Internet

14/01/2014 07h55 - Atualizado em 18/06/2014 11h23

Evite programas indesejados durante instalação de downloads gratuitos

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Usuários de Windows tem inúmeros softwares gratuitos disponíveis para download – os chamados freewares, cuja utilização não implica o pagamento de licenças. A maioria desses programas faz um trabalho de forma correta, resolvendo problemas dos usuários sem gerar custo algum. No entanto, muitos deles instalam programas de terceiros na máquina sem o consentimento de quem a utiliza, como forma de monetizar a distribuição do seu download, já que este é gratuito.

Como gerenciar arquivos em quarentena no PC movidos pelo antivírus

Muitos aplicativos gratuitos trazem dor de cabeça ao usuário, como uma infinidade de barras de tarefa e muitos outros programas, cujas notificações de instalação são encobertas. Enganando o usuário, o instalador oferece caixas de diálogo já marcadas aceitando a instalação ou induz o dono da máquina a clicar em "continuar" quando, na verdade, devem negar uma instalação.

Há algumas formas de evitar esse tipo de transtorno, sendo as principais delas ter domínio mínimo de inglês – língua mais usada nos instaladores – e atenção para deixar marcado somente os programas que realmente quer instalar, além de sempre optar pela instalação personalizada dos softwares.

Existem alguns programas que podem te ajudar nessa tarefa ao automatizar este processo, como o Unchecky, o Ninite ou o ESET. Veja como escapar dos "bloatwares" com cada uma das alternativas.

1) Unchecky

Passo 1. Baixe o Unchecky no TechTudo Downloads e instale o software;

Passo 2. Escolha um software gratuito e abra o instalador do freeware desejado;

Passo 3. Ao prosseguir a instalação, repare que, após usar o Unchecky, os checkboxes estão desmarcados automaticamente. Avance a instalação;

Ao instalar um freeware com barras de tarefas ou algo do tipo em conjunto, o Unchecky automaticamente desmarca as opções indesejáveis (Foto: Reprodução) (Foto: Ao instalar um freeware com barras de tarefas ou algo do tipo em conjunto, o Unchecky automaticamente desmarca as opções indesejáveis (Foto: Reprodução))Ao instalar um freeware com barras de tarefas ou algo do tipo em conjunto, o Unchecky automaticamente desmarca as opções indesejáveis (Foto: Reprodução)


2) Ninite

Passo 1. Baixe o Ninite no TechTudo Downloads e instale o software;

Passo 2. Escolha os programas que deseja instalar marcando os boxes correspondentes. Você pode escolher quantos quiser.

Quando tiver terminado, clique em "Get Installer" para baixar todos os instaladores de origem, sem outros programas embutidos.

Escolha quantos freewares quiser e baixe os instaladores sem programas indesejados (Foto: Reprodução)Escolha quantos freewares quiser e baixe os instaladores sem programas indesejados (Foto: Reprodução)

3) ESET Smart Security

Passo 1.Baixe o ESET Smart Security no TechTudo Downloads e instale no seu PC;

Passo 2. Rode o instalador de qualquer freeware à sua escolha;

Passo 3. Avance e finalize a instalação normalmente. Se houver tentativa de instalação de qualquer programa de terceiros, o ESET o excluirá da pasta de arquivos temporários. Assim há chances de que o pedido de instalação deste programa nem apareça na sua tela.

Pronto! Agora você já sabe três formas de escapar de programas indesejados na hora de instalar softwares gratuitos da Internet.

No entanto, nenhum deles consegue ser tão eficiente quanto a atenção do usuário na frente do PC. Por isso, fique sempre alerta para tentativas indesejadas de instalação de bloatware lendo sempre com atenção uma caixa de diálogo antes de marcá-la.

Como formatar o notebook sem o CD de instalação? Veja no Fórum do TechTudo. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedro Augusto
    2014-11-12T18:32:25  

    Sempre tive problemas com isso, principalmente no computador da minha mãe e quando eu vou instalar algo distraído e aceito a instalação do Ask ou do Baidu. Mas aí eu descobri um programa, o PSafe Total Windows, que bloqueia essas porcarias todas, e resolveu o meu problema.

    recentes

    populares

    • Pedro Augusto
      2014-11-12T18:32:25  

      to tentando baixar o ares galaxy. e por duas vezes encheu meu pc de coisas q pra remover foi terrível