Computadores

13/01/2014 15h10 - Atualizado em 13/01/2014 15h10

Como desfragmentar o disco rígido no Windows 8

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Após um certo tempo de uso do PC, talvez seja necessário tomar algumas providências para que ele recupere o desempenho de antes e, entre elas, normalmente está a desfragmentação de disco. Esse recurso, presente em qualquer computador com Windows, permite rearranjar arquivos que foram movidos na memória da máquina, facilitando a tarefa de encontrá-los novamente ao abrir programas no sistema.

'Threshold' deve se chamar 'Windows 9'; software chega em abril de 2015

Desfragmentação de disco no Windows 8 está mais rápida e automatizada (Foto: Reprodução/PontoXP)Desfragmentação de disco no Windows 8 está mais rápida e automatizada (Foto: Reprodução/PontoXP)



Em PCs mais novos, com Windows 8, a maneira de usar a desfragmentação de disco mudou ligeiramente. Por isso, se você está interessado em realizar o procedimento em sua máquina com as versões 8 ou 8.1, fique atento ao passo a passo a seguir.

Passo 1. No teclado, pressione o botão com o símbolo do Windows ou, se estiver utilizando Windows 8.1, clique no símbolo na tela, no canto inferior esquerdo. A ação irá abrir o menu iniciar.

Passo 2. Escreva ‘desfragmentar’ e você verá, na lateral da tela, entre os resultados da busca, o item ‘Desfragmentar e otimizar suas unidades’. Selecione essa opção.

Faça uma busca no menu Iniciar para encontrar a opção de desfragmentação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Faça uma busca no menu Iniciar para encontrar a opção de desfragmentação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Passo 3. Na tela que se abrirá, você encontrará uma lista com seus discos para desfragmentação. Clique em ‘Analisar’ para verificar se há arquivos fragmentados nas unidades. Algumas vezes o Windows já apresenta o resultado da análise na primeira tela.

Você verá suas unidades de disco listadas e poderá analisá-las e otimizá-las (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Você verá suas unidades de disco listadas e poderá analisá-las e otimizá-las (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Passo 4. Selecione o disco que necessita de desfragmentação (caso haja) e clique em ‘Otimizar’.

Clique em 'Otimizar' para desfragmentar a unidade necessária (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique em 'Otimizar' para desfragmentar a unidade necessária (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 5. Se você usa muito seu computador, ou se simplesmente prefere que o Windows faça o trabalho automaticamente por você, é possível programar desfragmentações periódicas no sistema. Para isso, clique em ‘Alterar configurações’.

Avance até as configurações avançadas para programar otimização automática (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Avance até as configurações avançadas para programar otimização automática (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Passo 6. Marque a primeira caixa de seleção para ativar a desfragmentação automática, em seguida decida a periodicidade, as unidades que devem ser otimizadas e se quer receber uma notificação caso três desfragmentações falhem consecutivamente – o que pode indicar algum problema no hardware ou infecção por vírus.

Determine os parâmetros de desfragmentação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Determine os parâmetros de desfragmentação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)






 Ative o "modo Deus" no Windows 7. Descubra como usar diversos recursos do sistema operacional no Fórum do TechTudo!

Pronto. Agora, você já sabe como desfragmentar suas unidades de disco no Windows 8 e 8.1, além de como programar otimizações periódicas no seu computador. Tomando as precauções corretas, sua máquina se mantém em operação por mais tempo e, o que é melhor, com menos desgaste se comparado ao dia em que você a comprou.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Milene
    2015-03-05T08:58:21

    Muito obrigado pelo belíssimo tutorial.

  • Heloisa França
    2014-11-08T10:55:41

    Nossa cara, obrigadão ajudou muito!