Celular

22/01/2014 07h41 - Atualizado em 22/01/2014 14h09

Galaxy S3 mini falso? Descubra se o seu aparelho é original

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Réplicas de celulares - também conhecidos como "xing-lings" - ainda são muito vendidos no Brasil. Eles atraem consumidores pelo baixo preço e pelo design ‘inspirado’ em smartphones de marca, além da promessa de um hardware decente. Dependendo do modelo desejado, entretanto, é relativamente fácil confundir uma cópia de um original. E um dos campeões de imitação é o Galaxy S3 Mini, da Samsung.

Explore mais do seu smartphone: 10 coisas que o seu telefone pode fazer e você não sabia

Veja dicas e saiba se seu S3 Mini é original da Samsung (Foto: Marlon Câmara/TechTudo) (Foto: Veja dicas e saiba se seu S3 Mini é original da Samsung (Foto: Marlon Câmara/TechTudo))Veja dicas e saiba se seu Galaxy S3 Mini é original da Samsung (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Se você não comprou o seu telefone em uma loja confiável ou não tem certeza se o seu smartphone Galaxy não é original, siga este tutorial. O TechTudo separou algumas dicas simples para você ter certeza se o seu aparelho é ou não original. De maneira geral, os conselhos valem para qualquer smartphone rodando Android.

- Confirme o modelo

Uma das maneiras de verificar a originalidade do aparelho é comparando os códigos referentes ao modelo e a versão do Android com as numerações corretas. Para conferir:

Passo 1. Acesse as configurações do seu aparelho e role até encontrar a opção ‘Sobre o dispositivo’. 

Abra a opção marcada (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Abra a opção marcada (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Vá até o menu de Configurações (ou Ajustes) e abra a opção marcada (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 2. Verifique os campos "Número do modelo", que deve mostrar GT–I8190, e "Versão Android", que deve ser igual a última versão lançada pela Samsung para o smartphone (você nunca achará Galaxy S3 rodando o Android 2.2, por exemplo). Vale a pena ficar atento também à "Versão de banda de base", já que todas as basebands originais começam com "I8190" (no modelo testado, o valor foi I8190XXAMG4, mas é possível que haja variações no final, por conta das otimizações das outras operadoras).

Verifique se os números do seu aparelho conferem com o original (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Verifique se os números do seu aparelho conferem com o original (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Verifique se os números do seu aparelho conferem com o original (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Procure pelo selo da Anatel

Nenhuma réplica ou xing-ling vendido no Brasil é homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. Por isso, se você quer saber se seu telefone é original, vale também procurar pelo selo da instituição na carcaça. Basta abrir a tampa traseira do seu aparelho e procurar pelo selo na bateria, que conta com um número de referência colocado durante o processo de homologação. Mas atenção: lembre-se de que smartphones comprados no exterior, mesmo que originais, não trazem o selo da Anatel.

Selo da Anatel segue este modelo (Foto: Reprodução/Ececards)Selo da Anatel segue este modelo (Foto: Reprodução/Ececards)


Tente acessar o Samsung Apps


Tente logar no Samsung Apps (Foto: Reproduçao/Paulo Alves) (Foto: Tente logar no Samsung Apps (Foto: Reproduçao/Paulo Alves))Tente logar no Samsung Apps (Foto: Reproduçao/Paulo Alves) (Foto: Tente logar no Samsung Apps (Foto: Reproduçao/Paulo Alves))


No Fórum: 10 coisas que você precisa saber antes de comprar um Notebook

Por último, outra maneira de verificar se seu aparelho original é tentando autenticar o login na loja de aplicativos da Samsung, o Samsung Apps. Aparelhos "xing-lings" podem até ter o ícone do aplicativo, mas nada acontecerá ao tentar abri-lo, pois o app só funciona corretamente se você estiver usando um gadget oficial da Samsung.

Procure o Samsung Apps na sua lista de aplicativos e tente abri-lo. Se você ainda não tiver uma conta, acesse o site da companhia para criar uma e entre no app com suas credenciais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Gama
    2014-01-24T22:25:50  

    Só burro compra celular da Samsung! Os burro de duas patas. hahahaha

    recentes

    populares

    • Alexandre Gama
      2014-01-24T22:25:50  

      hei alexandre gayma só si forseucú

    recentes

    populares

    • Alexandre Gama
      2014-01-24T22:25:50  

      hei alexandre gayma só si forseucú

  • Carlos Santos
    2014-01-23T10:23:17  

    Se todo Samsung Galaxy é um lixo, como posso identificar o lixo original do falso?

    recentes

    populares

    • Carlos Santos
      2014-01-23T10:23:17  

      kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Carlos Santos
      2014-01-23T10:23:17  

      opa caiu

  • Rafael
    2015-03-19T07:53:49

    omeu s3 ele e assim 4.4.4 gt-l9300l

  • Gilmar Costa
    2014-10-18T09:55:47

    não adianta ir no embalo de selo da anatel se até este selo estão falsificando. no mercadolivre ta cheio de baterias falsas xing ling com selo da anatel também falsos.

