Computadores

09/01/2014 12h04 - Atualizado em 24/04/2014 10h07

Como usar do computador sem medo

Henrique Duarte
por
Para o TechTudo

Entender como seu computador funciona pode estender e muito a vida útil do aparelho. Pequenas dicas podem fazer toda a diferença para manter a máquina leve e trabalhando sem problemas. Listamos abaixo dez dicas bastante úteis que todo usuário de PC deveria conhecer.

Veja também: quebrar o terceiro pino da tomada danifica o computador?

Cuidados gerais com hardware e software

Dentre as principais medidas para esticar a vida útil de seu computador, muitas delas consistem no bom manuseio do PC no dia a dia. Calor e poeira, por exemplo, são dois inimigos da boa saúde das máquinas, e manter o cooler limpo ( veja como limpar seu cooler corretamente ) e um ambiente minimamente fresco evitam que componentes sejam danificados e até mesmo queimados. Veja aqui como monitorar o aquecimento de sua CPU. 

cooler limpoUm cooler limpo ajuda no resfriamento do PC e melhora sua saúde (Foto: Reprodução/ Henrique Duarte)

Remova programas inativos, conferindo a lista de todos os aplicativos instalados no Painel de Controle, na parte Programas e Recursos. Tenha cuidado na hora de sair desinstalando tudo, porque muitos programas já vem instalados na máquina e facilitam a utilização do sistema operacional.

Fique sempre atento a vírus e malwares, mantendo sempre softwares de proteção instalados e atualizados (confira aqui dicas para se proteger dessas ameaças virtuais). Não clique em tudo que aparece nos sites que você acessa, pois alguns links podem ser armadilhas para infectar seu PC.

Como tornar a inicialização do computador mais rápida

Muitas vezes o PC inicia com diversos programas indesejados, aumentando o tempo que se espera até começar a usar o computador. Para corrigir isso, clique no menu iniciar e digite, sem aspas, “msconfig”, selecionando-o logo depois. Uma janela irá abrir, e basta ir na aba Inicialização de Programas e desmarcar os que você prefere que não inicializem automaticamente ao se iniciar o Windows. Tenha a mesma cautela de quando você desinstalar programas, pois, do mesmo modo, podem existir serviços instalados inicialmente na máquina que auxiliam na usabilidade do sistema operacional.

msconfigO comando "msconfig" ajuda a tornar a inicialização do Windows mais rápida (Foto: Reprodução/Henrique Duarte)

Desconfie de programas que prometem melhorar o desempenho do seu PC

Em geral, eles trabalham removendo registros e outros arquivos teoricamente “inúteis”. E podem fazer bem mal ao seu computador, principalmente ao remover um registro que está em uso, porém foi catalogado pelo programa erroneamente como descartável. Para ter segurança na hora de otimizar o desempenho do seu computador, à nível de um usuário comum, utilize o serviço Limpeza de Disco, que se encontra no menu Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema.

Anote a mensagem de erro para depois buscar uma solução 

Quando o computador trava, geralmente ele exibe uma mensagem de erro que é uma espécie de procolo com informações sobre o problema, repleta de números e letras aparentemente sem sentido algum. Anote essa mensagem, ou tire uma print screen da tela se possível, para depois buscar a solução do problema por conta própria na internet ou levar essa mensagem para um técnico de informática.

Happy Hour Virus simula tela azul da morte no Windows (Foto: Reprodução/Happy Hour Virus)A famosa Tela Azul do Windows contém informações sobre o erro (Foto: Reprodução/Henrique Duarte)


Cuidado ao instalar programas

Vários programas lhe dão a opção de instalar complementos, geralmente para o navegador, junto com o aplicativo. Essa é uma maneira que os desenvolvedores arrumaram de ganhar dinheiro com as criações, sem cobrar diretamente do utilizador. O problema é que muitas vezes não sabemos exatamente o que esses complementos fazem, nem se compartilham informações pessoais do usuário e muito menos com quem. Além do grave problema de privacidade, a instalação desses complementos significa mais lixo no seu computador. Então, atente e desmarque opções indesejadas na hora de instalar um novo programa em seu computador.

