31/01/2014 08h02 - Atualizado em 18/06/2014 11h22

Download lento no Android? Saiba como resolver e baixar apps mais rápido

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Uma rápida olhada nos comentários de qualquer app ou jogo na Google Play, e qualquer um percebe que muitas pessoas enfrentam problema de lentidão ao tentar baixar algo da loja de aplicativos do Google. As causas podem ser das mais variadas, mas há solução. Por isso, antes que você expresse sua frustração nos comentários da Google Play, confira algumas dicas e explicações do que pode estar acontecendo. 

Programa permite instalar aplicativos do Android no computador

- Esclarecimentos sobre downloads lentos na Play Store

Todo jogo, aplicativo, filme ou livro presente na loja Google Play e acessados através do app Play Store ficam armazenados nos servidores do Google. Até mesmo os dados adicionais de jogos muito grandes ficam hospedados nos servidores do gigante de buscas. E com uma excelente taxa de uplink, é muito improvável que eles apresentem lentidão na hora de fornecer algum conteúdo para o seu smartphone ou tablet.

Apps e jogos ficam armazenados no Google, inclusive dados adicionais (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Apps e jogos ficam armazenados no Google, inclusive dados adicionais (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Na maioria dos casos, a causa para lentidão na hora de fazer downloads, pelo smartphone ou tablet com Android, reside no próprio aparelho. As pessoas costumam colocar avaliações negativas nos jogos e apps que demoram para baixar, sem saber que o motivo da lentidão não pode ser resolvido pelo desenvolvedor.

- Motivos para download lentos no Android

Há vários motivos para que o download de um app ou jogo pela Google Play fique lento. Caso esteja sendo realizado pela rede 3G, o download pode sofrer com as variações de sinal e quedas de serviço. Caso você esteja se locomovendo de carro, ônibus ou metrô, a cada mudança de torre de transmissão, o sinal pode sofrer leves quedas que são muito prejudiciais para um download.

Mas se você está em casa, conectado via Wi-Fi e mesmo assim está experimentando downloads lentos ou algumas desconexões, há outros vários motivos que podem estar causando a lentidão. Veja alguns exemplos: muitos equipamentos utilizando a rede ao mesmo tempo; roteador de baixa qualidade; distância entre o seu smartphone e o roteador; muitos apps utilizando a rede no seu dispositivo; ou configuração do Android limitando a conexão.

Dá para remover o "visto pela última vez" do WhatsApp? Descubra no Fórum

- Dicas para deixar o download de aplicativos mais rápido

Pressupondo que esteja tudo certo com sua rede Wi-Fi, não há muitos usuários utilizando a rede e seu smartphone ou tablet está próximo ao roteador, o que pode estar acontecendo é que seu dispositivo com Android esteja limitando a conexão com a rede Wi-Fi. Há um menu de configuração da rede Wi-Fi no Android que pode ajudar a melhorar a performance do seu aparelho.

Acessando o menu Wi-Fi Avançado (Reprodução / Dario Coutinho)Acessando o menu Wi-Fi Avançado (Reprodução / Dario Coutinho)

Este menu varia de aparelho para aparelho, mas a partir do Android 4.0, ele normalmente se encontra na opção “Configurar”, submenu “Wi-Fi” e tocando no menu de três pontos, acesse a opção “Avançado”.

Opções padrão do Android podem desativar o Wi-Fi e limitar a conexão (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Opções padrão do Android podem desativar o Wi-Fi e limitar a conexão (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

No menu que ira surgir, toque na opção “Wi-Fi ligado ao desativar da tela” e marque a opção “Sempre”. Ainda neste menu de configuração avançada, toque na opção “Evitar conexões fracas” e deixe desabilitado.

- Evite instalar muitos aplicativos no seu smartphone ou tablet

Smartphones ou tablets com baixo poder de processamento são os que mais sofrem com downloads lentos. Caso já tenha realizado a configuração indicada acima, evite instalar muitos apps no seu dispositivo, principalmente apps de mensageiros instantâneos como Whatsapp, Facebook Messenger, Line e etc. Ao instalar muitos aplicativos que precisem ficar constantemente ficar ativos, o seu aparelho vai ficando cada vez mais lento devido à carga extra de aplicativos e serviços que rodam em background.

Muitos apps instalados podem deixar o download lento em aparelhos com baixo poder de processamento (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Muitos apps instalados podem deixar o download lento em aparelhos com baixo poder de processamento (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Com a carga extra de processamento, o desempenho do smartphone ou tablet como um todo será reduzido e os downloads, por não serem considerados uma tarefa essencial, serão realocados pelo sistema. Eles serão realizados realizados no background, utilizando o mínimo de processamento, o que resulta em downloads muito lentos.

- Desabilitando o WiFi Power Saving Mode

Essa configuração especial pode ser acessada apenas em alguns aparelhos, como os da linha Galaxy, da Samsung. Nela, o usuário digita os comandos *#197328640# ou *#0011# para acessar um menu especial de configurações.

Digite o código no discador para o menu surgir na tela (Foto: Montagem / Dario Coutinho)Digite o código no discador para o menu surgir na tela (Foto: Montagem / Dario Coutinho)

Neste menu, deverá existir a opção Wi-Fi e, ao tocar nela, o usuário irá encontrar “WiFi Power Saving Mode”. Desabilitando essa opção, será possível aumentar o desempenho do acesso a rede Wi-Fi. Entretanto, essa opção aumenta o consumo da bateria.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fábio Otani
    2015-03-22T09:44:01

    Achei a solução da letindão via wi-fi! Basta desativar a permissão de instalação de fontes desconhecidas de aplicativos, no menu segurança do Android, e depois reiniciar.