24/01/2014 14h40 - Atualizado em 24/01/2014 14h46

Final Fantasy 14 A Realm Reborn: saiba como jogar o aclamado RPG online

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Final Fantasy XIV: A Realm Reborn é um dos melhores MMORPGs da atualidade onde a produtora Square Enix deu a volta por cima em seu primeiro lançamento e deixou o jogo com muito conteúdo e personalidade. Apesar de ser bem divertido e completo, o jogo ainda é bem complexo e com muitos sistemas e duas versões diferentes. Então aqui vão algumas dicas para você se dar bem nesse enorme mundo de Eorzea e não perder nenhum detalhe nas aventuras desse Final Fantasy online.

Confira também o review de Final Fantasy 14: A Realm Reborn

Final Fantasy 14: A Realm Reborn (Foto: Divulgação)Final Fantasy 14: A Realm Reborn (Foto: Divulgação)

Comandos do jogo

Apesar de parecidos, os comandos são um pouco diferentes entre as versões de Final Fantasy XIV para PS3 e PC, mas ambas permitem o uso de gamepad e um sistema único de combate com a chamada Cross Hotbar. Ao apertar os botões R2 e L2, o jogador por escolher as skills ou itens em até 12 espaços na barra que aparece dividida em duas partes, usando os botões do gamepad do PS3 e seus direcionais para escolher e combinar ataques. São 8 diferentes barras que podem ser trocadas com o botão R1.

Comandos do jogo na interface de Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação)Comandos do jogo na interface de Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação)


Na versão para PC, o jogador tem a mesma opção de utilizar a Cross Hotbar, mas jogando com mouse e teclado usando W, A, S e D como os direcionais, com a possibilidade de ter diferentes barras simultaneamente na tela. A versão para PC permite o uso de gamepad com os mesmos comandos para a versão de PS3, mas com a funcionalidade do teclado e permitindo o uso de mouse ao mesmo tempo.

Interface do jogador

A interface é composta por uma barra na parte inferior com o log de mensagens, onde é possível iniciar conversas, obter informações de batalha, eventos e conversar de forma pública ou privada com outros personagens, sua Party ou ler diálogos de quests. Ao lado direito fica localizada a Cross Hotbar com ataques e itens selecionados pelo jogador. Abaixo dela ficam os principais dados do personagem; seu level, informações de HP, MP, TP e pontos de experiência. Durante as batalhas é possível obter informações dos inimigos na parte superior da tela, com dados de level, HP, buffs ou debuffs.

A interface do jogador em Final Fantasy 14 tem muitas informações (Foto: Divulgação)A interface do jogador em Final Fantasy 14 tem muitas informações (Foto: Divulgação)

Na versão de PS3, a navegação entre os menus é feita com o botão Start, enquanto a versão de PC possui uma pequena barra de atalho do lado direito da tela que permite um acesso mais rápido às diferentes informações de sistema, HUD, personagem, mapa, lista de amigos, e preferências. Por último, no canto superior direito há um minimapa que interage com a lista de quests logo abaixo, onde é possível se guiar por pontos identificados ou marcar localizações para seguir, além de encontrar eventos especiais.

Criação de personagem

A criação de personagens em Final Fantasy XIV é detalhada com diferentes opções de modificação facial, tonalidades de pele, cortes de cabelo, tamanho, porte físico, acessórios e tatuagens. Após a escolha da aparência do personagem, o jogador pode escolher entre 5 diferentes raças: Hyur, Lalafell, Miqo’te, Roegadyn, Elezen. Sem restrições, cada uma delas pode escolher uma das 8 principais classes: Archer, Conjurer, Lancer, Arcanist, Marauder, Gladiator, Pugilist e Thaumaturge. Cada raça tem características e atributos específicos que desenvolvem melhores desempenhos em determinadas classes.