Faça backup para nunca perder arquivos importantes

Existem arquivos que você não quer perder, sejam fotos, gravações de momentos inesquecíveis ou apenas arquivos. Para assegurar que você terá acesso a eles caso algo de ruim aconteça, realizar um backup, ou uma segunda cópia, (clique aqui para entender melhor o processo) é um ótimo método.

Também é possível realizar o backup de arquivos por meio de um servidor. O upload de arquivos é uma tática recorrente hoje em dia, devido à afirmação e utilização do protocolo cloud ( clique aqui caso você não conheça o termo ) e aos diversos servidores que oferecem um bom espaço para guardar seus arquivos, como o dropbox (veja aqui como utilizar esse serviço). Entretanto, cuidado com o que você joga na rede, evitando dados bancários, de cartões de crédito e fotos muito pessoais.

É possível recuperar arquivos deletados acidentalmente

Caso você tenha removido algum arquivo, como uma foto ou vídeo importante, saiba que ainda assim você pode recuperá-lo do HD. Toda vez que um arquivo é deletado, a informação contida no disco rígido sobre esse arquivo é tratada como passível de ser sobreposta com outra data e, até ser substituída, o arquivo pode ser recuperado. Programas como o Recuva realizam essa tarefa de maneira prática e eficiente mas, mesmo assim, nunca existe a total de certeza que a recuperação será bem sucedida.

recuperar arquivosÉ possível recuperar arquivos mesmo depois de removidos da lixeira. (Foto: Reprodução/Henrique Duarte)

O que fazer quando a internet – principalmente wireless – cair?

Quando o problema está no computador, uma maneira de solucionar a inexistência de conexão com a Internet é ir até o ícone que representa a conexão com a rede, clicar com o botão direito e selecionar Solucionar Problemas. Caso não resolva, vá ao menu Iniciar e, na busca, digite, sem aspas “Executar” ( “run” em inglês). Na nova janela que irá abrir, digite, novamente sem aspas, “cmd” para abrir o prompt de comando do Windows. Na tela preta, digite, sem as aspas, “ip config /renew” e veja se a rede voltou.

Caso nenhum dos dois métodos tenha funcionado, reinicie o modem. Tire-o da tomada ( ou desconecte a fonte ), espere aproximadamente dez segundos e reconecte-o no devido lugar. Reinicie o computador e veja se agora está tudo bem. Problemas na velocidade da conexão também podem ser corrigidos com os métodos descritos acima (teste a velocidade da sua conexão aqui).

Controle o consumo de energia 

Especificar a quantidade de energia que o laptop consome evita algumas situações indesejáveis, como economizar processamento quando estiver conectado na tomada, trabalhar a todo vapor só com a bateria ou entrar em modo de descanso em um momento inoportuno. Para especificar como seu computador deve trabalhar, entre no Painel de Controle e depois vá em Opções de Energia. Já existem várias configurações pré-determinadas de consumo de energia para o laptop, mas, se você quiser criar uma configuração personalizada, clique em Criar Um Plano de Energia. Ao editar um plano existem opções avançadas para uma melhor customização.

"Modo Deus"

Para ter acesso a todas as configurações do Windows de forma prática, existe um “God Mode” disponível, uma espécie de brincadeira da Microsoft que é muito útil. Para realizar o truque, é muito fácil: basta criar uma nova pasta e intitulá-la, sem as aspas, “God Mode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}”. Ao abri-la, você poder alterar diversas configurações do seu computador, além de dispor de ajudas em tópicos importantes, desde “Como conectar um projetor” até configurações de personalização do sistema operacional.

Qual o melhor processador qual-core atualmente? Descubra no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Mey
    2014-01-11T18:47:35  

    Tirar um print screen da tela azul da morte ? Alguém alguma vez já fez isso em qq versão do windows ?? Isso é de propósito ??

    recentes

    populares

    • Jose Mey
      2014-01-11T18:47:35  

      de VM é possível.

    recentes

    populares

    • Jose Mey
      2014-01-11T18:47:35  

      Na verdade está falando para tirar print de algum erro que aconteceu, não necessariamente da Tela Azul, que no caso foi usada para ilustrar um dos possíveis erros que podem acontecer.

