21/01/2014 11h15 - Atualizado em 21/01/2014 15h04

NBA 2K14: confira as novidades do modo carreira do PS4 e Xbox One

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

NBA 2K14 traz um modo carreira totalmente nova nos consoles desta nova geração. O MyCareer ganhou uma série de possibilidades no PlayStation 4 e no Xbox One. Por exemplo, o jogador agora conta com um empresário, recebe dicas de LeBron James, passa por um monte de brincadeiras feitas pelos veteranos quando é novato e muito mais. Confira:

NBA 2K14 impressiona no realismo de sua versão para o PlayStation 4

O mesmo Carmelo, agora no NBA 2K14 (Foto: Thiago Barros/TechTudo) (Foto: O mesmo Carmelo, agora no NBA 2K14 (Foto: Thiago Barros/TechTudo))NBA 2K14 (Foto: Thiago Barros/TechTudo)


A base do modo é a mesma: você joga no Rookie Showcase, dependendo de como se sair, é draftado em uma boa posição no Draft e depois tem que ir mostrando o talento, durante partidas e treinos, para ganhar a confiança do treinador e um lugar no time. No entanto, há uma série de detalhes que tornaram o MyCareer ainda mais interessante.

Um “filme” sobre a sua carreira

O início de uma carreira já é bem diferente da geração anterior. Tudo começa como se fosse um filme. Um vídeo de introdução com seu jogador dando uns arremessos numa quadra de rua, seu empresário chegando para lhe dar as boas novas de que você pode mostrar seus talentos no Rookie Showcase da NBA.

Game começa com um filminho (Foto: Thiago Barros/TechTudo) (Foto: Game começa com um filminho (Foto: Thiago Barros/TechTudo))Game começa com um filminho (Foto: Thiago Barros/TechTudo)


A ideia é tornar o game mais próximo da vida do jogador. Além disso, há várias animações novas. Você tem uma casa, onde interage com seu empresário, e as conversas com jogadores e comissão técnica estão mais frequentes (e reais). Também há cutscenes com você no avião ou carro indo para o jogo.

Jackson Ellis: o seu rival 

Um dos pontos mais legais que foram adicionados é Jackson Ellis, um rival que o seu jogador terá pela carreira toda. Ele é um amigo de infância, com quem você sempre teve uma rivalidade, e que vai tentar entrar na NBA junto com você. Logo antes do seu importante Rookie Showcase, ele lhe provoca e você tem que escolher como reagir.

Ellis é seu rival (Foto: Thiago Barros/TechTudo) (Foto: Ellis é seu rival (Foto: Thiago Barros/TechTudo))Ellis é seu rival (Foto: Thiago Barros/TechTudo)


Durante toda a sua carreira, quando enfrentá-lo, vocês farão apostas, como quem fará mais pontos ou dará mais assistências. O perdedor tem que falar na entrevista coletiva após ou jogo, ou postar na rede social que o seu adversário é melhor. Você pode optar, também, por ser uma rivalidade sadia ou algo mais competitivo mesmo.

Draft: momentos de tensão

O Draft também está muito mais real. Na versão anterior, você somente via quem estava sendo draftado e pronto. Agora, foram adicionadas animações que tornam este processo mais tenso, como deve ser para os jovens que estão na expectativa de irem para um time da NBA nesta data tão importante.

Draft está bem legal (Foto: Thiago Barros/TechTudo) (Foto: Draft está bem legal (Foto: Thiago Barros/TechTudo))Draft está bem legal (Foto: Thiago Barros/TechTudo)


Tudo começa na escolha da roupa. É preciso comprar até um terno para ir ao draft com estilo. Depois, o jogador vai ficando nervoso conforme as escolhas vão sendo feitas e ele não é draftado. Quando isso acontece, porém, é só alegria. Ele vibra com o empresário e sobe ao palco para apertar a mão do comissário David Stern.

Empresário: escolha o melhor

É fundamental para um atleta de qualquer esporte ter um bom empresário, e isso chegou também ao NBA 2K14 no MyCareer. Você começa sendo empresariado por um amigo de infância. No entanto, quando sua carreira começar a decolar, é possível acertar uma nova opção de empresário, mais consagrado e com um grande nome no mercado.

