Armazenamentos

06/01/2014 07h00 - Atualizado em 06/01/2014 07h38

Como saber se seu HD está morrendo?

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Apesar do Windows apresentar informações sobre os disco rígido e outros componentes do hardware de seu computador, o sistema operacional não faz uma analise profunda sobre o funcionamento destes.

Pensando nisso, o TechTudo preparou este tutorial ensinando a utilizar o aplicativo CrystalDiskInfo para averiguar as condições sobre os HDs conectados ao seu PC, e descobrir inúmeros detalhes sobre o seu funcionamento.

Conheça também: programas para deixar o PC com Windows mais rápido

Passo 1. O CrystalDiskInfo é um programa gratuito, prático e intuitivo, que exibe informações do próprio disco rígido através do sistema S.M.A.R.T. (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology). Com grande parte de sua interface em português, o aplicativo discrimina os dados sobre os HDs conectados ao PC pelas abas superiores;

Visualize as informações sobre cada disco rígido conectado ao seu PC através dos acessos na parte de cima do aplicativo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Visualize as informações sobre cada disco rígido conectado ao seu PC através dos acessos na parte de cima do aplicativo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. As análises dos discos rígidos exibem detalhes sobre o status da saúde do HD, sua temperatura, características gerais e o processamento de dados do sistema S.M.A.R.T. Para alterar especificações sobre as condições que são avaliadas, clique no botão abaixo de “status de saúde”;

Verifique as condições de seu HD e clique no comando indicado para modificar os parâmetros que avaliem suas condições (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Verifique as condições de seu HD e clique no comando indicado para modificar os parâmetros que avaliem suas condições (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Clicando na opção “Função” na barra de comando do CrystalDiskInfo é possível configurar o funcionamento do programa e escolher as modalidades de alarme que poderão ser disparados, caso seu disco rígido apresente problemas;

Acesse as opções em destaque no menu “Função” para configurar a ativação e o funcionamento do aplicativo e seus modos de alerta (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Acesse as opções em destaque no menu “Função” para configurar a ativação e o funcionamento do aplicativo e seus modos de alerta (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. O aplicativo mostra também informações sobre HD externos e, caso esteja funcionando de forma residente, exibirá em seu acesso na barra de tarefas a temperatura de cada disco rígido conectado ao PC;

Podendo funcionar de forma residente, o CrystalDiskInfo exibirá a temperatura de seus discos rígidos e até de de HDs externos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) (Foto: Podendo funcionar de forma residente, o CrystalDiskInfo exibirá a temperatura de seus discos rígidos e até de de HDs externos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro))Podendo funcionar de forma residente, o CrystalDiskInfo exibirá a temperatura de seus discos rígidos e até de de HDs externos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Pronto! Agora todos os seus HDs, internos ou externos, estão testados e com a durabilidade controlada.

Quer saber por que o DVD não lê alguns formatos pelo pen drive? Pergunte no Fórum do TechTudo!

 


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vanderlei Vetachi
    2014-01-06T09:01:57

    Bobagem !