  • Ary Molina
    2014-01-09T14:26:51  

    Olhe respeito muito os profissionais de TI, mas meu querido dizer para o usuario dar printscreen em uma tela azul já é demais não? Todos sabemos que se isso acontecer o sistema esta travado, então.... Lamento, mas quem escreveu isso se equivocou. abraço

    recentes

    populares

    • Ary Molina
      2014-01-09T14:26:51  

      E desde quando apontar um erro é falta de humildade? Não confunda as coisas. Falta de humildade é ofender quem erra, simples assim

    recentes

    populares

    • Ary Molina
      2014-01-09T14:26:51  

      Estamos esquecendo que é possível virtualizar o windows, sendo assim possível tirar print screen da tela da vm com tela azul.

  • Rafael Soares
    2014-01-13T13:35:01

    Obrigado TECHTUDO por incentivar os usuários noobs a f.e.r.r.a.r o SO e o hardware. TODOS OS TECNICOS DE PLANTÃO AGRADECEM.

  • Raphael Gimenez
    2014-01-10T10:12:34  

    Tem algumas dicas aí que podem atrapalhar ainda mais a vida dos técnicos. Pode não ser interessante para um leigo saber sobre o msconfig pois pode desativar serviços importantes do SO e depois ter problemas, assim como desinstalar programas por conta própria. Um leigo abrir o computador para limpeza de peças também não acho uma boa opção. Como observação, o comando correto é "ipconfig", junto.

    recentes

    populares

    • Raphael Gimenez
      2014-01-10T10:12:34  

      o ipconfig, é para configurar o modem.

  • Wagner Mansur
    2014-01-10T13:06:26  

    WINDOWS 8 É CONSIDERADO O PIOR SISTEMA OPERACIONAL DE TODOS OS TEMPOS.... CHEGA Á SER PIOR QUE O VISTA E AINDA NÃO ESTÁ TOTALMENTE HOMOLOGADO PARA TRABALHAR COM ÁUDIO PROFISSIONAL

    recentes

    populares

    • Wagner Mansur
      2014-01-10T13:06:26  

      Everson Oliveira NÃO USO SOFTWARES PIRATAS. EU DESENVOLVO APLICATIVOS PARA O W8 E GANHO MEU DINHEIRO DESENVOLVENDO APLICATIVOS PARA MAC OS.

    recentes

    populares

    • Wagner Mansur
      2014-01-10T13:06:26  

      Já era previsto que o Windows 8 seria pior, veja: Windows 98 = excelente Windows ME = péssimo Windows NT = excelente Windows 2000 = péssimo Windows XP = excelente Windows Vista = péssimo Windows 7 = excelente Windows 8 = péssimo Próximo Windows será excelente!! Viu?

  • Wagner Mansur
    2014-01-10T13:07:12  

    WINDOWS 7 64 AINDA É O MELHOR SISTEMA OPERACIONAL DEPOIS DO WINDOWS XP

    recentes

    populares

    • Wagner Mansur
      2014-01-10T13:07:12  

      George Arvanitis Bom não me expliquei corretamente mas dentro de minhas aplicações o W8 dá muito problema. Trabalho com programação tb desde os anos 80 passando por Cobol, Unix, Dos e até o BASIC. O gerenciamento de MEM do W8 não me dá muitas alternativas de configuração e não me deixa muito á vontade para gerenciar memória Expandida que já no caso do W7 ainda consigo um pouco de liberdade. mas tb é uma questão de gosto e aplicação

    recentes

    populares

    • Wagner Mansur
      2014-01-10T13:07:12  

      win 8 é o melhor e contando. grow up!

  • Wagner Mansur
    2014-01-10T13:05:31

    MAC NÃO PEGA VÍRUS !!!!!

  • Wagner Mansur
    2014-01-09T18:17:47  

    AÍ O CARA COMPRA UMA MÁQUINA NUM ÚLTIMO MODELO, ÚLTIMO PROCESSADOR, MUITA MEMÓRIA, MUITO HD.......... MAS CONTINUA SENDO O MESMO E TENTANDO INSTALAR AS MESMAS PORCARIAS DE SEMPRE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK NÃO EXISTE MÁQUINA SUFICIENTEMENTE BOA PARA ESSES MARAVILHOSOS USUÁRIOS ! SE QUER JOGAR UM GAME, COMPRE UM VÍDEO GAME E FIM DE PAPO !

    recentes

    populares

    • Wagner Mansur
      2014-01-09T18:17:47  

      POR ISSO VOLTO Á DIZER....... COMPRE UM VÍDEO GAME !

    recentes

    populares

    • Wagner Mansur
      2014-01-09T18:17:47  

      SÓ MAIS UM DETALHE PREZADOS.... USEI OS GAMES APENAS COMO EXEMPLO PARA A MAIORIA DOS PROBLEMAS OCASIONADOS POR SOFTWARES QUE EXIJAM ALTA PERFORMANCES MAS NÃO PODEMOS DESCARTAR APLICATIVOS QUE GERENCIAM ÁUDIO PROFISSIONAL OU ATÉ MESMO EDIÇÃO, REENDERIZAÇÃO E COMPOSIÇÃO DE IMAGENS !

  • Wagner Mansur
    2014-01-10T12:56:14

    MAC NÃO TEM NENHUMA TELA AZUL.... HOJE EM DIA VC PODE COMPRAR UM MAC BEM BARATO...

  • Joao Santana
    2014-01-09T17:57:28  

    Hahaha sempre assim, tem um bando de usuario noob que nao manja nada, quando vem aqui pedir pra eu tirar virus que pegou no face, ou fui baixar um video e peguei virus....hahaha cobro mesmo, as vezes so em restaurar o sistema para uma data anterior ja basta, faço em 5 minutos cobro 200 reais so pela burrice. Preciso de backup, preciso salvar as fotos da minha filha que ja morreu, etc....sempre as mesmas coisas....dependendo da urgencia 300 reais. Meu HD deu pau, tinha um monte de trabalho da faculdade, e agora?? 400 reais recupero tudo....já era...ta pago!

    recentes

    populares

    • Joao Santana
      2014-01-09T17:57:28  

      Só para vcs terem uma ideia da livre economia. Mudando um pouco de assunto. Quem ai tem ou teve um smartphone e quebrou o vidro/display? Saiba que a tela do seu "Galaxy" custa menos de 50 reais...e o técnico cobra quanto msm? 300? 400? É o preço da peça ou o preço do conhecimento?

    recentes

    populares

    • Joao Santana
      2014-01-09T17:57:28  

      Eduardo Amaral, tenta bater na porta de uma faculdade ou um curso técnico particular, peça compaixão e bom senso nas mensalidades...ninguém está sendo mau carater, você tem o direito de pesquisar o preço...Aí sim vc vai perceber que a diferença entre pagar caro e resolver o seu problema e pagar barato e ter que colocar mais um prato na mesa, pois esse técnico vai morar com vc.

  • Raphael Gimenez
    2014-01-10T10:20:51

    Há dicas não recomendadas para usuários leigos, como por exemplo utilização do utilitário msconfig e a desinstalação de programas. Leigos podem não saber quais serviços/programas são úteis para o SO e acabar danificando mais ainda o sistema. Trocaria essas dicas por "Não mexer no que não sabe". Obs.: o comando correto é "ipconfig", junto.

  • Francisco Santos
    2014-01-10T08:21:45  

    o meu wi-fi conecta na rede mais logo que clico no internet explore dar como pagina off ou quando entro no chrome, mais quando conecto o cabo de internet ele entra sem problema, não dar pagina off, como resolver esse problema. Ja tentei recuperar o pc no data na qual não tinha esse problema e não deu certo. desde de ja agradeço a atenção.

    recentes

    populares

    • Francisco Santos
      2014-01-10T08:21:45  

      Vc já configurou seu Wi-fi (adaptador)??? Com sua senha de rede.

  • Sancho
    2014-01-10T07:46:35

    Meu PC anda travando qdo vou upar uma imagem, seja no Facebook, email, ou qualquer site. Se ela for pequena passa, mas se for grande trava a maquina. O que pode ser???

  • Rodrigo Leite
    2014-01-09T17:10:38  

    que bando de burro!!! quem escreveu isso pode voltar há estudar, começando no caderninho de ortografia.....

    recentes

    populares

    • Rodrigo Leite
      2014-01-09T17:10:38  

      Primeiro que para se começar uma frase deve-se usar letras maiúsculas, e depois esse seu "há" está totalmente fora. Então eu sugiro que você mesmo volte a estudar, principalmente sua língua materna, que a meu ver deve ser obrigatória a fala e a escrita corretamente.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Leite
      2014-01-09T17:10:38  

      "Voltar há estudar"?, Não seria "voltar a estudar"? Faça uma reavaliação do seu português antes de chamar qualquer um de burro. Volte a estudar...!!!!

