Jogos de ação

24/01/2014 10h30 - Atualizado em 29/03/2016 11h14

League of Legends: saiba como jogar bem o modo Aram

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

League of Legends é um game online gratuito para PC que tem diversos modos de jogo, entre eles o popular “Aram”. Sua sigla significa “All Random All Mid”, ou seja, “Todos Aleatórios, Todos no Meio”, que traduz como funciona esta modalidade. Nela todos os jogadores têm apenas uma escolha de linha de ataque na base inimiga e não há a possibilidade de escolher seu personagem já que ele é selecionado aleatoriamente. Aprenda mais sobre o Aram com este tutorial.

Leia nosso review completo de League of Legends

League of Legends (Foto: Divulgação)Saiba como jogar bem o modo ARAM de League of Legends (Foto: Divulgação)


Regras gerais

O Aram possui algumas regras gerais dentro e fora da partida. Antes do combate entre as equipes, é preciso se preparar na tela de seleção de personagens. Como citamos, não é possível escolher seu personagem, mas é possível trocá-lo. O jogo seleciona um campeão aleatoriamente para você, mas há outras possibilidades.

Aram tem regras próprias em League of Legends (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Aram tem regras próprias em League of Legends (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Você poderá trocar seu campeão com o de outro jogador, caso não tenha curtido a seleção ou não saiba jogar com ele ainda. Se tiver jogado muitas partidas de Aram, você terá ainda um “rolamento de dado” disponível no botão correspondente e assim outro personagem aleatório será selecionado.

Além disso, Aram tem regras dentro das partidas: não é possível retornar à base ao pressionar o botão “B” no teclado, como ocorre nas partidas normais em Twisted Treeline ou Summoner’s Rift, e você só poderá comprar itens depois que o personagem morrer. É realmente uma outra realidade para jogadores de modos mais tradicionais de League of Legends, mas plenamente adaptável.

Teste de campeões

O modo Aram é um ótimo campo de batalha para o aprendizado. É aqui que somos forçados a controlar campeões que não conhecemos ainda, então é o lugar ideal para passar a conhecê-los e saber como jogar com cada um dos mais de 100 disponíveis no jogo. Por isso, nossa principal dica é: evite trocar de personagens quando o game selecionar um para você.

A seleção de personagens é aleatória em Aram, teste muitos deles (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)A seleção de personagens é aleatória em Aram, teste muitos deles (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Sabemos que pode não ser tão feliz jogar com algum campeão que você não conhece e assim perder a partida facilmente, mas é jogando que se aprende, então é primordial que você teste algumas possibilidades em Aram. Além disso: vale lembrar que este modo seleciona apenas campeões disponíveis entre os personagens que você já comprou e também aqueles que são oferecidos gratuitamente na “gratuidade da semana”, então eles dificilmente serão tão desconhecidos para você.

Trabalho em equipe

Aram é o lugar ideal para treinar também o seu trabalho em equipe em League of Legends. Afinal, você está jogando na mesma linha de ataque onde seus colegas estão, sem divisão de equipe ou de personagens, por isso é preciso saber que todos trabalham em prol do time, e não de seu próprio nível de experiência.

Só com trabalho em equipe você vai chegar à vitória em League of Legends (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Só com trabalho em equipe você vai chegar à vitória em League of Legends (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Sabemos que é importante eliminar bastante inimigos com seu personagem em uma partida normal de League of Legends, assim você ganha mais experiência e sobe de nível ou ganha benefícios mais rapidamente. Porém, em Aram, há algumas pessoas que costumam dizer que “não existe KS”, o termo utilizado para quando alguém “rouba” uma eliminação de você. Nesse modo o que conta é o esforço conjunto para esmagar a equipe adversária, derrubar suas torres e também a base inteira o quanto antes, não importa pelas mãos de quem seja entre seus aliados.

Viradas épicas

Aram é o modo de jogo que mais permite uma virada épica, mas para isso precisamos voltar ao tópico anterior, o trabalho em equipe. Em todas as partidas de League of Legends é primordial que você não brigue com seus colegas de equipe e nem perca o senso de estratégia de um esquadrão, mas em Aram isso se multiplica por 10.

League of Legends pode ter viradas épicas nas partidas (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)League of Legends pode ter viradas épicas nas partidas (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Imagine o seguinte: todos estão em uma mesma linha de ataque, seja você, sua equipe ou seus inimigos. Se há um desfalque, apenas um, a coisa fica complicada para o time que está desfalcado: seja por conta de um jogador brigão que está de birra ou alguém que saiu da partida antes de acabar. Isso normalmente prejudica qualquer embate em League of Legends, mas infinitamente mais no modo Aram.

Pequenas dicas

Jogar Aram é dominar pequenas dicas, algumas tão sutis que muita gente não percebe. Uma delas é a tática de se esconder nos “matinhos” que estão disponíveis na fase Howling Abyss. Eles são muito bons para um ataque surpresa nos inimigos, mas cuidado ao se esconder logo no início de combate. Tente ficar bem no canto, sem entrar totalmente, para não assustar os poros.

Fique atento aos matinhos de Aram (Foto: Divulgação)Fique atento aos "matinhos" de Aram (Foto: Divulgação)

Os poros são criaturinhas que ficam andando pela fase sem fazer mal a ninguém, mas eles podem denunciar sua posição. Se você estiver muito adentro escondido no mato, um poro pode sair de lá e ficar andando pelo meio da fase, isso denuncia que há alguém lá dentro e os inimigos podem tentar um ataque fulminante e diretamente na sua localização.

Fique atento ao mapa de Aram em League of Legends (Foto: Divulgação)Fique atento ao mapa de Aram em League of Legends (Foto: Divulgação)

Outra boa dica em Aram é saber qual é o papel de seu personagem e também selecionar os itens ideais para cada situação com ele na hora da compra. Se não conhecer o campeão e não souber quais itens ele costuma utilizar, compre os que ficam na aba “Recomendado” na loja da sua base.

Como achar códigos do LoL? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe
    2014-10-20T12:40:39

    Outra dica e quem tiver um champion carry, fazer inicialmente dano.

  • Roronoa Zoro
    2014-01-24T11:26:31

    Melhor MOBA da atualidade...