Computadores

30/01/2014 14h18 - Atualizado em 30/01/2014 14h18

Que falhas o computador apresenta quando o processador está com problemas?

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Diferentemente de outros componentes do computador, que possuem partes mecânicas, o processador é um pequeno chip blindado que dificilmente apresenta defeito. Entretanto, será demonstrado a seguir que alguns problemas com os processadores são causados por fatores externos, podendo resultar no seu mau funcionamento. Confira quais são as principais falhas do cérebro da sua máquina.

Confira dicas para diminuir problemas de aquecimento em notebooks

Muitas vezes os processadores são afetados por problemas externos (Foto: Divulgação)Muitas vezes os processadores são afetados por problemas externos (Foto: Divulgação/Intel)


Superaquecimento

Seja devido à poeira que fará o cooler (ventoinha) do processador girar mais devagar ou ao endurecimento da pasta térmica, que fica entre o processador e o cooler, um aquecimento acima do normal pode resultar em travamentos ou em completa inatividade do computador.

A falha pode ser gradativa ou acontecer de repente. Os primeiros indícios podem travamentos durante atividades pesadas como rodar jogos com gráficos elaborados ou renderização de vídeos. Entretanto, se você não é gamer ou editor de vídeo, o aquecimento acima do normal pode ficar oculto e só  se manifestar quando for tarde demais.

Entretanto, esse problema é mais frequente em componentes mais novos. A maioria das placas modernas possui um sistema para evitar que o processador frite. Elas vêm com um limitador de temperatura que desliga o sistema caso sejam detectadas temperaturas acima dos limites aceitáveis, que vão até 70ºC).

Você pode monitorar o funcionamento do processador e do cooler através do programa HWMonitor. Esse programa irá fornecer informações em tempo real da temperatura do processador e também da velocidade dos coolers.

Programa HWMonitor monitora temperatura e voltagem dos componentes do computador (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Programa HWMonitor monitora temperatura e voltagem dos componentes do computador (Foto: Reprodução /CPUID/Dario Coutinho)

Se mesmo em modo ocioso o processador estiver com uma temperatura alta, acima de 60°C, é necessário verificar se o cooler e a pasta térmica estão funcionando normalmente. Geralmente, esse tipo de falha começa a acontecer depois de alguns anos, mas uma limpeza interna no gabinete ou notebook e a reposição da pasta térmica costumam resolver esse tipo de problema.

Em alguns casos, essas disfunções podem ocorrer apenas em dias quentes. Porém, se estiverem acontecendo com frequência, esses problemas só serão corrigidos quando a máquina for levada até alguma assistência técnica.

Caso o problema persista, mesmo a checagem dos coolers e aplicação de nova pasta térmica, é provável que a placa-mãe ou a fonte esteja passando uma voltagem errada para o processador ou para o cooler. Apesar de não ser uma falha frequente, pode acontecer.

Morte prematura

Um processador tem um tempo de vida bastante alto. Em uso moderado, você pode ver uma mesma máquina funcionar com o mesmo processador depois de 20 anos. Entretanto, má qualidade de energia, aterramento e, principalmente, problemas de refrigeração, podem limitar a vida de um processador.

É importante salientar que computadores que são muito exigidos, como servidores ou estações de edição de vídeo podem ter seu tempo de vida reduzido. Contudo, é mais fácil outros componente apresentarem falhas antes do processador.

Processadores tem vida longa quando utilizados adequadamente (Foto: Divulgação / AMD)Processadores tem vida longa quando utilizados adequadamente (Foto: Divulgação / AMD)


Como identificar problemas no processador do seu computador ou notebook

Quando o computador trava e só volta a funcionar depois de alguns minutos, ele provavelmente está com superaquecimento, fazendo com que a sua placa-mãe desative o processador para evitar que ele queime. Nesses casos, o procedimento é limpar o cooler e verificar o seu funcionamento. Caso tenha se passado mais de um ano da compra do computador, é recomendável trocar a pasta térmica que fica localizada entre o processador e o cooler.

Qual é o melhor processador para tablet? Opine no Fórum do TechTudo

Em outros casos, como mau encaixe do processador ou pasta térmica comprometida, o computador ou notebook não irá ligar. Ele não dará qualquer sinal de vida. Ao tentar ligar, é possível ver o cooler do computador dar uma leve balançada. Isso sinaliza que a própria placa mãe cortou a tensão do processador para evitar maiores problemas. Nesse caso, é preciso verificar o encaixe do processador e o estado da pasta térmica.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • GamesBR
    2018-05-24T01:04:54  

    Eu não uso placa de vídeo mas meu pc roda gta V com 16 GB DE ram 1866 intel core i3 4170 e Placa mãe Asus B85M-E/BR mas os jogos começaram a ter oscilação na tela não aparece artefato nem nada mas não roda liso mais dai já formatei em todo tipo de win do 7 até o 10... é bom eu providenciar uma placa de vídeo né ?

    recentes

    populares

    • GamesBR
      2018-05-24T01:04:54  

      Sim, para todos os jogos é essencial uma boa placa de vídeo.

  • José Lusvarghi
    2017-10-30T00:25:57

    Um dos motivos também do superaquecimento do processador, cpu, e da placa gráfica dedicada no jogo, principalmente no Windows 10 é a multitarefa em ação, ou seja, executar o supertech, o search e até o Windows update quando está configurado para atividade de atualização. Percebi isso quando jogava o Fifa ou o Fórmula 1 que chegava a dar pausa. Por isso, ou devemos desativar esses serviços ou aguardar a conclusão das tarefas para depois jogar.

  • Fabiano Silva
    2014-02-17T01:08:29  

    pasta térmica do meu net ja fez 2 aniverssarios descuido total!!!

    recentes

    populares

    • Fabiano Silva
      2014-02-17T01:08:29  

      Tem um zumbido bem fino no meu processador, e depois de começar esse zumbido ele reinicia, oq seria?