Câmera

16/01/2014 07h40 - Atualizado em 16/01/2014 07h40

Como recuperar um microSD danificado

Henrique Duarte
por
Para o TechTudo

O cartão microSD é um dos dispositivos de memória flash portáteis que existem no mercado. Com ele, dá para se expandir a capacidade de armazenamento dos celulares, câmeras e filmadoras. Entretanto, muitas vezes o cartão microSD pode apresentar algum defeito, não sendo reconhecido corretamente pelo computador ou sendo impossível de ler os arquivos dentro do dispositivo. Nesse tutorial, apresentamos as soluções para recuperar arquivos de um cartão danificado.

Gambiarra faz iPad conectar à Internet com cabo de rede, sem Wi-Fi

Como formatar ou recuperar arquivos deletados do cartão microSD (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Como formatar ou recuperar arquivos deletados do cartão microSD (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)


Atualizar o driver

Para atualizar o driver do seu cartão microSD, vá até o Painel de Controle > Sistema e Segurança > Ferramentas Administrativas > Gerenciador do Computador, e uma nova janela nova irá se abrir.

Pelo Painel de Controle, acesse o Gerenciador de Dispositivos Pelo Painel de Controle, acesse o Gerenciador de Dispositivos (Foto: Reprodução / Henrique Duarte)


Em seguida, encontre o dispositivo referente ao seu cartão, clique nele com o botão direto e escolha a opção "atualizar driver". Uma nova janela irá se abrir. Selecione a opção “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado”. Se o Windows não conseguir realizar a tarefa, você terá que procurar o driver atual no site do fabricante.

Caso o dispositivo seja reconhecido, verifique se os dados constam no cartão de memória. Se não, hora de tentar recuperá-los por meio de programas especializados nesse tipo de solução.

Recuperar arquivos perdidos no SD

Se por um acaso você formatou sem microSD sem querer, ou algum outro problema causou a remoção dos arquivos, hora de utilizar um software adequado para recuperar esses dados.

Um dos mais indicados é o Recuva, que serve tanto para HDs como para periféricos. Após baixar e instalar o programa, logo de cara é possível verificar a existência de arquivos deletados. Para isso, abra o programa e siga as instruções que aparecem na tela.

Escolha quais formatos de arquivo você deseja recuperar. Em caso de dúvida, selecione a opção “All Files”.

Depois de selecionar a opção desejada, hora de indicar para o Recuva onde será feita a varredura por arquivos deletados. Nesse caso, selecione a opção “On any media card or iPod” para buscar em discos removíveis, como os cartões microSD. Você pode também habilitar a opção “Deep Scan” para uma busca mais completa.

A opção On any media card or iPod busca os arquivos em disco removíveis, como os micro SDA opção "On any media card or iPod" busca os arquivos em disco removíveis, como os microSD (Foto: Reprodução / Henrique Duarte)


Agora o Recuva irá realizar uma busca por arquivos que podem ser recuperados e, após a conclusão, uma lista com todos os arquivos será exibida. Você poderá recuperar os arquivos que desejar selecionando-os e depois clicando na opção “Recover”. Selecione a pasta para onde os arquivos serão transferidos e clique em “Ok”.

Basta agora selecionar os arquivos que você deseja recuperar, clicar na opção Recover e selecionar uma pasta de destino onde eles serão salvosBasta agora selecionar os arquivos que você deseja recuperar, clicar na opção "Recover" e selecionar uma pasta de destino onde eles serão salvos (Foto: Reprodução / Henrique Duarte)


Só consigo ler os arquivos, mas não copiar nada

No próprio cartão microSD, existe uma chave deslizante chama de “Lock” e indica que o cartão está bloqueado para alterações, sendo só possível ler os arquivos, não alterá-los. Desse modo, você só conseguirá acessá-los, não podendo entretanto copiar fotos e outras coisas para dentro do cartão.

Para desabilitar isso, basta deslizar essa chave como indicado no microSD.

Deslize a chave Lock para habilitar a alteração de arquivos dentro do micro SD Deslize a chave "Lock" para habilitar a alteração de arquivos dentro do microSD (Foto: Reprodução / olympusamerica)

 Verificação de erro do Windows

O próprio Windows possui uma opção para verificar erros no cartão. Para isso, no Meu Computador, clique com o botão direito no ícone do microSD e vá em Propriedades. Na aba Ferramentas, a opção está descrita como Verificação de Erros. Para continuar, clique na opção “Verificar agora”, como na imagem abaixo. Você precisa de permissões de Administrador para continuar.

A opção "Verificação de erros" pode ajudar a solucionar problemas, pelo próprio Windows  (Foto: A opção "Verificação de erros" pode ajudar a solucionar problemas, pelo próprio Windows )A opção "Verificação de erros" pode ajudar a solucionar problemas, pelo próprio Windows (Foto: Reprodução / Henrique Duarte)

Após isso, uma nova janela se abrirá. Selecione as duas opções e clique em “Ok”, esperando a tarefa ser concluída. Se o Windows encontrar algum erro, ele tentará repará-lo.

Selecione as duas opções para tentar corrigir os erros de seu micro SD Selecione as duas opções para tentar corrigir os erros de seu microSD (Foto: Reprodução / Henrique Duarte)


Formatando o cartão

Se nenhuma das opções acima funcionar, possivelmente é hora de formatar seu microSD, tarefa que pode ser realizada diretamente pelo Windows. Lembre-se que todos os seus arquivos serão deletados no procedimento, por isso é importante tentar realizar um backup utilizando o Recuva. Caso você não consiga realizar o backup por causa de um , é necessário consultar um técnico de informática ou tentar abrir os arquivos por outro computador.

Para isso, basta clicar com o botão direito no cartão de memória, no “Meu Computador”, e selecionar a opção formatar, como na imagem abaixo.

formatarFormatando o cartão de memória (Foto: Reprodução / Henrique Duarte)

Na nova janela, existem diversas opções para formatar seu microSD, como na imagem abaixo.

Na nova janela, você pode escolher diversas opções para formatar o cartão de memória Na nova janela, você pode escolher diversas opções para formatar o cartão de memória (Foto: Reprodução / Henrique Duarte)

Você pode escolher entre FAT (para capacidades de cartão igual ou menor que 2GB), FAT32 (se o seu cartão tem capacidades 4GB até 32GB) e ExFAT (se o seu cartão tem 64GB ou mais GB)

Para uma limpeza mais profunda você deverá desmarcar a opção “Formatação Rápida”. Depois disso, basta clicar na opção “Iniciar” e aguardar o aviso de conclusão.

Qual é a maior gambiarra que você já fez para consertar eletrônicos? Conte aqui!

 


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Riffel
    2018-03-07T12:34:11

    SD HC 32gb, android diz que não é compatível, coloco no pc e reconhece como fat 32, porem nada nele funciona, executar scandisk e reparar erros, diz que não é possível reparar, depois de um tempo no pc, ele some, não parece mais como drive....

  • Rafael
    2017-11-03T20:46:44

    Aviso a todos, este recuva, não presta , não vale nem a instalação.Tem programas craqueados disponiveis.

  • Gisseth Valda
    2015-09-11T02:33:35  

    Olá......tive que formatar o cartão e depois recuperar os dados com o recuva, consegui fazer passo a passo e copiar pra uma pasta no computador, mas uma vez no computador não consigo abrir nenhuma imagem nem vídeo , disse que não oferece suporte a esse formato o que não tenho as atualizações mais recentes.....o que posso fazer?

    recentes

    populares

    • Gisseth Valda
      2015-09-11T02:33:35  

      Tbm com este problema . Alguém sabe resolver.?

    recentes

    populares

    • Gisseth Valda
      2015-09-11T02:33:35  

      Estou com o mesmo problema, Alguém pode nos ajudar? Vocês conseguiram resolver?

  • Glaucia Carvalho
    2016-03-27T10:23:19

    Oi, alguém por favor podem me ajudar?Eu fiz de tudo igualmente acima, mas não obtive sucesso, já estou desesperada! O Windows não reconhece erros.

  • Fabio Coelho
    2015-10-09T09:22:46  

    Ola bom dia! Possuo quatro cartões Sd de 64 Gb cada, estão funcionando normal no PC porém ao inseri-los em um gravador científico acusa erros nos cartões. Utilizei um outro cartão Sd para testar os slots do gravador. Resultado! estão tudo ok. O que será que esta ocorrendo? Obs: Ja formatei os quatros cartões com programas específicos e nada até então.

    recentes

    populares

    • Fabio Coelho
      2015-10-09T09:22:46  

      Experimente USB Disk Storage Format Tool na opção Chkdsk

  • Maira
    2016-04-04T10:35:04

    Olá! Tentei fazer a formatação e recebo a mensagem que o windows não pode concluir a formatação. O que mais posso fazer? Obrigada!

  • Kilombeji Alex
    2016-04-24T19:15:43  

    Boa noite. Não sei se a sua área de atuação, mas se poder ajudar eu agradeço. Comprei um cartão de memória de 32G. Passei pastas de fotos, vídeos, pasta de capturador de imagens e outros arquivos para o cartão. Assim que terminei fui olhar as pastas estavam vazias e depois desapareceram. Utilizei o processo de ''mover para''. Perdi tudo. Meu aparelho é o LG OPTIMUS PRO.

    recentes

    populares

    • Kilombeji Alex
      2016-04-24T19:15:43  

      Tenho um 16G ta desse jeito oque fazer pra não acontecer de novo ???? Pfvrrr

    recentes

    populares

    • Kilombeji Alex
      2016-04-24T19:15:43  

      Fiz o mesmo citado acima com um Samsung e tbm perdi tudo, tento fazer igual aos tutoriais, mas meu PC tbm não lê e nem acessa nada do micro SD. Alguém tem outros métodos?

  • Jeferson Mp
    2015-04-30T13:41:50

    Galera eu consegui resolver o meu problema. Do nada apareceu no meu celular, Cartão SD corrompido/ cartao SD em branco. Então formatei meu Cartao SD e usei o Recuva para recuperar os arquivos, tentei duas vezes examinar e recuperar e não deu, mas na terceira vez funcionou!

  • Fernando Mauro
    2014-01-19T11:36:19  

    reportagem errada! no topo da dizendo como recuperar um micro sd danificado! mas o que ensina ai nesses tutoriais é de como recuperar os arquivos, partições danificadas e não como recuperar oa cartão danificado! portanto o estagiário que digitou ai acima, ainda precisa aprender muito ainda!

    recentes

    populares

    • Fernando Mauro
      2014-01-19T11:36:19  

      Faz melhor então!

    recentes

    populares

    • Fernando Mauro
      2014-01-19T11:36:19  

      O Fernando Mauro esta certo, achei solução para outros problemas, mas o meu problema que é "Recuperar um microSD danificado" não esta aqui.

  • Douglas Barbosa
    2015-12-29T15:32:29

    oie meu cartão de memoria do meu celular nao esta sendo reconhecido no meu celular, ele nem aparece no meu celular o que eu faço ? ja tentei colocar no meu computador pra ver se ele era reconhecido mais não diantou de Nada e agora o que eu faço o meu cartão é de 4 GB da HC C04G taIwian desde já agradeço pela ajuda..

  • Thainara Oliveira
    2015-05-04T21:23:59  

    Meu chip além de ter danificado, eu não consigo formatar pela câmera/celular, e agora nem o computador está mais reconhecendo quando eu coloco. O que eu faço??????????

    recentes

    populares

    • Thainara Oliveira
      2015-05-04T21:23:59  

      Consegui resolver esse problema? Eu também estou com o mesmo problema.

  • Stefany Antunes
    2014-01-16T10:53:53  

    Bom dia, comigo aconteceu um caso bem estranho com o meu cartão micro sd do meu aparelho de celular, do nada ele bloqueou com uma senha, e eu nao tenho ideia de qual seria essa senha... pois nao uso senha nenhuma no meu aparelho! O que sera que aconteceu, existe a possibilidade de desbloquar e eu voltar a usar esse meu cartao?? Agurado o seu retorno Dede ja agradeço

    recentes

    populares

    • Stefany Antunes
      2014-01-16T10:53:53  

      formata o cartão

    recentes

    populares

    • Stefany Antunes
      2014-01-16T10:53:53  

      Bom dia, eu não consigo visualizar o meu cartão de memoria . o que eu faço. Obrigado.

  • Daniel Sousa
    2015-07-03T19:20:48

    Eu formatei o cartão e depois recuperei os arquivos utilizando o recuva

  • Compremuito
    2014-01-17T02:31:15

    Pessoal para que precisar de Micro SD de qualidade, vai lá CompreMuito ponto com, é só tirar o ponto e colocar o simbolo que você chega lá.

  • Fabio Silva
    2014-01-16T14:07:28

    este tal de recuva nunca funcionou comigo, sempre uso o R-studio, e pra recuperar fotos já usei o pandora recovery, uma vez tirei várias fotos em um lugar muito maneiro, mas quando fui passar pro pc usei um leitor de cartão e deu bad block no meu micro sd e por nada eu conseguia acessar as fotos, então eu tive q formatar o cartão e usar o pandora e recuperei 95% das fotos

  • Roberto Fonseca
    2014-01-16T12:36:20

    Com meu cartão Sony SD HC de 16 GB de minha câmera TX20 está acontecendo o mesmo que Stefany falou só que na minha TX20, alguém sabe a solução Agradeço pois com a Sony a unica resposta é para destravar o cartão (coisa primária) de quem já usa

  • Douglas Armelin
    2014-01-16T11:59:26

    bom dia o meu é o micro sd parea celular. comigo ele tira foto salva normal e apos alguns minutos não consigo visualizar a foto mais. so aparese uma imagem preta escrito imagem não encontrada porque.