18/01/2014 08h30 - Atualizado em 18/01/2014 08h30

Chibi Robo! Photo Finder: como jogar a aventura do pequeno robô

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Chibi-Robo! Photo Finder é o mais novo capítulo na série do robozinho doméstico da Nintendo, trazendo uma missão que envolve fotografias para o Nintendo 3DS. Jogadores poderão acompanhar as aventuras do personagem enquanto criam todo o conteúdo para um museu de itens nostálgicos, os quais serão criados a partir de fotos tiradas do mundo real. Vale lembrar que ele apenas está sendo vendido em formato digital, no eShop.

Confira o review completo de Chibi-Robo

Chibi-Robo! Photo Finder brinca com fotos no mundo real (Foto: Divulgação)Chibi-Robo! Photo Finder brinca com fotos no mundo real (Foto: Divulgação)

Fotografando tranqueiras

Seu objetivo principal no jogo é criar um acervo para o museu do jogo, não qualquer museu, mas um de NostalJunk. O termo refere-se a objetos que são gerados a partir da câmera do Nintendo 3DS e tirando fotos do mundo real, os quais na história do jogo, estariam sendo retirados do passado através de viagem no tempo.

Para criar NostalJunk, você precisará de um filme especial, chamado Silhouette Film. Por sua vez, para comprar os filmes você precisará de Happy Points. Estes pontos são dados a Chibi Robo sempre que ele é útil ou ajuda alguém, seja fazendo tarefas domésticas ou realizando trabalhos específicos.

Controles

Circle Pad  Andar 
Botão A Pular / Interagir 
Botão Y Segurar sua tomada 
Botões L & R Mover a câmera lateralmente 
D-Pad   

Salvando e recarregando a bateria

Assim como qualquer aparelho eletrônico, Chibi Robo usa uma bateria, a qual é drenada por suas ações. Recarregar é relativamente simples. Vá até a mesa do curador do museu, pressione o botão Y para segurar a tomada de Chibi Robo, vá até a tomada na parede, do lado direito do Chibi-PC, e aperta o botão A. Nesse momento também é possível salvar o jogo.

Recarregue sua bateria antes que Chibi-Robo fique sem forças (Foto: thegamingpixelshow.com)Recarregue sua bateria antes que Chibi-Robo fique sem forças (Foto: thegamingpixelshow.com)



Inicialmente, você terá uma bateria de apenas 50 Watts e ela não durará praticamente nada, sendo necessário sempre voltar à mesa do curador do museu para recarregar-se na tomada. Tente conseguir logo os cinco primeiros NostalJunks para abrir o museu, pois assim que houver 3 mil visitantes sua bateria receberá um upgrade para 100 Watts.

Navegando no Chibi-PC

A principal forma de gerenciar as funções de Chibi Robo é através do Chibi-PC, um notebook que fica sobre a mesa do curador do museu e pode ser usado pelo pequeno robô para escolher opções ao pular onde normalmente ficaria o painel do mouse. Ele é dividido em cinco abas: Work, Shop, Shoot, Explore e Challenge. Confira o que cada uma delas faz.

Navegue pelo Chibi-PC para acessar as funções do jogo (Foto: technobuffalo.com)Navegue pelo Chibi-PC para acessar as funções do jogo (Foto: technobuffalo.com)

Trabalhando por alegria

Na aba Work você poderá ver se alguém tem algum trabalho para Chibi Robo. Os trabalhos são como minigames, e também são a forma mais eficiente de ganhar Happy Points. Sempre ao começar um novo trabalho a tela de baixo terá instruções sobre o que você deve fazer e quais os controles.

Os trabalhos apenas são lucrativos se o jogador os realizar bem. Porém, os minigames são muito baseados em tentativa e erro, o que significa que você pode acabar com uma falha que não vale ponto algum, ou às vezes 1 Happy Point de consolação.

Comprando Silhouette Film

Na aba Shop você poderá comprar os filmes especiais Silhouette Film por preços variados. Cada Silhouette Film, como o nome sugere, traz uma silhueta diferente para você preencher com objetos do mundo real. Cada silhueta criará um novo NostalJunk para o seu museu.

Os Silhoutte Film são o que torna possível transformar fotos em NostalJunk (Foto: 8th-circuit.com)Os Silhoutte Film são o que torna possível transformar fotos em NostalJunk (Foto: 8th-circuit.com)

Tirando fotos e criando NostalJunk

Ao selecionar a aba Shoot você poderá utilizar os Silhouette Films comprados para tirar fotos e criar NostalJunk com eles. Antes de selecionar o filme com o qual pretende tirar a foto, veja se você tem um objeto no mundo real que caberá naquela silhueta. A forma não precisa ser 100% igual à silhueta, mas pelo menos se aproximar o suficiente.

Às vezes o objeto não será totalmente transposto, virando um NostalDud, uma espécie de lixo virtual. Nesse caso, você perde o filme e será necessário comprá-lo novamente para tirar a foto desse NostalJunk mais uma vez. Você poderá reencontrar os pedaços do NostalDud para restaurá-lo, mas é muito mais trabalhoso do que tirar outra foto.

Controles da Câmera

Mover o 3DS Mover a câmera 
Botão A, L ou R Tirar foto 

E<b>xplorando os arredores</b>

A aba Explore traz a boa e velha essência de Chibi-Robo: explorar ambientes e limpar. Com essa opção, você poderá visitar locais onde já tenha estado antes, durante os minigames da aba Work, explorando-os. Você também poderá realizar tarefas domésticas, como limpar poeira e recolher lixo, o que garantirá alguns Happy Points.

Alinhe a silhueta da foto com o objeto para transformá-lo em NostalJunk (Foto: justpushstart.com)Alinhe a silhueta da foto com o objeto para transformá-lo em NostalJunk (Foto: justpushstart.com)

Chibi-Robo tem a sua disposição várias ferramentas, como um aspirador de pó e uma escova de dentes que é utilizada como esfregão, bastando tocar na tela de baixo para usá-los e pressionar B quando quiser guardá-los. O aspirador de pó gasta muita energia, então evite utilizá-lo quando ainda tiver apenas sua bateria de 50 Watts.

O trabalho dignifica Chibi-Robo mas também gasta sua bateria (Foto: whatsyourtagblog.com)O trabalho dignifica Chibi-Robo mas também gasta sua bateria (Foto: whatsyourtagblog.com)

Também é possível recolher lixo espalhado pelo cenário, como pedaços de papel e garrafas de plástico vazias, simplesmente interagindo com eles com o botão A. Após limpar tudo, você precisa jogar o lixo fora em uma lixeira ecologicamente correta, a qual parece um liquidificador verde.

Participando de desafios

A última aba, Challenge, permite que você participe de desafios online entre todos os jogadores de Chibi-Robo! Photo Finder. Neles, a própria Nintendo escolhe um tema para um NostalJunk e os usuários podem participar com um artefato criado por eles mesmos. Os melhores são então expostos em um Top 10 para votação.

Leve seus NostalJunk para essa máquina e eles serão colocados em exibição (Foto: pocketgamer.co.uk)Leve seus NostalJunk para essa máquina e eles serão colocados em exibição (Foto: pocketgamer.co.uk)

Exibindo seus NostalJunk

Na mesa do curador do museu, há um aparelho em formato de disco à direita, onde Chibi-Robo seleciona os NostalJunks que serão enviados para exibição. É bem fácil utilizar o aparelho, bastando selecionar os objetos para cada sala de exibição. Também é possível mudar essa ordem usando espaços temporários. Confira os controles.

Controles de exibição

Botão A Selecionar NostalJunk para ser exibida em um espaço livre 
Botão X Criar 5 espaços temporários para organizar a exibição 
Botão Y Jogar o NostalJunk fora 
Botão B Finalizar a edição e enviar o NostalJunk para exibição 

Colecionando selos

Há ainda um último elemento novo presente em Chibi-Robo: os selos da NostalJunk Society. Eles são como adesivos, pouco maiores do que as garras do pequeno robô, e podem ser encontrados em várias partes do jogo. Ao juntar 10 deles você pode enviá-los pelo correio, em uma caixa do lado esquerdo do Chibi-PC, e receber um Silhouette Film especial.

Colecionar selos é mais um dos elementos presentes em Photo Finder (Foto: cubed3.com)Colecionar selos é mais um dos elementos presentes em Photo Finder (Foto: cubed3.com)

Às vezes, explorando um cenário, eles podem estar grudados em locais inusitados, mas também podem ser encontrados aleatoriamente ao esvaziar o lixo e até mesmo podem aparecer grudados em NostalJunks, sendo necessário conferi-los na sala de exibição, rotacionando os artefatos.

Qual o melhor jogo do Nintendo 3DS? Opine em nosso Fórum.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares