Internet

17/01/2014 10h02 - Atualizado em 17/01/2014 10h02

Como instalar e configurar o Tor no Ubuntu para navegar como anônimo

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Tor Bowser é um software que esconde a localização do ponto de acesso do usuário, evitando que as informações online e os hábitos de navegação sejam registrados. Com o sistema, visitar sites anonimamente é uma tarefa simples. Mas, se você não sabe usá-lo, acompanhe o tutorial para o Ubuntu.

Como proteger sua conta no Facebook de curiosos e hackers

Passo 1. Abra a Central de programas do Ubuntu, clicando no ícone do lançador do Ubuntu;

Executando a Central de programas a partir do lançador do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando a Central de programas a partir do lançador do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na tela da Central, digite “tor” na caixa de pesquisa e tecle “Enter”;

Pesquisando o Tor na Central de programas do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pesquisando o Tor na Central de programas do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Quando o software aparecer como resultado da pesquisa, clique no botão instalar do item “tor”. Será solicitada a senha de administrador para continuar, confirme e clique em “Autenticar”. Repita o processo para o item “Vidalia” e depois feche a Central de programas;

Instalando o tor na Central de programas do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Instalando o tor na Central de programas do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Execute o Firefox. Quando ele estiver aberto, clique no menu “Editar” e depois na opção “Preferências”;

Acessando as preferências do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as preferências do Firefox no Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na janela de preferências, clique na aba “Avançado”. Depois, clique na aba “Rede” e, em seguida, no botão “Configurar conexão…”;

Acessando a tela Configurar conexão... (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a tela "Configurar conexão..." no Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Selecione a opção “Configuração manual de proxy:”. Em "Host SOCKS", digite localhost ou coloque 127.0.0.1. Na coluna da porta, digite 9050, conforme é mostrado na imagem abaixo. Clique no botão “OK” para confirmar e depois feche a janela de preferências no botão “Fechar”;

Mudando a configuração do proxy (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Mudando a configuração do proxy no Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. De volta à tela do navegador, digite o endereço: “http://check.torproject.org” (sem as aspas);

Passo 8. Se tudo estiver correto, ao entrar no endereço, você verá uma mensagem verde informando “Congratulations. This browser is configured to use Tor.” (Parabéns. Este navegador está configurado para usar o Tor);

Mensagem confirmando que configuração está certa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Mensagem confirmando que configuração do tor está certa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Porém, se aparecer uma mensagem com letras vermelhas, isso indica que o Tor não está configurado e é preciso rever os passos deste tutorial.

Mensagem informando que configuração não está certa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Mensagem informando que configuração não está certa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Passo 10. As configurações utilizadas no "Passo 6" são aplicáveis para todos os navegadores. Basta abrir a janela de configurações/preferências, encontrar as configurações de rede, digitar 127.0.0.1 na coluna servidor proxy e 9050 no campo porta;

Passo 11. Para desabilitar o Tor, volte a tela de configurações de seu navegador e selecione uma função correspondente a “Usar proxy do sistema”.

Pronto. Agora você já pode navegar anonimamente, sem se preocupar com bisbilhoteiros. O kit de ferramentas também ajuda quem quer se proteger contra malwares e garantir uma navegação segura na Internet, está disponível para Windows, Mac OS X e Linux

Chrome OS ou Ubuntu? Qual é o mais leve? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Marinho
    2016-10-30T02:23:35

    Qual a razão de instalar o Vidalia?

  • Jenisson Silva
    2016-01-06T17:58:49

    valeu funcionou

  • Nelson Virgens
    2014-05-18T15:49:51

    Obrigado funcionou!

  • Thiago Bernardo
    2014-01-19T13:58:12

    Bem fácil de configurar.. vlw