Roteador

21/01/2014 07h40 - Atualizado em 14/04/2014 10h15

Qual a diferença entre um Airport da Apple para um roteador comum?

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Os produtos da série Airport, da Apple, ainda causam dúvidas em muitos consumidores. Afinal, para quê eles servem? São iguais aos roteadores comuns? Funcionam só com a linha de produtos da empresa? O TechTudo responde a todas estas questões.

Como resetar um roteador e recuperar o acesso depois de perder a senha

Airport é o roteador da Apple (Foto: Divulgação/Apple)Airport é o roteador da Apple (Foto: Divulgação/Apple)

Primeiramente, é importante ter em mente o que é o Airport: uma família de produtos de conexão à Internet sem fio com protocolos 802.11g e 802.11n. O modelo mais atual dos Airport são os roteadores Airport Express, vendido entre R$ 400 e R$ 500, e o Airport Extreme que tem preço por volta dos R$ 980.

Airport Extreme traz novo design em formato muito similar ao novo Mac Pro (Foto: Divulgação/Apple)Airport Extreme traz novo design em formato muito similar ao novo Mac Pro (Foto: Divulgação/Apple)

Preço alto para um roteador, mas isso é explicado justamente pelos diferenciais que ele possui em relação a seus concorrentes. Para acessar a Internet, ele é bem semelhante aos roteadores comuns.

O Airport Express e o Airport Extreme operam em duas frequências, 2,4GHz e 5GHz, facilitando a compatibilidade com múltiplos aparelhos. Além disso, tem o AirPlay, para a reprodução de músicas direto nas caixas de som, impressão sem fio e modo de conexão para visitantes.

Música e impressão sem fio

O primeiro recurso funciona assim: você pluga as caixas de som, usando algum cabo de áudio (vendido separadamente) no Airport Express, e, a partir daí, é possível reproduzir a música desejada em um aparelho conectado à rede sem fio e ouvi-la nas caixas.

Impressão sem fio é possível com Airport (Foto: Divulgação/Apple)Impressão sem fio é possível com Airport (Foto: Divulgação/Apple)

É bem semelhante à função de impressão, que acontece mais ou menos dessa forma, mas com o diferencial de a conexão ser obrigatoriamente via USB. Basta plugar a impressora com cabo USB no Airport e todos os dispositivos da rede poderão imprimir nela sem usar fios.

Conexão para 50 usuários

Já o sistema de conexão para visitantes é uma maneira de a Apple permitir que alguém crie uma rede, em uma empresa por exemplo, e “compartilhe” em duas. Uma para quem é, de fato, usuário, e outra para quem está apenas acessando-a temporariamente.

Pequena caixinha é o roteador da Apple (Foto: Divulgação/Apple)Pequena caixinha é o roteador da Apple (Foto: Divulgação/Apple)

Até 50 pessoas podem se conectar, e é possível criar duas senhas diferentes, ou deixar esta rede de visitantes até com o Wi-Fi aberto.  Essa rede só dá acesso à Internet, sem a possibilidade de qualquer interação com outros dispositivos conectados.

Compatível com múltiplos aparelhos

Engana-se quem pensa que o Airport é voltado só para usuários da Apple. Aparelhos com Android e Windows, por exemplo, também são suportados. Qualquer dispositivo Wi-Fi terá compatibilidade com AirPort Express nos padrões 802.11a, 802.11b, 802.11g e 802.11n.

Airport funciona com vários aparelhos (Foto: Divulgação/Apple)Airport funciona com vários aparelhos (Foto: Divulgação/Apple)

Além disso, o AirPort Express tem porta de rede Ethernet para conectividade rápida com fio a um desktop, drive de rede, DVR ou outro dispositivo que não possua rede sem fio. Assim, é um roteador bem “democrático”.

Como repetir o sinal do roteador? Comente sobre o assunto no Fórum do TechTudo!

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Cintra
    2017-06-05T17:06:34  

    Tenho uma rede Wifi usando o Airport (5Geração) para os aparelhos Apple funciona perfeitamente, porem para os Androids eles ficam reiniciando quando se conecta, ja viram isso?

    recentes

    populares

    • Fernando Cintra
      2017-06-05T17:06:34  

      tenho o mesmo problema

  • Marcelo Valerio
    2015-01-08T22:36:21

    Que lixo de matéria... jornalistas preguiçosos até quando, heim? Explicações superficiais. O usuário médio que sequer sabe o que é um roteador continua sem saber depois de ler o que está acima e ainda por cima, se torna um hater de primeira... afinal, o roteador que ele paga 200 dilmas faz a mesma coisa... De novo... jornalistas preguiçosos até quando, heim?

  • Tony Hongaro
    2014-05-28T00:04:52

    Qual a diferença entre um Airport da Apple para um roteador comum???? hahahaha diz como se fosse o melhor, típico fanboy de marca. Meu Asus AC66U (que ganhou o premio de melhor router do mundo em 2012) que comprei no final de 2012 destrói esse lixo. Suporta 50 usuários? hahaha o AC66U 256 com até 300 mil conexões simultãneas. Esse AirPort suporta só 2 redes? kkkk. O AC66U suporta 3 em 2.4GHz e mais 3 em 5GHz total de 6 redes simultãneas Agora só comparar o novo Asus RT-87U com o que o melhor router da Apple hahahahaha Apple lixo, em redes; Asus é Asus, entre outras que surram a Apple em redes.

  • Fabio Luiz
    2014-01-21T11:04:41  

    Melhor comprar um Cisco bom, com direito a entrada usb.

    recentes

    populares

    • Fabio Luiz
      2014-01-21T11:04:41  

      Se você não tiver um Mac...Nem o Cisco compensa...Os TP-Link mais top são melhores e mais baratos....Bota nele um DD-WRT e você fica bem equipado! Agora se você tem um Mac...Aí os Airport Extreme são realmente muito mais rápidos.

  • Falconer
    2014-01-21T12:10:39  

    Até 50 usuários, os comuns chegam a 128, com protocolo N a 300kbp/s , ou seja, faz a mesma coisa por 8x mais...

    recentes

    populares

    • Falconer
      2014-01-21T12:10:39  

      Não fazem é o WiFi com duas frequências ao mesmo tempo....E isso é toda a diferença !

  • Joel Realino
    2014-01-21T09:34:24  

    Se o cabo utilizado não for da Apple não funciona. Se a energia não for da Apple não funciona. Se a parede instalada para a conexão não utilizar cimento Apple não funciona e, por fim, se seu plano de internet não for da Apple não funciona.

    recentes

    populares

    • Joel Realino
      2014-01-21T09:34:24  

      Engraçado, tenho um ipad com um plano de 3gb, uso ele como roteador em casa para conectar meu notbook com WINDOWS 7 e funciona perfeitamente, inclusive até alguns amigos que usam celular ANDROID e conseguem a conexão. Não fica uma maravilha mas funciona!

    recentes

    populares

    • Joel Realino
      2014-01-21T09:34:24  

      Se você não souber usar, nada funciona. Mas tem solução pra você! Use celular sem internet e radinho de pilha. É barato e funciona....quase sempre...

  • Joao Neto
    2014-01-21T11:26:11  

    Os produtos da Apple tem qualidade e raramente dão defeito. A experiência ensina mais do que o conselho.

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2014-01-21T11:26:11  

      Concordo, acho que apesar dos preços abusivos no BR, vc tbm paga pela qualidade implícita no produto, e não há de negar a qualidade de todos os produtos da Apple. É como vc comparar um BMW 316i com o i30, são similares, fazem o quase o mesmo, mas alguém ousa comparar a qualidade entre os dois?

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2014-01-21T11:26:11  

      Roberto Cunha com o I30 você deveria comparar a BMW 120 ou 118(e não incluo, de propósito, a 130 que é um carro a parte)... inclusive o desenho do i30 parece ter sido inspirado nas tais...A 316 é um sedã um pouco maior...

  • Tiago Leao
    2014-01-24T14:07:51  

    Que absurdo!!!! A Apple ja eh famosa por espionagem em TODOS (SEM EXCESSAO) iCrap que vendem. Eu, Engenheiro de Software (bachareu) e consultor de Software em Londres NAO USARIA QUALQUER PRODUTO DA APPLE NEM PRA LIMPAR O **. Agora, usar um roteador deles (o qual passam TODAS as informacoes da sua rede)? haha, vao em frente colegas. E vcs iPovo (escravos do iWorld) se ligam. Basta procurar no Google -> Apple DRM. Qual a diferença entre um Airport Apple para um roteador comum? Simples! Com um roteador comum voce estara livre das falcatruas de uma "Empresa chique" que por dentro sao podres.

    recentes

    populares

    • Tiago Leao
      2014-01-24T14:07:51  

      No teu diploma está escrito "Bachareu" é ? Consultor de software aqui em Londres é? Aham...Acho que está falando do que não conhece...porque roteador é HARDWARE e não software....estude mais sobre WiFi em dual mode e depois comente de novo...

    recentes

    populares

    • Tiago Leao
      2014-01-24T14:07:51  

      Em tempo: realmente não recomendo usar produtos da Apple pra limpar seu digníssimo...Mas seu diploma dá tranquilamente conta do recado !

  • Marcio Aleixo
    2014-01-21T19:56:11  

    Olha... Faz tempo que não vejo uma reportagem tão medíocre... Os is engraçado é ouvir o retardado dizer que o roteador (é só isso que é, mais nada...) Tem vantagens que justificam o preço absurdo (principalmente no Brasil, nos EUA nem é tão caro assim...). Tudo que Esse cara tem é facilmente encontrado em outros roteadores... Acho que a única vantagem de verdade é que ele serve de enfeite, os outros de modo geral não...

    recentes

    populares

    • Marcio Aleixo
      2014-01-21T19:56:11  

      Só tem uma grande diferença pros outros : WiFi em dual mode. Se você tem um Mac a conexão fica realmente melhor e muito mais rápida. Senão ele é até limitado em termos de recursos...compre um TP-Link que está bem atendido.

  • Carlos Alberto
    2014-01-21T14:08:02  

    Apple é Apple e resto é resto! A Apple faz com qualidade, o resto faz somente em quantidade.

    recentes

    populares

    • Carlos Alberto
      2014-01-21T14:08:02  

      escravo do iMundo, sujeito desprovido de conhecimento que se deixa levar pelo que eh 'xique', controlado, manipulado e enganado pela modinha do momento. Compare as especificacoes e se entende-las entao faca suas conclusoes.

  • Rafael Guimaraes
    2014-01-21T10:39:40  

    Os produtos da Apple são a maior enganação do mercado! Hoje se você fizer uma pesquisa vai achar produtos de outros fabricantes que tem as mesmas funções, as vezes sao ate melhores, e custam bem mais barato!

    recentes

    populares

    • Rafael Guimaraes
      2014-01-21T10:39:40  

      Falar pesquisando na internet é fácil, agora pega os dois produtos e faça uma comparação na prática!!! Nego critica pra caramba, mas nunca nem chegou perto de um desses!!!

    recentes

    populares

    • Rafael Guimaraes
      2014-01-21T10:39:40  

      meia verdade!

  • Sérgio Martins
    2014-01-21T22:49:52

    Olha... Faz tempo que não vejo uma reportagem tão interessante aqui no TechTudo... Os interessados vão entender tudo sobre a tecnologia dos roteadores da Apple (produtos de qualidade). Só vejo vantagens que justificam o preço um pouco mais alto (principalmente no Brasil, nos EUA nem é tão caro assim...). Nenhum dos outros roteadores tem a mesma qualidade do roteador da Apple... Acho que as outra companhias deveriam ter vergonha. Apple é Apple!

  • David
    2014-01-21T19:15:13

    Legal a matéria. Pena que não citou a Time Capsule, que é a que estou querendo comprar.

  • Marcelo Alegria
    2014-01-21T08:33:36  

    Na verdade os modelos mais novos da Apple para seus produtos de conexão são os Airport Extreme e Airport TimeCapsule. Eles trabalham com a tecnologia 802.11 a/c (tecnicamente chegam a 1.3 Mbps) também utilizam as frequências de 2,4 GHz e 5 GHz simultaneamente. A versão Express é o modelo de baixo custo. Quando configurado no modo de repetidor é muito utilizado para ampliar a área de cobertura da rede Wi-Fi.

    recentes

    populares

    • Marcelo Alegria
      2014-01-21T08:33:36  

      Urubu Rei, vc só podia ser daquele time flalido para vim aqui falar bobagem ! Em paginas de esporte vc só fala groselha, imagina fora delas..

    recentes

    populares

    • Marcelo Alegria
      2014-01-21T08:33:36  

      Marcelo Alegria, acho que vc se equivocou, a Apple não tem duas, mas sim QUATRO versões do Airport, que são: Extreme e Express, que são roteadores, e Time Capsule de 2 ou 3 TB, que são roteadores e equipamento de backup sem-fios ao mesmo tempo

  • Africa
    2014-01-21T15:51:26

    Faltou dizer que além dos protocolos g e n, também é compatível com 802.11ac

  • Maria Fernanda
    2014-01-21T10:26:38

    Testado e aprovado!

  • Henrique
    2014-01-21T10:42:44  

    O fanboy agora vai dizer, meu roteador é apple, e é o melhor. kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Henrique
      2014-01-21T10:42:44  

      Outro tonto que não sabe o que falar, cara, vai dormir vai, larga de ser brasileiro idiota.

  • Jacomeuteurabo
    2014-01-21T12:04:04

    A cambada de trouxa abaixo gasta R$ 600,00 em um tênis e fica falando que um aparelho desses é caro...

  • Leonel Reis
    2014-01-21T10:32:54

    Sempre os despeitados. Nao gosta, pra que encher o saco???

  • Maria Fernanda
    2014-01-21T10:26:17

    Testado é aprovado!

  • João Gauer
    2014-01-21T10:20:48

    No USB também pode ser configurado um HD...

  • Bruno Oliveira
    2014-01-21T10:16:53

    A cara na boa pra que isso?

  • Rodrigo Presti
    2014-01-21T09:59:25

    Matéria mal feita e desatualizada...simplesmente fizeram um Ctrl C + Ctrl V do site da Apple sem ir mais a fundo na explicação...tirando isso os mais novos dispositivos são o time capsule e o extreme...provavelmente o cara pegou a matéria de algum arquivo velho porque estava sem assunto..lamentével!

  • Roberto Soares
    2014-01-21T09:31:21

    Que facada $$$. Mas também os religiosos seguidores compram sem chorar.