Remoção de software

08/01/2014 12h00 - Atualizado em 08/01/2014 12h00

Como excluir arquivos do computador sem deixar chance de recuperação no HD

Marcela Vaz
por
Para o TechTudo

Ao apagar arquivos do computador permanentemente, excluindo-os até mesmo da lixeira, esses arquivos continuam presentes na memória da máquina por um tempo indeterminado e podem ser recuperados no HD. O programa Jihosoft Free Eraser é capaz de apagá-los definitivamente, sem deixar chance de recuperação, o que proporciona mais segurança, espaço e privacidade ao usuário.

Siga o tutorial e aprenda a usar o programa.

Dez dicas para que você consiga o melhor do CCleaner e do seu PC

Passo 1. Baixe e execute o Jihosoft Free Eraser no PC. O software é compatível com o sistema operacional Windows, versões 8/7/Vista/2000/XP/NT;

Passo 2. Abra o programa. Observe que são oferecidos três modos diferentes para limpeza do PC (File & folder deletion, Drive/partition deletion e Free space deletion);

Interface do programa Jihosoft Free Eraser no Windows (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)Interface do programa Jihosoft Free Eraser no Windows (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)



Passo 3. A opção “File & folder deletion” serve para excluir determinados arquivos ou pastas inteiras. Com a aba selecionada, busque no computador e selecione arquivos que deseja apagar pelo botão “Add files”, ou pastas, em “Add folder”;

Recursos para apagar do PC arquivos e pastas por completo (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)Recursos para apagar do PC arquivos e pastas por completo (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)


Passo 4. Com os arquivos ou pastas selecionados, escolha o método de limpeza, conforme o nível de segurança do documento;

Nível de segurança para eliminação de arquivos e pastas do Windows (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)Nível de segurança para eliminação de arquivos e pastas do Windows (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)



Passo 5. Por último, elimine os arquivos ou pastas completamente clicando no botão “Start deletion”. É possível acompanhar o progresso da exclusão e o tempo restante;

O usuário pode acompanhar o progresso da eliminação de documentos (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)O usuário pode acompanhar o progresso da eliminação de documentos (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)

Passo 6. Caso precise retirar um ou mais arquivos da lista de exclusão, selecione-os e use a opção “Empty selected files” para assegurar que não sejam deletados;

É possível remover arquivos da lista de exclusão definitiva (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)É possível remover arquivos da lista de exclusão definitiva (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)


Passo 6. A opção “Drive/partition deletion” serve para eliminar, de uma só vez, todos os dados de uma partição ou disco rígido. Selecione uma ou as duas opções disponíveis e dê início à exclusão de até mesmo arquivos deletados que permaneceram na memória do PC;

Remoção de arquivos deletados que permaneceram na memória do PC (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)Remoção de arquivos deletados que permaneceram na memória do PC (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)


Passo 7.  A opção “Free space deletion” limpa o espaço não utilizado no disco rígido, o que proporciona mais espaço na memória do PC e ganho na velocidade de execução do sistema operacional;

Exclusão de arquivos desnecessários para ganho de espaço na memória do PC (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)Exclusão de arquivos desnecessários para ganho de espaço na memória do PC (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)

Passo 8. Com o processo de exclusão em andamento ou finalizado, é possível checar o status na opção “Check deletion status” e verificar tudo o que foi ou está sendo removido do computador.

Interface de verificação de status (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)Interface de verificação de status (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)


Como formatar o notebook sem o CD de instalação? Veja no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Leite
    2016-10-14T12:13:36

    Dá pra formatar só uma partição do HD? Ou deve-se fazer isso só para apagar o HD por completo depois de fazer um backup dos dados ?