22/01/2014 08h00 - Atualizado em 22/01/2014 08h00

The Banner Saga: saiba como jogar o mais novo RPG indie de 2014

Paulo Vasconcellos
por
Para o TechTudo

The Banner Saga foi lançado no começo do ano para  WindowsMacXbox 360 e Playstation 3. Neste jogo de estratégia com fortes elementos RPG, o jogador deverá guiar caravanas pelos campos nórdicos enquanto se defende de perigos eminentes. Para aqueles que não se habituaram a mecânica do jogo, preparamos este tutorial para que você possa evoluir no game. Confira:

Veja também o Review de The Banner Saga

The Banner Saga (Foto: Divulgação) (Foto: The Banner Saga (Foto: Divulgação))The Banner Saga (Foto: Divulgação)

Como jogar

Para jogar, primeiramente você terá de ter o Steam instalado na sua máquina.

Acesse o site da Steam para baixar o programa (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Acesse o site da Steam para baixar o programa (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Quando a instalação terminar, adquira o jogo na Steam, procurando por ele em sua ferramenta de busca. Após a compra, o download do jogo poderá ser iniciado. Aguarde terminar a instalação e inicie o jogo pela primeira vez.

Requisitos Mínimos

Windows XP SP3 
Mac OSX 10.7.5 
Memória RAM 2 GB 
Espaço no HD 3 GB de espaço livre 



Requisitos Recomendados

Windows 7
Mac OSX  10.7.5 
Memória RAM 4 GB 
 Espaço no HD
6 GB de espaço livre 



Menus 

Tela Inicial de The Banner Saga (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Tela Inicial de The Banner Saga (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Você verá que a proposta de The Banner Saga é bem simples e direta. Nada de menus gigantescos com opções que ninguém usa. A tela principal conta com os seguintes menus:

 Menu Função
Resume Permite ao jogador voltar ao jogo em seu último jogo salvo. 
Restart Game Faz com que toda a campanha inicie novamente.*
Load Game Escolha um jogo salvo para iniciar sua partida.
Heraldry Esta área é um “agradecimento” que os desenvolvedores aos financiadores do game.**
Options Opções onde você poderá alterar a dificuldade do jogo, carregar jogos salvos e etc.
Credits Local onde podem ser vistos os créditos de criação da obra.
Quit Game Sair do jogo para a Área de Trabalho .



*Atenção: todos os Jogos Salvos e progresso serão perdidos para dar espaço a uma nova aventura.

**Trata-se de Bandeiras criado pelos financiadores que os jogadores poderão utilizar no modo Multiplayer para identificar seu clan.

O que devo fazer?

O foco de The Banner Saga está em suas batalhas, onde devem ser adotadas as melhores estratégias de combate; e na peregrinação da caravana, onde as suas decisões são capazes de decidir o rumo das pessoas. Confira abaixo as dicas para cada situação do game:

Iniciativa e Estratégia

Logo no início da campanha, você deverá derrotar alguns inimigos em um rápido Modo Tutorial. O jogo neste momento lhe oferecerá algumas dicas de como interagir e derrotar inimigos. Sempre que encontrar um ícone de um símbolo de interrogação (?), não deixe de clicar sobre ele. Muitas dicas úteis lhe serão apresentadas.

Não deixe de clicar sobre o ícone de interrogação para dicas valiosas (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Não deixe de clicar sobre o ícone de interrogação para dicas valiosas (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Antes de iniciar um combate, você poderá organizar seus heróis em um espaço limitado no campo de batalha, contudo, esse é um recurso que deve ser sabiamente usado por você. Na parte debaixo da tela, lhe será mostrado a ordem de iniciativa dos heróis, que é a ordem de quem atacará primeiro.

Verifique qual será a ordem e analise as habilidades especiais de cada um, inclusive de seus inimigos, clicando sobre eles e visualizando suas habilidades passivas e ativas. Leve em consideração também a energia dos inimigos que estiverem próximos ao herói, quando você for reposicioná-lo.

Para alterar o local de início dos aliados antes do combate, selecione-o clicando sobre ele com o botão esquerdo do mouse e clique em um dos quadrados azuis do mapa para trocar a posição. Quando estiver tudo pronto, clique em Ready para iniciar a peleja.

Importante: Procure deixar os arqueiros longe dos inimigos. Sua vantagem em atacar à distância deve ser muito bem explorada.

Posicione seus guerreiros antes do combate (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Posicione seus guerreiros antes do combate (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Movimentação e Turnos

No momento da batalha, cada personagem pode realizar uma ação de movimento e uma ação de ataque. Lanceiros e Guerreiros somente conseguem atacar inimigos que estejam até um quadrado de distância dele, por isso, não se movimente muito caso não possua range suficiente para atacá-lo. Você pode extrapolar um pouco o limite de movimentação do personagem ao clicar sobre os quadrados amarelos, contudo, para fazer isso, você gastará um ponto de Vontade (Willpower) para cada quadrado caminhado. Você poderá aumentar este limite investindo Pontos de Atributo em Esforço – que será visto mais a frente.

Não chegue próximo aos inimigos se não tiver alcance para atacá-los depois (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Não chegue próximo aos inimigos se não tiver alcance para atacá-los depois (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Para lhe auxiliar na montagem de sua estratégia, você poderá verificar o limite de movimentação de seus inimigos também. Assim, você pode ser movimentar mais próximo a ele sem que em seu turno ele te alcance. Para fazer isso, basta clicar sobre ele e analisar seus quadrados de movimentação. Outras informações, como Força e Defesa, Habilidades Passivas e Ativas também estarão disponíveis para você visualizar. Não se esqueça de verificar a posição dele na fila de iniciativa, ele pode ser tanto o último quanto o próximo a atacar.

Verifique os Stats do inimigo para montar uma melhor estratégia (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Verifique os Status do inimigo para montar uma melhor estratégia (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Força e Defesa

Em The Banner Saga não há barra de energia, a mesma foi trocada pelo atributo Força, que também é a quantidade de dano que você inflige ao inimigo. Ao utilizar ataques básicos, você tem duas escolhas: ou diminuir a Defesa ou a Força do inimigo. Entenda abaixo como funciona cada um dos ataques:

Escolha uma forma de atacar o inimigo (Foto: Reprodução/ Paulo Vasconcellos)Escolha uma forma de atacar o inimigo (Foto: Reprodução/ Paulo Vasconcellos)

Ataque à Força

Quando você ataca um inimigo em sua Força, você diminui não somente a vida dele, como também a eficiência de seu dano a você. O cálculo do dano atribuído é: Sua Força – Defesa do Inimigo = Dano.

No caso da imagem acima, o aliado possui Força 10, enquanto o inimigo possui Defesa 5, causando assim, 5 de Dano. Você pode incrementar este dano usando Willpower no momento do ataque, quanto maior seus pontos de Esforço – símbolo de uma corrente quebrada com fundo verde – mais pontos de Willpower você poderá utilizar na ação. No caso do herói acima, ele poderá adicionar até 2 (dois) pontos de Willpower a mais na ação dele.

Willpower disponíveis para o ataque (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Willpower disponíveis para o ataque (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Ataque à Defesa

Atacar a defesa do inimigo faz com que sua resistência a um próximo ataque à Força dele seja diminuído. Ou seja, quanto menor a defesa do inimigo, maior será o dano de Força infligido a ele. Para saber quanto de dano você consegue dar na defesa inimiga, basta olhar o valor do atributo Quebra – símbolo de um escudo quebrado – nos status do personagem.

Willpower também pode ser utilizado nesta ação. Quanto as habilidades, cada uma tem diferentes tipos de danos aos inimigos, sendo necessário o analisar o tipo de dano que cada habilidade oferece.

Lembre-se de que pontos de Willpower são utilizados para realizar ataques mais poderosos, extrapolação de movimentação e uso de Habilidades. Escolha sabiamente o momento de utilizá-los. Embora seja um número limitado, você pode recuperar os pontos de Willpower utilizados ao fazer seu personagem descansar (Rest) no início de seu turno.

Habilidades Ativas

A habilidade de Gunnulf lhe permite atingir até dois inimigos com um ataque (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)A habilidade de Gunnulf lhe permite atingir até dois inimigos com um ataque (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Cada classe possui uma habilidade especial que lhe permite uma vantagem em batalha. Avalie cada uma das habilidades dos heróis e os posicione no melhor lugar do mapa para executar sua ação.

Lutando contra um Dregde

Dredge (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Dredge (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Dregdes são criaturas que, na história do game, surgiram das trevas para exterminar toda vida na terra após a morte dos deuses. Diferentes de outros tipos de inimigos, os Dredges possuem uma defesa acima do normal, conseguindo se defender de praticamente qualquer ataque.

Sendo assim, é necessário que suas primeiras ações sejam para diminuir a resistência dos Dredges, realizando ataques de Quebra de Defesa. Neste momento o arqueiro do seu time será muito útil, realizando ataques a distância que diminuam a defesa do monstro. Além do arqueiro, procure por seus aliados que possuem atributo de Quebra maior que os outros e coloque-os para ajudar o arqueiro de seu time. Enquanto aos outros heróis, como guerreiros, lanceiros e Varls – gigantes com chifres -, utilize-os para causar dano a Força/Vida do Dredge.

Coloque seu arqueiro em uma posição boa para atacar as defesas dos Dredges (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Coloque seu arqueiro em uma posição boa para atacar as defesas dos Dredges (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Decisões e Caravanas

Em The Banner Saga, você controlará os líderes das caravanas que peregrinam pelo mundo Nórdico. Durante suas longas viagens, será necessário em alguns momentos montar acampamento para descansar e evoluir seu personagem, administrar recursos e manter sua moral alta na tribo. Mas, infelizmente, realizar uma dessas ações impacta negativamente na outra, veja abaixo:

Em todas as telas são mostradas informações como pontos de Renown e suprimentos (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Em todas as telas são mostradas informações como pontos de Renown e suprimentos (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Montar Acampamento

Vantagem: lhe permite descansar, comprar itens, treinar seu time e evoluir seus heróis.
Desvantagem: cada dia gasto em acampamento esgota os suprimentos do grupo; dependendo do tempo que fica acampado, sua tribo pode ser atacada por saqueadores ou Dredges.

Manter a Caravana andando

Vantagem: chance de ser atacado diminui consideravelmente e faz o herói progredir no jogo.
Desvantagem: caso viaje por muito tempo, a moral na tribo vai diminuindo a cada dia passado. Assim como em acampar, cada dia passado diminui os suprimentos restantes.

Descansar

Vantagem: aumenta a Moral no grupo.
Desvantagem: chance de ser atacado aumenta; suprimentos são diminuídos a cada dia descansado.

Como se não bastasse essas preocupações, você deverá tomar muito cuidado com as decisões que irá tomar em sua caravana. Dependendo de sua resposta, a moral e suprimentos podem diminuir ou aumentar, assim como a quantidade de pessoas no seu grupo. Abaixo temos um exemplo de decisão a se tomar, onde um grupo de homens aparece para sua caravana, oferecendo ajuda e comida. Saiba que a cada decisão tomada, a vida de seu heróis pode prolongar ou não na campanha.

Uma das muitas decisões que você deverá tomar em The Banner Saga (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Uma das muitas decisões que você deverá tomar em The Banner Saga (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Evolução e Alteração de Iniciativa

Localize a tenda do heróis nas cidades e acampamentos (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Localize a tenda do heróis nas cidades e acampamentos (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Para evoluir um herói, é necessário que você esteja acampado ou em uma cidade. Tendo feito isso, localize a Tenda do Herói para atualizar as informações de seus heróis aliados. Ao entrar nesta tenda, além de poder evoluir seu personagem você pode também alterar a ordem da iniciativa no momento do combate. Para fazer isso, basta clicar sobre o avatar de seu herói e arrastá-lo para a posição que deseja que ele tenha nas pelejas.

Informações atuais de seu herói (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Informações atuais de seu herói (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Para evoluir seu personagem, basta escolher um clicando sobre ele. Se abrirá uma tela onde lhe será apresentada os atuais status do seu herói, sua história, pontos de Renome (Renowm), dentre outros. Para evoluir seu personagem, verifique se ele possui a quantidade mínima de mortes inimigas que o nível pede, caso ele possua, um banner escrito Promotion será mostrado à esquerda da tela, que ao ser clicado, lhe mostrará quantos pontos de Renown são necessários para poder promover seu aliado. Caso esteja de acordo, continue clicando em Sim (Yes). Fazendo isto, lhe serão desbloqueados dois Pontos de Atributo, que poderão ser gastos em qualquer Atributo. Confira abaixo o que cada um significa:

Explicação de cada elemento na tela (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Explicação de cada elemento na tela (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)



Bons gráficos ou boa jogabilidade: o que é mais importante? Opine no Fórum do TechTudo e participe de nossa discussão.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mateus Velasco
    2014-01-23T07:28:01

    como deixar o jogo com as legendas das decisões em português

  • Mussum Cacildis
    2014-01-22T08:25:09

    O review está na sessão PS3, então ok. Como faço pra instalar o steam no ps3? kkkkkkkkkkk