  • Eric Rodrigues
    2014-01-23T11:49:02  

    Iphone e Galaxy eh tudo modinho, tudo fanboy. O esquema de qualidade é Windoes Phone ;)

    recentes

    populares

    • Eric Rodrigues
      2014-01-23T11:49:02  

      não, não é.

  • Ana Oliveira
    2014-01-22T12:06:20  

    Gente, é muito fácil de saber: Se não tiver o ícone da maçã atrás do aparelho... é falso!

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2014-01-22T12:06:20  

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa ....E ainda tem gente que não entendeu o que vc quis dizer KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. SRN

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2014-01-22T12:06:20  

      Esse meu clone só passa vergonha. Copie minha inteligência e use Android. S3 e Jiayu G2.

  • Averdadedoi
    2014-01-22T11:04:18  

    esses xing ling vem com capacidade pra 8 chips, fora o touchscreen que é um lixo, outra dica é so jogar na parede, se for original, nao importa se é blindado de fibra de carbono, ele vai quebrar, agora se for pirata, quebra a parede!

    recentes

    populares

    • Averdadedoi
      2014-01-22T11:04:18  

      Eu tinha um Galaxy "blindado de fibra de carbono", já que mandei revestir a carcaça dele com adesivo de fibra de carbono (aqui na minha cidade é prática comum) e ele queimou a tela caindo no chão.

  • Sirley Pinto
    2014-01-22T16:27:48  

    O meu é um Gran duos em sua configuração original à mémoria interna e de 8G!!! Quando olhei no celular, mémoria de 4G.

    recentes

    populares

    • Sirley Pinto
      2014-01-22T16:27:48  

      A memória é 8 Gb mesmo, mas o Android com as modificações touchwiz ocupa quase 4 Gb da memória. Mas o seu caso é o de menos. No S4 apenas 8 Gb são disponíveis de 16 porque o firmware dele ocupa praticamente metade da memória.

  • Carlos Santos
    2014-01-22T21:31:16

    Aos usuarios do iphone da apple eles se acham melhor do que qualquer outra marca,vamos lá então qunatos produtos a apple tem no mercado?e a samsung quantos?samsung bate na apple a samsung tem tvs,refrigerador,câmeras,blu-ray,ar condicionado entre outros, enquanto a apple so tem mac,tablet,iphone,e umas outras porcaria que só tem preço,não se compara o tamanho da samsung,sony,lg com o da apple,o iphone é um celular atrazado até hoje está com tela de 4 polegadas nem chegou no full hd ainda sendoa que outras marcas estão caminhando para a resoluação 4k.

  • Rogério Silva
    2014-01-22T11:55:56  

    Os asiáticos são copiadores de olhos puxados! Todo Samsung Galaxy é copia do iPhone. Eles seguem a Lei de Lavoisier Asiática: "Na eletrônica nada se cria, nada se perde, tudo se copia".

    recentes

    populares

    • Rogério Silva
      2014-01-22T11:55:56  

      Fanboy detectado. Parcela um celular 20x para falar que tem um aparelho "TOP" de linha. Pura ilusão. Quer status? Vai trabalhar. E antes que algum fanboy venha me dizer alguma coisa eu tenho um smartphone Galaxy S4 e um IPAD4 pra mim os dois satisfazem o que eu desejo de melhor das duas plataformas. Sem preferências. Sem fanatismo. Samsung ou Apple? Pra mim tanto faz. FATO!

    recentes

    populares

    • Rogério Silva
      2014-01-22T11:55:56  

      Fanboy detectado. Compra um celular de plástico com sistema inseguro Androga para falar que tem um aparelho "Livre". Pura ilusão. Vai estudar. E antes que algum fanboy venha me dizer alguma coisa eu tenho um iPhone 5S de 64GB e um iPad Air, pra mim os dois satisfazem o que eu desejo de melhor do sistema iOS 7.

  • Alexander Battigaglia
    2014-01-23T09:48:45

    Bla Bla Bla de q isso vai mudar a minha vida só tem assunto Fútil...

  • Willian Silva
    2014-01-23T09:25:33

    Coloquei um comentário pertinente, ensinando à todos como verificar a autenticidade do celular e o comentário não aparece, agora comentários das guerras entre fanboys pipocam a cada instante. Vai entender...

  • Robinho Oliveira
    2014-01-23T08:12:11

    Tem outra tambem , se voce tentar rolar as pastas do seu s3 mini com um metal e rolar tambem mostra que ele nao é original.

  • Jumbelino
    2014-01-22T10:32:57  

    SE VC UTILIZA SEU CELULAR APENAS PARA REDES SOCIAIS, WATZAPS E LIGAÇÕES, PREFIRA O XING LING, AGORA SE UTILIZA NO TRABALHO, ABRE PLANILHAS, RECEBE GRANDES EMAILS, COMPRE UM TABLET, UM IMPOSTO A MAIS OU A MENOS NÃO FARA DIFERENÇA NENHUMA PARA ESSE PAÍS QUE NÃO DEVOLVE DE FORMA CORRETA O QUE ARRECADA, TODA MINHA VIDA ANDEI DE FORMA O CORRETA E O QUE CONSEGUI ATÉ AGORA ?

    recentes

    populares

    • Jumbelino
      2014-01-22T10:32:57  

      compro no paraguay o produto original metade do preço que é aqui, e ainda com garantia

    recentes

    populares

    • Jumbelino
      2014-01-22T10:32:57  

      Claro que você deve comprar um "xing-ling", porém vai ter que comprar a cada seis meses, pois é o tempo que essas porcarias duram, garantia? lata de lixo.

  • Carlos Santos
    2014-01-22T21:53:52

    Ha um dia eu vi uma cópia do galaxy s3 samsung escrito com N,e basta deslizar o dedo na tela pra saber a diferença os xing lig nçao tem uma tela touch boa.

  • Ricardo Aquino
    2014-01-22T21:01:34

    o meu foi a appel quem copiou meu celular

  • Renato Silva
    2014-01-22T21:00:43

    Bastava ligar a câmera... nenhuma cópia do s3 tem uma parecida.....simples assim

  • Roosevelt França
    2014-01-22T18:33:56

    é muito fácil de saber se é falso.é só preguntar ao cara da barraca do Paraguai,aí saberá se de fato é original.

  • Wanderson Chiconato
    2014-01-22T10:03:17  

    muito fraca essa matéria. e para quem comprou o celular no exterior, só para notificar não possui selo da anatel

    recentes

    populares

    • Wanderson Chiconato
      2014-01-22T10:03:17  

      Meu caro, réplicas e falsificações são coisas bem diferentes. Nada impede que uma réplica possua esse "selo" original da ANATEL.

    recentes

    populares

    • Wanderson Chiconato
      2014-01-22T10:03:17  

      Esta escrito na matéria isso,,,

  • Carlos Pinto
    2014-01-22T15:45:54

    Comprei o meu semana passada por R$150,00 e o vendedor falou que era original. Agora vou testar.

  • Cláudio Dutra
    2014-01-22T14:06:27

    O jeito mais fácil de descobrir, é o preço. Um S3 ou S4, não sai por menos de 400 nas lojas. A não ser que vc tenha um plano de pós pago bem alto.

  • Carlos Filho
    2014-01-22T10:36:08  

    No meu tem GT-I8190L. É assim mesmo?

    recentes

    populares

    • Carlos Filho
      2014-01-22T10:36:08  

      Sim, essa é uma das variações desse modelo não mencionado na matéria.

    recentes

    populares

    • Carlos Filho
      2014-01-22T10:36:08  

      Valeu André!

  • Fabio Dias
    2014-01-22T13:39:12

    meu xing ling arrebenta esse... kkkk

  • Elias Costa
    2014-01-22T09:34:26  

    se a bateria descarregar em 3 ou 4 horas esse é original da sansung.

    recentes

    populares

    • Elias Costa
      2014-01-22T09:34:26  

      Anderson Silva se você comparar com o Smartphone da Nokia ou de outras grandes empresas, verás que não é apenas os lanterninhas que batem as baterias da samsung. conheço um maluco que comprou o s3 e andava com outra bateria no bolso. e ele nem sabia "usar" o celular direito, era só pra chamadas e sms. mais e então Anderson e a perna vai bem?? rsrs, brincadeira!

    recentes

    populares

    • Elias Costa
      2014-01-22T09:34:26  

      Sou corintiano e te acho um gato!!!

  • Everson Jks.
    2014-01-22T12:40:08

    A principal maneira de saber se qqr aparelho é original é através ds detalhes do IMEI.