Tablet

24/01/2014 11h37 - Atualizado em 24/01/2014 12h03

Como sincronizar o progresso de um jogo entre mais de um Android?

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Alguns dos mais recentes games para Android podem ser vinculados a contas de Facebook e Google+, permitindo que seus usuários tenham o progresso sincronizado entre diferentes dispositivos. No entanto, enquanto a maioria dos games para celulares e tablets não possui esta característica, é possível usar um aplicativos de sincronização chamado FolderSync para compartilhar o progresso entre vários dispositivos. Confira!

Qual é o melhor rastreador de celular para Android? Confira no Fórum

Passo 1. Instale o jogo que você deseja sincronizar em seus dispositivos Android e baixe o app FolderSync nestes gadgets. Assim que este app iniciar, clique na opção “Contas” no menu inicial;

Inicie o FolderSync e selecione “Contas” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Inicie o FolderSync e selecione “Contas” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. Aperte no botão “Adicionar conta” para escolher um dos serviços de sincronização de dados por nuvem que são compatíveis com este aplicativo;

Clique em “Adicionar conta”  (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clique em “Adicionar conta” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Escolha um serviço do qual você já possua uma conta de cadastro e escreva o seu login e senha;

Selecione um serviço de sincronização de dados por nuvem que você possua conta e faça o login (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Selecione um serviço de sincronização de dados por nuvem que você possua conta e faça o login (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. Clique em “Permitir” para que o FolderSync tenha autorização para realizar a transferência de dados através do serviço escolhido;

Aperte o botão Permitir para que o app possa realizar os procedimentos de sincronização (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Aperte o botão "Permitir" para que o app possa realizar os procedimentos de sincronização (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. O nome e os dados da conta autorizada e vinculada serão exibidos na parte direita da tela. Clique em “Salvar” para guardar suas escolhas e concluir esta etapa;

Visualize as características de sua conta e aperte o botão “Salvar” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Visualize as características de sua conta e aperte o botão “Salvar” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 6. Ao retornar ao menu inicial do FolderSync, clique na opção “Par de pastas” para especificar os diretórios dos games que serão vinculados;

Aperte na opção em destaque para prosseguir o procedimento de sincronização (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Aperte na opção em destaque para prosseguir o procedimento de sincronização (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 7. Aperte no botão “Adicionar Par de Pastas”, e escolha um nome que para este procedimento de sincronização;

Selecione a opção “Adicionar Par de Pastas” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Selecione a opção “Adicionar Par de Pastas” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 8. Selecione a conta criada no Passo 5 e clique na caixa de texto de “Pasta Remota” para escolher uma pasta do serviço de sincronização de dados por nuvem por onde os arquivos com o progresso do game serão transferidos;

Indique a conta criada e aperte no espaço abaixo de “Pasta Remota” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Indique a conta criada e aperte no espaço abaixo de “Pasta Remota” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 9. Determine a destinação do serviço de nuvem por onde os dados do jogo serão sincronizados e clique em “Selecionar a pasta”;

Escolha a pasta do serviço de sincronização e aperte “Selecionar a pasta” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Escolha a pasta do serviço de sincronização e aperte “Selecionar a pasta” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 10. Em seguida, aperte a caixa de texto abaixo de “Pasta Local” para selecionar a pasta com os arquivos do jogo que serão sincronizados com outro aparelho Android;

Clique no espaço embaixo de “Pasta Local” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clique no espaço embaixo de “Pasta Local” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 11. Procure pela pasta onde o game está instalado em seu Android, observando a data em que o game foi utilizado pela ultima vez. Abra o local e clique em “Selecionar a pasta”;

Encontre a pasta do jogo e aperte o comando indicado (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Encontre a pasta do jogo e aperte o comando indicado (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 12. Em seguida, vá até a caixa de seleção da opção “Tipo de Sincronização” e marque a alternativa “Bidirecional”;

Clique na caixa de seleção de “Tipo de Sincronização” e escolha “Bidirecional” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clique na caixa de seleção de “Tipo de Sincronização” e escolha “Bidirecional” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 13. Marque a caixa de texto de “Agendamento”, selecione o menor intervalo de sincronização disponível para que o progresso de seu game esteja sempre atualizado, e clique em “Salvar”;

Assinale a caixa de texto de “Agendamento”, escolha o intervalo de sincronização e aperte “Salvar” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Assinale a caixa de texto de “Agendamento”, escolha o intervalo de sincronização e aperte “Salvar” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 14. Terminada esta operação, um box informativo passará a ser exibido no lado esquerdo indicando os procedimentos de sincronização de cada Par de Pastas que for configurado;

Observe as configurações da sincronização do Par de Pastas criado (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Observe as configurações da sincronização do Par de Pastas criado (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 15. Refaça todos os procedimentos do Passo 2 ao 14 nos demais aparelhos Android em que o game estiver instalado para que o seu progresso esteja sempre sincronizado;

Repita as etapas exibidas em outros dispositivos Android para sincronizar o seu desenvolvimento nos jogos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Repita as etapas exibidas em outros dispositivos Android para sincronizar o seu desenvolvimento nos jogos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Carlos
    2016-11-17T18:13:59

    olá, isso só funciona na plataforma android, ou funciona para windows phone também?

  • Felipe Guedes
    2016-05-26T10:00:52  

    não corre o risco de dados antigos sobrescreverem dados mais atuais? o programa sempre prioiriza os dados mais recentes?

    recentes

    populares

    • Felipe Guedes
      2016-05-26T10:00:52  

      Felipe, estou executando este tutorial neste momento. Pelo que entendi, o programa sempre salva os dados mais recentes, mas se um dos aparelhos "perde" a hora, pode zicar tudo D: Não utilize a função bi direcional, apenas mude entre a pasta do seu smart local para o outro dispositivo desejado, após faça o contrário e seus dados estarão sempre à salvo.

  • Edvard Jordan
    2015-07-08T01:53:41

    Quero a sua ajuda por favor, por que no meu celular não aparece quase nada disso.