Internet

30/01/2014 08h05 - Atualizado em 17/03/2014 13h07

Como usar o OneNote para organizar as tarefas domésticas

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O OneNote é uma poderosa ferramenta de anotações do pacote Office, muito usada em âmbito empresarial e escolar – aliás, como a maioria dos softwares de escritório da Microsoft. Mas, você sabia que ela também pode oferecer recursos interessantes para uso doméstico? Veja este tutorial e aprenda a organizar as tarefas domésticas com este serviço.

Como comprar um computador all-in-one? Confira dicas do TechTudo

Com design limpo e ferramentas úteis, OneNote é excelente opção para organizar as informações domésticas (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Com design limpo e ferramentas úteis, OneNote é excelente opção para organizar as informações domésticas (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Com design limpo e ferramentas úteis, OneNote é excelente opção para organizar as informações domésticas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Desde listas de supermercado, passando por senhas de redes Wi-Fi até informações sobre as contas da casa, confira dicas interessantes de como fazer o OneNote e suas soluções para PC e mobile trabalharem em prol de um lar mais organizado. Você vai ver que, em pouco tempo, você conseguirá deixar sua família muito mais eficiente e ciente do que precisa ser feito dentro de casa.

Listas de tarefas

Uma das maneiras mais corriqueiras e eficientes de usar o OneNote em casa é como uma lista universal de todas as tarefas a serem feitas – sempre há muitas delas, especialmente quando há muita gente morando junto, ou quando a casa é grande.

A dica para não se perder e manter o controle da situação é organizar em grupos: por pessoa, por cômodo da casa, por frequência. Crie uma seção intitulada ‘Tarefas gerais’ e, em seguida, inclua páginas com os nomes dos integrantes da família, preenchendo com os itens em uma lista com checkboxes, assim você pode marcar e desmarcar toda semana.

Organize as tarefas por pessoa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Organize as tarefas por pessoa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Outra maneira importante de manter as coisas organizadas é agrupar tarefas por cômodo. Assim, ninguém – principalmente crianças – vai poder dizer que não sabe arrumar a cozinha, por exemplo.

Compras e receitas

O OneNote pode também servir para você organizar a lista de compras para abastecer a dispensa e, de quebra, armazenar as receitas mais comuns de serem feitas em casa – ou aquelas que alguém inventou e todo mundo gosta.

Seguindo o mesmo esquema anterior, crie agora um bloco notas para suas compras e insira os itens que sua família costuma comprar todos os meses, mesmo aqueles com uma frequência mais baixa. Uma forma boa de fazer é separando por tipo de produto, assim fica fácil se localizar e dividir tarefas no supermercado usando o app do OneNote para iPhone, Android e Windows Phone.

Usando um método de marcação inversa, deixe marcado somente o que você vai precisar, desmarcando à medida que os produtos forem comprados. Assim, você pode criar listas bem rápidas somente com o que é necessário comprar na hora, sem precisar criar novas listas em todas as compras.

Já para suas receitas, usando um bloco específico você pode criar quantas páginas quiser com o preparo de suas invenções na cozinha, mantendo tudo sempre à mão quando convidados para jantar requererem algo mais rebuscado e diferente.

Mantenha informações básicas acessíveis a todos

Outra forma interessante de fazer o OneNote trabalhar para você e sua família é usando-o para guardar todo tipo de informação que, normalmente, estão só na memória de alguns membros ou espalhadas por vários blocos de anotações físicos.

Crie um bloco no OneNote com páginas separadas por temas como senhas Wi-Fi, dados de cartões de fidelidade, vencimento de contas, informações sobre o carro, planos de saúde, dicas de informática que só o mais antenado sabe ou aniversário de parentes.

Você então só precisa escolher a melhor maneira de apresentar tudo – com imagens, calendários, lista de tarefas, listas comuns ou texto – e deixar cada página com o título mais fácil de entender.

De maneira geral, aliás, você pode incluir aí qualquer informação que julga importante, dependendo do perfil de sua família, como seus hobbies prediletos. Seja algo sobre o clube, o time de futebol, a escola dos filhos ou a igreja, há sempre muita informação sobre a família que precisa ser organizada para que ela seja acessível a qualquer momento.

Há, claro, outras ferramentas capazes de fazer exatamente isso que o OneNote faz. Porém, sua vantagem é que está presente em qualquer computador com Windows, que são maioria nos lares brasileiros. Somado à suas versões para Windows 8, Windows Phone, iPhone e Android, ele se torna, portanto, um importante aliado para deixar sua família mais atenta a suas próprias informações – você vai conseguir encontrar utilidade para várias coisas que nem se importava há pouco tempo.

Via Microsoft

OneNote está disponível para Android? Confira no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares