26/01/2014 10h18 - Atualizado em 26/01/2014 10h25

Android travando depois de atualizar? Saiba como resolver

Lucas Torres
por
Para o TechTudo

Atualizou seu Android e o smartphone ou tablet passou a travar constantemente? Os culpados pelo problema podem ser os seus aplicativos antigos, não adaptados a versão mais nova do sistema operacional. Neste caso, redefinir o sistema com as configurações de fábrica pode ser uma solução, mas como fazer a formatação sem perder, por exemplo, o recorde do seu jogo favorito?

Neste tutorial do TechTudo você aprenderá a usar o Helium, um aplicativo para fazer backup de seus arquivos de maneira simples e prática. Confira o passo a passo!

Passo 1. Baixe o Helium em seu smartphone ou tablet Android;

Faça o download do Helium (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)Faça o download do Helium (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)


Vale a pena migrar do Android para outro sistema? Opine no fórum do TechTudo!

Passo 2. Depois da instalação, ao abrir o Helium, uma mensagem pedirá que você habilite o aplicativo de transferência dos arquivos por meio de um computador. Clique em "OK" e, em seguida, selecione a opção "Enable USB";

Escolha a opção "Enable USB" para que o Android permita que o Helium seja operado no computador (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)Escolha a opção "Enable USB" para que o Android permita a conexão do Helium ao computador (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)



Passo 3. Em seguida, o app pedirá para que você habilite o modo "Depuração USB". Basta ir às configurações e selecionar o quadrado ao lado da opção. A configuração é necessária para que o Helium consiga operar nas pastas internas do Android. Uma janela pedirá que você confirme a depuração, selecionando "OK".

Pressione "Depuração USB" para permitir que o Helium faça as alterações necessárias no sistema (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)Pressione "Depuração USB" para permitir que o Helium faça as alterações necessárias no Android (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)



Passo 4. Para habilitar o funcionamento do Helium, é necessário baixar e instalar no computador um programa chamado Carbon. Abra-o e conecte o aparelho à máquina por meio do cabo USB. Uma mensagem na tela do seu celular ou tablet mostrará uma mensagem com um código. Clique em "OK". O programa habilita o aparelho automaticamente e sinaliza que o Helium já está pronto para rodar no Android.

Imagem mostra processo para habilitar depuração USB (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)Imagem mostra processo para habilitar o Carbon no seu Android (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)


Passo 5. Depois da confirmação do Carbon, clique em "OK" nas mensagens que aparecerem. Uma delas dirá que seu aparelho já está habilitado e que você já pode desconectar seu celular ou tablet do computador. Entretanto, caso você desligue ou reinicie seu gadget, as etapas de 2 a 4 deverão ser repetidas para que o Helium volte a funcionar (uma vez que o dispositivo voltará ao seu estado original, fora do modo de depuração).

Mensagem mostrará que o aplicativo já está habilitado e que você já pode desconectar o aparelho do computador (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)Mensagem mostrará que o aplicativo já está habilitado e que você já pode desconectar o aparelho do computador (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)



Passo 6. Uma vez habilitado, abra o Helium em seu Android. O aplicativo apresentará duas abas: "Backup" e "Restore and Sync". Na primeira, é possível ver a lista de todos os programas instalados. Basta, então, selecionar o aplicativo com os arquivos de que você deseja fazer backup, pressionando o quadrado disponível à direita do nome da aplicação. Um tique indica os selecionados, que também aparecerão listados na base da tela do Helium.

Observação: o aplicativo Angry Birds não funcionou com o backup do Helium. O motivo pode ser a disponibilização de uma nuvem do próprio app para salvar o progresso. Nesses casos, aconselhamos que você utilize o serviço de armazenamento na nuvem do próprio app.

Selecione os aplicativos que passarão por backup (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)Selecione os aplicativos cujos arquivos passarão por backup (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)


Passo 7. Selecione a opção "App Data Only" para salvar apenas os seus arquivos internos nos aplicativos. Com esse comando, os apps desatualizados - e que podem ser a causa do travamento no Android - não serão salvos, mas apenas os seus arquivos dentro dele.

Em casos como o Angry Birds, entretanto, é interessante desmarcar esta opção, fazendo um novo backup, separadamente, com todos os arquivos deste app. Mas lembre-se: se o app for incompatível com a nova versão do Android, o sistema todo pode voltar a dar problema.

Marque a opção "App Data Only" para salvar somente os arquivos dos aplicativos (Foto: Reprodução/ Lucas Torres) (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)Marque a opção "App Data Only" para salvar somente os arquivos dos aplicativos (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)



Passo 8. Após a seleção dos aplicativos, clique em "Backup". Você deverá escolher onde armazenar os arquivos. O Helium disponibiliza gratuitamente apenas o armazenamento no próprio dispositivo ou no cartão externo. As opções Google Drive e Dropbox só estão disponíveis na versão paga do app.

Escolha o local em que os arquivos de backup serão salvos (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)Escolha o local em que os arquivos de backup serão salvos (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)


Passo 9. O Backup iniciará automaticamente. É necessário apenas aguardar o fim do processo, sem apertar nenhum outro botão.

Mensagem avisa que o backup foi realizado com sucesso (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)Mensagem avisa que o backup foi realizado com sucesso (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)


Passo 10. Feito o backup, se o seu dispositivo não possuir entrada microSD separada, conecte o seu aparelho novamente ao computador e selecione a pasta "Carbon", onde estarão os arquivos de backup. Copie o conteúdo da pasta para seu computador. Se você tiver salvo os arquivos em um cartão de memória externo, é aconselhável retirá-lo antes de formatar o aparelho por completo.

Localize a pasta "Carbon" no computador, após conectar o aparelho via USB (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)Localize a pasta "Carbon" no computador, após conectar o aparelho via USB (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)



Passo 11. Com o backup protegido, abra as configurações do seu Android e escolha a opção "Fazer backup e redefinir".

Pressione a opção em destaque nas configurações do aparelho (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)Pressione a opção em destaque nas configurações do aparelho (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)


Passo 12. Depois de reiniciado, o seu aparelho voltará ao estado de fábrica, zerado. Siga o passo a passo de configurações do Android e, uma vez iniciado, baixe novamente o Helium no seu celular ou tablet.

Passo 13. Repita o processo de habilitação descrito nos passos de 1 a 5. Em seguida, abra novamente a pasta "Carbon" (processo exibido no passo 10) e copie os arquivos que você já havia colocado em seu computador (ou no microSD) dentro da pasta "Carbon" no aparelho (se não tiver, basta criar).

Passo 14. Abra o Helium, mas desta vez selecione a aba "Restore and Sync" e escolha a opção "Internal Storage", caso tenha optado por salvar internamente, ou "External Storage", se o backup estiver no microSD. O app fará uma lista de todos os aplicativos que ainda não estão instalados no seu Android, com base nos arquivos que já estão salvos na pasta dentro do aparelho.

Escolha a opção em destaque, se você salvou os arquivos na memória interna do aparelho (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)Escolha a opção em destaque, se você salvou os arquivos na memória interna do aparelho (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)


Passo 15. Ao selecionar um aplicativo da lista, o Helium vai te direcionar para a página de downloads no Google Play. É necessário apenas selecionar "OK". Repita o processo com todos os aplicativos que você quiser reinstalar para restaurar seus backups.

Marque quais aplicativos você deseja reinstalar (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)Marque quais aplicativos você deseja reinstalar (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)












Passo 16. Depois de baixar o jogo ou aplicativo no Google Play, repita o passo 13 e selecione o aplicativo cujos arquivos deseja restaurar. No nosso teste, usamos o jogo Temple Run 2. Selecione o app e clique no botão "Restore", em seguida, para que os recordes do game sejam resgatados.

Em "Restore and Sync", selecione os aplicativos já instalados que devem ter seus arquivos restaurados no Android (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)Em "Restore and Sync", selecione os aplicativos já instalados que devem ter seus arquivos restaurados no Android (Foto: Reprodução/ Lucas Torres)


Pronto! Você aprendeu a fazer o backup e salvar seus arquivos do Android de forma segura, evitando perder informações com a formatação do seu aparelho.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Laura Marques
    2015-06-18T18:34:34

    eu atualizei o meu pro lollipop recentemente, e começaram a dar vários bugs. mas dei uma limpada com o psafe, e ele normalizou...

  • Rafael Zanao
    2015-02-18T18:51:16

    REDEFINI O MEU CELULAR PIOROU , AGORA TRAVA ATE PARA ACESSAR UMA SIMPLES CONFIGURAÇÃO , ESSE ANDROIS 5.0.2 DESTRUIU MEU MOTO G SEGUNDA GERAÇÃO ...

  • Francisco Campos
    2015-01-23T11:07:43

    eu tenho um celular optimus g E m977, gostaria de saber como faço para destravar ele , pois ele travou quando começou a atualizar o software, e fica reiniciando toda vez que completa 100% ! me ajude por favor!

  • Benedito Barbosa
    2014-01-27T18:32:15

    Como estes jornalistas são cara de pau,quando a matéria é sobre algo positivo eles ilustram a reportagem com um modelo Sansung,mas quando é sobre algo negativo aí não,aí colocam um Sony .não somos burros!!!,tomem mais cuidado pois quando se perde a credibilidade nõ tem como reconquitar!