22/01/2014 09h00 - Atualizado em 22/01/2014 09h00

Fifa 14: aprenda a fazer os dribles mais efetivos do jogo

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

Fifa 14 tem uma enorme variedade de dribles, fintas e firulas que podem ser usadas para passar pelos adversários ou simplesmente provocá-los. A grande maioria dos movimentos são executados pela alavanca analógica direita, mas nem todos são exatamente eficientes quando o assunto é deixar os zagueiros comendo poeira. Confira os melhores dribles e saiba como aplicá-los.

Leia o review completo do Fifa 14

Fifa 14 (Foto: Divulgação)Fifa 14 (Foto: Divulgação)



Corte simples


Um dos mais básicos, o corte já faz sucesso desde versões muito mais antigas do game. O drible pode ser usado em todos os lugares do campo e por todos os jogadores, e funciona bem para enganar os adversários.

Para fazer um corte, pressione o botão de chute e depois, rapidamente, o de passe. Também é possível direcionar o corte segurando o analógico esquerdo para o lado desejado. Para usar o corte no seu campo defensivo, pressione o botão de passe longo, e logo após o botão de passe.

Pedalada

A clássica pedalada também faz parte do cardápio de dribles de Fifa. Ela pode ser usada para provocar ou enganar adversários, sendo executada com o jogador parado ou em movimento.

Com o jogador parado ou correndo, mova o analógico direito para um dos lados do jogador, e então para a frente (dependendo do posicionamento do atleta). Cada “meia lua” resultará em uma pedalada. Enquanto pedala, é possível escolher um dos lados e correr para ele, deixando o adversário para trás.

Jogadores com duas ou mais estrelas de drible conseguem realizar o drible, que pode ser feito em qualquer região do campo.

Giro 360

Característico de craques como Zidane e Ronaldinho, o giro é extremamente efetivo quando realizado na hora certa. A finta funciona em todo o campo, podendo ser usada por jogadores com três ou mais estrelas de drible.

Para acertar um giro 360, mova o analógico direito em direção às costas do jogador, e depois gire-o completamente para um dos lados. É importante que o giro seja feito em direção ao pé oposto do defensor, que ficará sem opções.

Finta de calcanhar

A finta de calcanhar é um drible extremamente rápido, podendo ser usado por jogadores parados ou em movimento. Essa é uma ótima opção para atletas com boa arrancada e pelo menos três estrelas de drible, que conseguirão passar facilmente pelos oponentes.

Para usar a finta, toque o analógico direito para a frente e depois para trás rapidamente (de acordo com o posicionamento do atleta). Após o uso, será necessário correr para pegar a bola, então mantenha o gatilho de corrida e o analógico esquerdo prontos.

Chute no vácuo

Popularizado por aqui pelo chileno Valdivia, o chute no vácuo serve principalmente para provocar os rivais, tanto no ataque quanto no defesa. O drible pode ser realizado por qualquer jogador, e em qualquer região do gramado.

Para usar o drible é necessário que o jogador esteja totalmente parado (pressione L1 ou LB). Com o jogador pronto, segure o gatilho modificador (L2 ou LT), pressione o botão de chute e então o de passe. Caso o jogador esteja no seu campo defensivo, troque o botão de chute pelo de passe longo.

Lambreta/Carretilha

A lambreta, ou carretilha, é um dos dribles mais ousados e bonitos do game. Ele pode ser usado por jogadores com pelo menos quatro estrelas de drible, e funciona muito bem quando é necessário driblar apenas um jogador, incluindo o goleiro.

Para usar o drible, toque o analógico direito para trás, e então duas vezes para a frente (de acordo com o posicionamento do jogador). Caso executado com sucesso, o jogador aplicará um chapéu no adversário. Vale lembrar que será necessário correr para resgatar a bola após o drible.

Corte de letra

O corte de letra talvez seja o drible mais útil do jogo, já que tem a capacidade de deixar múltiplos rivais pra trás. Ele pode ser desferido por jogadores com pelo menos quatro estrelas de drible, preferencialmente velozes.

Para usar o corte é necessário estar andando ou correndo com o jogador. Com o gatilho modificador (L2 ou LT) pressionado, aperte o botão de chute, e então o de passe, ao mesmo tempo em que seleciona o lado do drible com o analógico esquerdo. O drible é ideal para mudar rapidamente de direção, podendo ser muito eficaz nas laterais e linha de fundo.

Finta

A finta apareceu pela primeira vez justamente no Fifa 14, e já é um dos dribles favoritos dos jogadores marrentos e provocadores. O movimento é inspirado em atletas habilidosos como Cristiano Ronaldo e Neymar, mas pode ser usado por todos os jogadores.

Para usar a finta, simplesmente mantenha L1 ou LB (Playstation e Xbox) pressionado. O movimento deve atrair a marcação de um ou mais defensores para o jogador, liberando espaço para o companheiro receber um bom passe.

Letra falsa

Drible característico do brasileiro Robinho, a letra falsa é um movimento bonito e eficiente, especialmente em jogadas de linha de fundo. Para usá-la, é necessário um jogador com no mínimo cinco estrelas de drible.

Para usar o drible é necessário estar andando ou correndo. Segure o gatilho modificador (L2 ou LT), pressione o botão de chute, e então o de passe, enquanto segura o analógico esquerdo para trás (exatamente a direção oposta do movimento do jogador).

O drible deve enganar os defensores próximos, que aguardavam por um passe de letra. Isso abrirá espaço para um bom cruzamento ou até um eventual chute cruzado.

Giro McGeady

Batizado em homenagem ao habilidoso irlandês, o giro é um belo drible que funciona muito bem nas mais diversas situações. Para usá-lo é necessário um atleta com pelo menos quatro estrelas de drible.

Para usar o giro é fácil. Com o jogador em movimento, toque o analógico direito para a frente, e então para um dos lados (de acordo com a posição do jogador). Isso fará com que o atleta gire rapidamente sem perder velocidade, encontrando espaço para seguir em frente.

FIFA 14 ou PES 2014, já decidiu qual o seu favorito? Visite o Fórum do TechTudo e comente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Diniz
    2014-01-22T16:21:26  

    Quando falei que não podemos levar em consideração a opinião de uma pagina vinculada a um patrocinador da franquia... Muitos me xingaram... Fica evidente a diferença de matérias entre FIFA e PES... Nas matérias de PES só falam de BUGs e problemas, já as sobre FIFA é sempre dribles de inovações (mesmo sem praticamente nenhuma inovação)... Ou seja: A EA se preocupa mais em investir para alguém denegrir a concorrente do que para melhorar seu próprio produto... Esse TechTudo (Globo) não tem moral para opinar sobre jogos já faz tempo.... Obs: O FIFA 14 é melhor...

    recentes

    populares

    • Rafael Diniz
      2014-01-22T16:21:26  

      Falou, falou, falou, falou pra no final dizer que FIFA é melhor..

    recentes

    populares

    • Rafael Diniz
      2014-01-22T16:21:26  

      kkkkkkkk né?!

  • Souza Silva
    2014-02-01T00:04:44

    o pes é tao ruim que nem tem noticia por isso esse mlk que joga ps2 fica falando que pes e melhor que fifa.quando voces compra um xbox ou ps3 voces vai ve oque e futebol de verdade

  • Luis Felipe
    2014-01-22T22:57:13  

    Fifa Muito Melhor q o PES ,Pes é Jogo de Criança q n sabe jogar futebol a coisa mais facil e fazer gol no pes no Fifa e mais real

    recentes

    populares

    • Luis Felipe
      2014-01-22T22:57:13  

      Sempre preferi o PES, mas o PES 2014 foi a maior desgraça que fizeram com o futebol, jogo fifa a 1 mês e já me adaptei 90% ao jogo, hoje posso admitir, fifa é muito melhor que PES. Quanto a dificuldade de fazer gol, quando pega os macetes fica facil fazer gol no fifa.

  • Léo Brito
    2014-04-17T12:34:23

    muito bom vlw ajudou dms

  • Brunowll
    2014-03-12T04:11:46

    Muito bom! Ajudou Muitooooo! Obrigado.

  • Vinicius Souza
    2014-01-23T09:51:12  

    Sou adepto das firulas, mas somente quando jogo com meus amigos. Durante partidas de temporadas e copas prefiro jogar simples mesmo. Acho válido todo fifeiro praticar esses dribles e jogadas, pois deixa o jogo mais emocionante e divertido, principalmente em roda de amigos.

    recentes

    populares

    • Vinicius Souza
      2014-01-23T09:51:12  

      Jogar simples é sem dúvida mais eficiente, porém em alguns momentos é necessário um drible de efeito pra passar de uma forte marcação.

  • Ricardo Pinto
    2014-01-23T09:28:21

    Conheço estes dribles, é muito bom quando está ganhando e quer passar o tempo pra não correr riscos. Agora quando isso acontece com o adversário dá uma raiva danada. kkkk

  • Saulo Nogueira
    2014-01-23T02:25:19  

    Vivo de firula não, vivo de vitórias no fifa, dou sempre risada quando no começo do jogo alguém fica fazendo firula, deixo o cara brincar kkkkkkk, já sei o placar final do jogo mesmo, 3 do Ibra sempre =D/////////////

    recentes

    populares

    • Saulo Nogueira
      2014-01-23T02:25:19  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk né..

    recentes

    populares

    • Saulo Nogueira
      2014-01-23T02:25:19  

      Já deve ter tomado muito drible humilhante. kkk

  • Saulo Nogueira
    2014-01-23T02:24:05

    Vivo de firula não, vivo de vitórias no fifa, dou sempre risada quando no começo do jogo alguém fica fazendo firula, deixo o cara brincar kkkkkkk, já sei o placar final do jogo mesmo, 3 do Ibra sempre.......

  • Saulo Nogueira
    2014-01-23T02:23:18

    Vivo de firula não, vivo de vitórias no fifa, dou sempre risada quando no começo do jogo alguém fica fazendo firula, deixo o cara brincar kkkkkkk, já sei o placar final do jogo mesmo, 3 do Ibra sempre =D...

  • Saulo Nogueira
    2014-01-23T02:22:43

    Vivo de firula não, vivo de vitórias no fifa, dou sempre risada quando no começo do jogo alguém fica fazendo firula, deixo o cara brincar kkkkkkk, já sei o placar final do jogo mesmo, 3 do Ibra sempre =D.

  • Saulo Nogueira
    2014-01-23T02:22:01

    Vivo de firula não, vivo de vitórias no fifa, dou sempre risada quando no começo do jogo alguém fica fazendo firula, deixo o cara brincar kkkkkkk, já sei o placar final do jogo mesmo, 3 do Ibra sempre =D

  • Jorge Lopes
    2014-01-23T01:18:56

    fifa é ANIMAL, real demais, eu que jogo com tudo setado no MANUAL fica muito real

  • Jonnathan Alencar
    2014-01-23T00:30:34

    Fifa - o melhor.

  • Vitor Vieira
    2014-01-22T14:38:14  

    Quando essa parada do Handicap acabar eu vou achar esse jogo melhor até do que The Last of Us,mas com isso fica dificil achar melhor que outro jogo,só ganha do Pes por ser do mesmo genero,EA pior empresa mesmo,cria um servidor dos melhores que já vi pro BF que comigo nunca travou ou me tirou da sala,e no Fifa quando estou jogando o ultimo jogo de titulo do modo temporadas inventam do servidor EA cair,lamentavel,gostaria de melhoras só nessas partes

    recentes

    populares

    • Vitor Vieira
      2014-01-22T14:38:14  

      Vai aprender a jogar Fifa14 seu nub, éo melhor de todos!! Bf3 lixo nunca funcionou comigo direito, Origin lixo, mas jogo sensacional!!

  • Alex Ricardo
    2014-01-22T20:48:24

    SERA ,QUE TEM ALGUEM MELHOR Q EU QUE JOGO NO ESTRELA?....O PES E FUI CAMPEAO 5 VEZES DE TUDO COM O REAL MADRID!!

  • Rafael Diniz
    2014-01-22T16:24:23

    Não pode falar que essa pagina é extremamente tendenciosa? Aí não publicam meu comentário?

  • Renan Leão
    2014-01-22T17:29:51

    Me ajudou obrigado!

  • Rafael Diniz
    2014-01-22T16:19:54

    Quando falei que não podemos levar em consideração a opinião de uma pagina vinculada a um patrocinador da franquia... Muitos me xingaram... Fica evidente a diferença de matérias entre FIFA e PES... Nas matérias de PES só falam de BUGs e problemas, já as sobre FIFA é sempre dribles de inovações (mesmo sem praticamente nenhuma inovação)... Ou seja: A EA se preocupa mais em investir para alguém denegrir a concorrente do que para melhorar seu próprio produto... Esse TechTudo (Globo) não tem moral para opinar sobre jogos já faz tempo.... Obs: O FIFA 14 é melhor....