  • Rosmar Junior
    2014-01-10T02:27:15

    Esses cara que dizem que cobram tanto pelo seu serviço, que de modo geral todos tem que ser valorizados mas não é esta a questão, são os mesmo manés que irão para o hospital pagar 300 reais por uma consulta e reclamar que está caro. O dinheiro que vocês ganham "enganando" as pessoas, pode ter certeza que em outros lugares vocês também são enganados, seja pagando 4 reais em uma salgado na rua, ou pagando 300 reais por uma consulta médica. Um quer enganar o outro, sempre tentando sair em vantagem, por isso que o país não vai para frente. Infelizmente é isso que acontece.

  • Meu Ovo
    2014-01-09T23:41:55

    uAHUAH os noobs são muito engraçados inclusive o cara q escreveu a "reportagem" anotar tela azul?? tirar foto?? HUAHAUH tem vários programas para visualizar o motivo do crash inclusive indicando onde foi o ponto critico por exemplo o BlueScreenView pois é criado um arquivo dump em todo o crash..

  • Dick Vigarista
    2014-01-09T22:31:43

    Já ganhei um bom dinheiro com manutenção.... mas as bestas quadradas (antigos clientes) me fizeram partir p/outro ramo...Informática nunca mais..

  • Lucilene Souza
    2014-01-09T20:09:06  

    Problema de B I O S - bi-chi-nho ig-no-ran-te operando o sistema

    recentes

    populares

    • Lucilene Souza
      2014-01-09T20:09:06  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi boa

  • Lucilene Souza
    2014-01-09T20:06:24

    PROBLEMA DE B I O S - BICHINHO IGNORANTE OPERANDO O SISTEMA

  • Lucilene Souza
    2014-01-09T20:03:13

    O famoso problema de B I O S - B I C H I N H O IGNORANTE OPERANDO o SISTEMA

  • Lucilene Souza
    2014-01-09T20:00:13

    Problema de BIOS - BICHINHO IGNORANTE OPERANDO O SISTEMA

  • Jolpsilver
    2014-01-09T19:55:01

    veja como limpar seu cooler corretamente...

  • Roberto Silva
    2014-01-09T19:29:02

    Ensinar usuário a usar o recuva sem avisar que se este quando programa é rodado na mesma partição que o arquivo deletado acaba com os dados vitais do mesmo chega a ser irresponsável. Porque não ensina o a criar pontos de restauração e recuperar o arquivo perdido pela própria ferramenta do sistema? Ok nem todas as versões do win7 e vista possuem o recurso mas isto não é desculpa para ensinar errado. Dizer ao usuário para dar print em uma tela azul ou é erro ou é piada, porque todos os que tem um minimo de experiência sabem que uma bluescreen é travamento total do sistema.

  • Wagner Mansur
    2014-01-09T18:28:51

    DAÍ O USUÁRIO VEM COM AQUELE AR DE TRISTE SE FAZENDO DE COITADO....."MINHA MÁQUINA PAROU DE FUNCIONAR MAS EU NÃO FIZ NADA !!". vC OLHA PARA A MÁQUINA E ELA DIZ....."VÉI.... PELO AMOR DE DEUS !! SOME COM ESSE CARA DAQUI !!" A MÁQUINA SEMPRE DIZ A VERDADE !

  • Wagner Mansur
    2014-01-09T18:11:35

    O CARA INSTALA VÁRIAS PORCARIADAS EM SUA MÁQUINA, INCLUSIVE VÁRIOS TIPOS DE ANTI-VÍRUS ASSIM COMO SOFTWARES PARA MELHORAR A PERFORMANCE DE SEU SISTEMA. MAL SABEM QUE ISSO TUDO CHEGA Á DESENCADEAR PERFORMANCES ABAIXO DE 50% DE SUA VELOCIDADE NORMAL. MAS....... O USUÁRIO É QUEM MANDA NÉ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK JÁ GANHEI MUITO DINHEIRO TENTANDO "CATEQUIZAR" OS MAUS USUÁRIOS. MAS QUANDO FICA MAIS DIFÍCIL DE ENSINAR..... GANHAMOS MAIS AINDA !