Empresário conversa com você durante o jogo (Foto: Thiago Barros/TechTudo) (Foto: Empresário conversa com você durante o jogo (Foto: Thiago Barros/TechTudo))Empresário conversa com você durante o jogo (Foto: Thiago Barros/TechTudo)


Ele lhe prometerá mundos e fundos, oferecendo patrocínios fáceis e até te chamará para dar uma voltinha na limousine dele. Você pode escolher se dá esse passo ou se fica com seu empresário e amigo. De qualquer forma, ganhar patrocínios está mais difícil: você vai ter que cumprir metas para conseguir assinar com uma marca.

Interações com time e comissão

Outro ponto bem interessante no MyCareer da nova geração é o fato de o jogador ter uma série de interações de verdade com seus colegas e comissão técnica. No PS3 e no Xbox 360, isso acontecia apenas em forma de texto na tela. Agora, são cenas de verdade, com animações bonitas e muito mais variedade.

Gerente do time conversa com você (Foto: Thiago Barros/TechTudo) (Foto: Gerente do time conversa com você (Foto: Thiago Barros/TechTudo))Gerente do time conversa com você (Foto: Thiago Barros/TechTudo)


Quando você é um novato, por exemplo, os jogadores mais velhos implicam com seu personagem, e até pedem para carregar suas malas. Além disso, pode pedir mais tempo de quadra para o treinador, solicitar contratações e etc. 

Veteranos tiram onda com novatos (Foto: Thiago Barros/TechTudo) (Foto: Veteranos tiram onda com novatos (Foto: Thiago Barros/TechTudo))Veteranos tiram onda com novatos (Foto: Thiago Barros/TechTudo)


O jogador pode tomar decisões bem legais no jogo, como comemorar com os colegas ou ficar sentando no banco durante um tempo técnico, aceitar ou não brincadeiras da equipe quando é veterano, defender um colega que sofreu uma falta (e acabar sendo excluído do jogo) ou deixar a arbitragem lidar com o caso e muito mais.

A rede social, que simula o Twitter, do MyCareer também está mais interativa. Agora, os jogadores da NBA podem lhe desafiar. Por exemplo: digamos que você vá jogar contra o Lakers e marcar Kobe Bryant. Ele pode te mandar uma mensagem dizendo: “duvido que você me impeça de marcar 20 pontos”. Se você realizar o feito, ganhará virtual currency.

Desafios de redes sociais são importantes (Foto: Thiago Barros/TechTudo) (Foto: Desafios de redes sociais são importantes (Foto: Thiago Barros/TechTudo))Desafios de redes sociais são importantes (Foto: Thiago Barros/TechTudo)


Personalização total

A quantidade de opções de personalização também aumentou. Tanto in-game quanto em termos de roupas e acessórios. Você pode comprar estilos de arremessos, enterradas, e também dribles e animações pré-jogo, além de ter um guarda-roupa bem variado. Tudo, é claro, custa bastante VCs, mas é necessário gastar para ficar bem na fita.

Personalize sua roupa (Foto: Thiago Barros/TechTudo) (Foto: Personalize sua roupa (Foto: Thiago Barros/TechTudo))Personalize sua roupa (Foto: Thiago Barros/TechTudo) (Foto: Personalize sua roupa (Foto: Thiago Barros/TechTudo))


A personalização é uma das grandes diversões do MyCareer. Deixar seu jogador com um visual legal, animações divertidas e lances incríveis é muito interessante.

Objetivos e evolução da carreira

Para ganhar moedas e evoluir na carreira, não tem outro jeito: jogue bem e, mais do que isso, cumpra os objetivos que lhe forem dados. De nada adianta fazer 30 pontos em um jogo se você não corresponder às Dynamic Goals e/ou tiver notas baixas nas avaliações vindas da equipe durante o jogo.

Cumpra os objetivos propostos (Foto: Thiago Barros/TechTudo) (Foto: Cumpra os objetivos propostos (Foto: Thiago Barros/TechTudo))Cumpra os objetivos propostos (Foto: Thiago Barros/TechTudo)


Passe a bola, faça bloqueios, arremesse só quando tiver boas condições para isso, e dê uma atenção especial aos desafios. Cumprir estas tarefas é fundamental, não só pra ter mais moedas, mas também uma forma de ganhar mais respeito dos colegas e comissão e, assim, conquistar maior espaço na rotação do time.

Opine no fórum do TechTudo: Qual foi o maior fiasco dos games em 2013?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares