saqueie navios para roubar sua carga (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Se sua escolha foi abordar o navio, aguarde a barra de energia do navio inimigos chegar ao vermelho. Após isso, lhe será habilitada a opção Abordar, segure a tecla e aguarde os ganchos atracarem ao inimigo.

Abordando com sucesso, você precisará eliminar a tripulação. Utilize os canhões laterais disponíveis próximo ao leme para fazer isso, e ao gastar toda munição, inicie o combate corpo a corpo contra o inimigo.

Elimine a tripulação do navio abordado (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Elimine a tripulação do navio abordado (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Eliminando todos os inimigos, o navio será seu. Você poderá escolher o que fazer com o navio agora: reparar o Gralha, juntá-lo a frota ou diminuir o nível de procurado. Avalie o que melhor lhe servir no momento e decida.

O que você quer fazer com o navio? (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)O que você quer fazer com o navio? (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Lutando contra Man o’ War

Man o’ War é a categoria de navio mais poderosa que existe. Ele é gigantesco, possui dezenas de canhões laterais, barris inflamáveis e morteiros. Felizmente, não é impossível derrotá-lo, quando utilizada a estratégia correta.

Mantenha-se em movimento ao lutar contra o Man o War (Foto: Reprodução/Youtube)Mantenha-se em movimento ao lutar contra o Man o' War (Foto: Reprodução/Youtube)

A melhor abordagem ao Man o’ War é utilizando os morteiros, descarregue sua munição nele antes de iniciar o combate de perto. Fique atento ao alcance do morteiro do Man o’ War, que além de mais poderoso que o seu, tem um alcance muito maior. Assim como foi dito anteriormente, mantenha-se atrás da embarcação e o ataque com seus canhões laterais. Ah, não se esqueça de manter-se em movimento, pois evitará que você receba danos altos.

Qual melhor Assassin’s Creed para se começar a jogar? Responda no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ziehl
    2016-06-30T16:18:23

    jogo top

  • Carlos Eduardo
    2014-10-12T15:58:00  

    Galera, pra muitos que não gostam do assassin's creed black flag, ele no inicio é meio chato, só que depois de algumas missões o jogo fica ótimo. Gostei muito do game!

    recentes

    populares

    • Carlos Eduardo
      2014-10-12T15:58:00  

      Cara... você sabe se no black flag o ariete do navio, tem aquela função arremeter? no rogue tem mas gostaria de saber se tem no blackflag!

    recentes

    populares

    • Carlos Eduardo
      2014-10-12T15:58:00  

      Tem sim, você ganha essa função quando você destrói todos os navios lendários do jogo.

  • Marlon Fontoura
    2014-02-03T13:02:23

    tarso