Criação do personagem em Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação)Criação do personagem em Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação)


Os jogadores devem escolher as crenças de seu personagem, escolhendo um dos Deuses do jogo que lhe darão um pequeno bônus nos atributos elementais, mas nada muito significante. A escolha de classe e não a de raça determina em qual região o personagem começará o jogo, entre as cidades de Gridania, Limsa Lominsa e U’dah.

Evolução do personagem

Após a criação do personagem, ele começará em uma das três cidades principais e precisará realizar quests do cenário principal, de sua classe e extras para ganhar experiência. Há quatro disciplinas básicas, cada uma dividida em várias classes: Disciples of War, Disciples of Magic, Disciples of the Hand e Disciples of the Land. As duas últimas incluem as profissões secundárias que servem para a fabricação de itens e crafting. Elas não podem ser escolhidas inicialmente na criação do personagem, mas podem ser selecionadas após determinada parte do jogo. Os jogadores podem escolher entre: Botanist, Fisher, Miner (Disciples of the Land) e Alchemist, Armorer, Blacksmith, Carpenter, Culinarian, Goldsmith, Leatherworker e Weaver (Disciples of the Hand).

Evolução do personagem em Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação)Evolução do personagem em Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação)


Um único personagem pode experimentar todas classes disponíveis, alternando entre elas apenas mudando de arma. Elas podem ser alteradas a qualquer momento, exceto durante uma batalha. Assim o jogador pode fazer o uso das Cross Skills que são ataques que podem ser usados entre elas. Ao level máximo de 50 é possível ter até dez espaços disponíveis para skills de outras classes.

O jogador também pode evoluir sua classe principal e realizar uma quest para uma especialização chamada Job. O personagem precisa estar no level 30 com a sua principal e level 15 com um secundária exigida dependendo da sua classe. Mas com a evolução, há restrições entre o uso das Cross Skills e diferente dos dez espaços disponíveis, o personagem terá apenas cinco e só poderá cruzar ataques com apenas duas classes relacionadas.

Sistema de PvE (Jogador contra o ambiente)

O jogo tem diferentes sistemas de quests entre as principais, as extras, FATEs e Dungeons. As principais avançam a história principal do jogo que é essencial para desbloquear quests importantes, ganhar mais experiência e obter itens novos. Elas são destacadas com ícones diferentes e terminam e missões especiais com lutas contra chefes e até dungeons. Para enfrentá-las, o jogador precisa se inscrever em um sistema chamado Duty Finder.

Realize os FATEs, eventos que acontecem aleatoriamente no mapa no FF 14 (Foto: Divulgação)Realize os FATEs, eventos que acontecem aleatoriamente no mapa no FF 14 (Foto: Divulgação)


Duty Finder é um sistema de busca que permite que o jogador formar uma Party com outros jogadores, incluindo os de diferentes mundos. Abrindo o localizador ele irá exibir uma lista de dungeons, guildhests, quests e raids. O jogador deve marcar a caixa ao lado do dever desejado e selecionar aderir e será combinado com outros automaticamente. O jogador pode continuar livremente suas aventuras enquanto suas partidas estão sendo montadas.

Além disso, os personagens podem realizar FATEs (Full Active Time Events), eventos que acontecem aleatoriamente no mapa e ficam ativos até que seu tempo termine ou que sejam completados. São missões com diversos objetivos, desde derrotar outras criaturas, enfrentar chefes menores e recolher itens e podem ser realizadas por múltiplos jogadores, com ganho de experiência e dinheiro.

Venda e troca de itens

O sistema de venda e economia do jogo é feito através de Retainers, NPCs que realizam vendas e leilões para os jogadores. Eles são desbloqueados no level 17 a partir de uma quest e tem uma aparência personalizada e apelido, construído na interface do criador de personagens.

Sistema de venda e troca no Final Fantasy 14 é bom (Foto: Divulgação)Sistema de venda e troca no Final Fantasy 14 é bom (Foto: Divulgação)


Uma vez que você o construiu, ele ou ela pode ser colocado na cidade. Você pode invocá-los nas áreas de comercio. Seus Retainers tem até sete tabelas para estocar itens cada um pode manter até 20 casas de leilões. É possível colocar ordens de venda e compra, já que podem armazenar dinheiro, e cada cidade possui uma taxa de impostos.

Mascotes e montarias

O sistema de Pets permite que os jogadores tenham mascotes, montarias e pequenas criaturas chamadas de Minions. São miniaturas que são apenas companhias que seguem o jogador e podem ser colecionados em eventos, comprados ou quests especiais.

Montaria Chocobo é ótima opção em Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação)Montaria Chocobo é ótima opção em Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação)


O principal mascote do jogo é o seu Chocobo, que serve como transporte e pode ser treinado para atacar, usar magias, administrar dano e até mesmo curar o seu personagem. O Chocobo pode usar armaduras e equipamentos especiais que melhoram sua resistência e possuem skills próprias e level que precisam ser treinados pelo jogador. Outros tipos de montaria podem ser coletados durante o jogo como Unicórnios, Courl e outras criaturas.

Free Company

As guildas e clãs dentro do jogo são chamadas de Free Companies e cada jogador pode criar a sua própria ao chegar em determinada parte do jogo. Chegando ao level 25 o personagem precisa falar com um dos administradores da Free Company em uma das cidades principais e escolher a opção para fundar uma. Assim que escolher um nome e uma imagem precisa adquirir três assinaturas de outros jogadores e pagar 15 mil gil. Após fundada, o jogador pode começar a convidar outros personagens.

Cada  jogador pode criar a sua própria guilda em Free Companies de Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação)Cada jogador pode criar a sua própria guilda em Free Companies de Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação)


Dentro da guilda, cada personagem terá um ranking diferente, podendo evoluir entre cinco diferentes níveis. Quanto maior o nível, mais alto os bônus e itens que este jogador pode adquirir. O fundador da guilda será o mestra com o ranking mais alto e pode promover outros jogadores.

Os personagens também precisarão escolher entre uma das três Grand Companies do jogo para completar uma das quests principais, cada uma situadas nas principais cidades do jogo. O jogador precisa escolher entre The Immortal Flames, The Maelstrom e The Order of the Twin Adder e realizer Guildquests para ganhar Seals que disponibilizam a compra de itens disponíveis apenas na guilda, como o seu Chocobo. Nas Grand Companies, o jogador também pode subir de ranking, liberando novos itens.

Sistema de combate

O sistema de combate consiste em um sistema de combos, com skills que se completam se usadas uma seguida da outra. Isso além das combinações que possibilitam o jogador reduzirem as fraquezas naturais das suas classes, sem ter que depender tanto de itens ou outros personagens. Usando determinadas skills em certa ordem ou posição os personagens podem ativar esses combos com um bom adicional de danos e efeitos, abrindo possibilidades para estratégias diferentes.

O sistema de combate de Final Fantasy 14 consiste em combos (Foto: Divulgação)O sistema de combate de Final Fantasy 14 consiste em combos (Foto: Divulgação)


Outro sistema foi implementado durante as Party, que permitem que os jogadores combinem suas forças em Dungeons ou eventos especiais. Além dos personagens combinarem suas habilidades para melhorar seus ataques e atributos naturais, equipes com quatro ou mais jogadores tem a acesso a uma barra de limite que é preenchida ao atacar inimigos ou curar seus companheiros. Quando é carregada completamente, o jogador pode ativar, "quebrar o limite" e utilizar ataques especiais determinados pelo jogador que iniciá-lo.

Na sua opinião, qual é a melhor saga? Final Fantasy ou Dragon Quest? Opine no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Duarte
    2014-01-31T02:28:15

    Só não adquiri esse jogo por causa das mensalidades, se o server fosse FREE, ai eu iria me deleitar...

  • Rafael Cruzeiro
    2014-01-24T18:26:49

    Não falou que o jogo exige uma assinatura mensal para ser jogado. Serve de adendo àqueles que tem interesse no jogo mas ainda não o conhecem bem.