Notebook

28/01/2014 12h18 - Atualizado em 14/02/2014 14h36

Confira dicas para diminuir problemas de aquecimento em notebooks

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Contando com uma tecnologia cada vez mais avançada, os notebooks têm apresentado um desempenho praticamente equivalente à performance de desktops, aliado a uma vantajosa mobilidade. Porém, como esses dispositivos são compactos, o superaquecimento de seus componentes internos é um sério risco, especialmente nos casos do processador, da placa de vídeo e do disco rígido.

Como limpar a memória RAM do PC ou notebook

Mãos no laptop (Foto: Pond5)Dicas para não deixar seu notebook muito quente no dia a dia (Foto: Pond5)



Apesar de possuírem velocidade, conexão, processamento e espaço de armazenamento próximos de computadores de gabinete, os notebooks sofrem muito mais com problemas da elevação de temperatura, devido ao pouco espaço para a circulação de seu arrefecimento e para que as ventoinhas consigam resfriar seus hardwares.

Assim, o TechTudo listou uma série de dicas que ajudam a manter os laptops em temperaturas mais adequadas durante sua utilização, permitindo que os aparelhos tenham uma maior sobrevida e menos problemas na refrigeração dos componentes internos.

Passo 1. Evite utilizar seu notebook em superfícies irregulares, pois a saída de ar localiza-se na parte inferior. Desta forma, utilizar o aparelho sobre as pernas, almofadas ou cobertores poderá obstruir o seu sistema de arrefecimento e limitar a circulação de ar, contribuindo bastante para o superaquecimento de seu hardware.

Procure utilizar seu notebook em superfícies planas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Utilize seu notebook em superfícies planas (Foto: Daniel Ribeiro)

Passo 2. Utilize o notebook em locais arejados e limpos, evitando locais com a incidência direta do sol e com muita poeira ou outras partículas, como areia, pólen, serragem, etc., pois estas substâncias podem entrar na estrutura de refrigeração do computador e dificultar, ou mesmo impedir, a dissipação do calor.

Procure usar o laptop em lugares frescos, limpos e bem ventilados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Procure usar o laptop em lugares frescos, limpos e bem ventilados (Foto: Daniel Ribeiro)

Passo 3. Cole pés adesivos ou aparadores na parte inferior de seu laptop, melhorando a circulação de ar sobre o seu sistema de refrigeração e evitando a obstrução de suas saídas de ar. Também é possível utilizar materiais de escritório, como blocos de Post-it para servirem como suporte para o notebook.

Coloque calços em seu notebook para facilitar a circulação de ar sobre sua refrigeração (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Coloque calços em seu notebook para facilitar a circulação de ar (Foto: Daniel Ribeiro)

Passo 4. Faça uso de suportes especificamente desenhados para o notebook, mantendo o computador em uma plataforma forma fixa e elevada que contribuirá para o seu arrefecimento, podendo também ser regulada para que a tela fique aberta de uma maneira mais confortável e ergonômica para o usuário.

Melhore a refrigeração de seu notebook acoplando-o a suportes (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Melhore a refrigeração de seu notebook acoplando-o a suportes (Foto: Daniel Ribeiro)

Passo 5. Utilize uma base com cooler, desenhada especificamente para laptops. Apesar de estes dispositivos terem uma ventoinha mais barulhenta, o seu processo de refrigeração age diretamente sobre a saída de ar do computador, contribuindo ainda mais para que seus componentes internos não superaqueçam.

Coloque um cooler sobre seu laptop (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Coloque um cooler sob seu laptop para melhor a refrigeração do aparelho (Foto: Daniel Ribeiro)

Passo 6. Evite ao máximo utilizar o notebook enquanto o cabo de alimentação de sua bateria estiver conectado, pois esse procedimento de recarga aumenta sensivelmente a temperatura do computador quando ligado, contribuindo bastante para um possível superaquecimento.

Não utilize o laptop enquanto sua bateria estiver sendo recarregada (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Não utilize o laptop enquanto sua bateria estiver sendo recarregada (Foto: Daniel Ribeiro)

Passo 7. Preserve melhor o seu laptop reservando o modo de desempenho máximo para atividades que realmente exijam um alto processamento de seu sistema, evitando que aquecimentos aconteçam durante a execução de tarefas simples.

Evite utilizar modos de alto desempenho do computador para atividades corriqueiras (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Evite utilizar modos de alto desempenho do computador para atividades corriqueiras (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 8. Instale em seu notebook programas de monitoramento de sistema, como o HWMonitor e o Intel Desktop Utilities,permitindo que a temperatura de partes de seu hardware seja monitorada e que notificações lhe alertem sobre riscos de superaquecimento.

Utilize programas de monitoramento do sistema (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Utilize programas de monitoramento do sistema (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 9. Procure uma assistência técnica a cada seis meses para fazer uma limpeza completa em seu laptop, livrando-o da poeira acumulada em ventoinhas, saídas de ar e outros componentes internos.

Lembre-se de fazer uma limpeza completa periodicamente (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Limpar periodicamente componentes que acumulam poeira prolonga a vida útil de seu notebook (Foto: Daniel Ribeiro)


Quais as melhores marcas de notebook? Comente em nosso Fórum

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Carvalho
    2014-01-29T13:43:34  

    ta serto

    recentes

    populares

    • Rafael Carvalho
      2014-01-29T13:43:34  

      serto ?

  • Fabiano Souza
    2014-02-06T12:27:15  

    Prefira sempre notebooks que ja venham com Windows Original e sempre coloque anti-vírus pago, uso um que pago R$ 49,00 por ano, pois manter um software pirata também influencia para ele esquentar mais, tenho feito testes nesse sentido.

    recentes

    populares

    • Fabiano Souza
      2014-02-06T12:27:15  

      sem querer defender ninguém, mas o Fabiano está certo, pois a maioria dos vírus estão contidos em programas piratas que por sua vez executam tarefas em segundo plano, sem o consentimento do usuário, aumentando o processamento e consequentemente a temperatura.

    recentes

    populares

    • Fabiano Souza
      2014-02-06T12:27:15  

      Mas Milton, se seu notebook está superaquecendo porque executa muito processamento, mesmo assim está errado. O problema nunca pode ser por "excesso de processamento". O equipamento tem que suportar 100% do processamento, tanto de CPU quanto de GPU, memória e demais discos. Geralmente, uma boa limpeza e troca de pastas térmicas resolve. Uma dica MUITO boa, é o uso de exaustores de AR. Custa em média 40 reais. Ele puxa o ar de dentro para fora do notebook (retira mais rápido o ar quente).