Tablet

05/01/2014 09h45 - Atualizado em 05/01/2014 09h45

Saiba como restringir quais apps Android poderão acessar a Internet

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Controle melhor seu Android e aprenda a escolher quais dispositivos poderão ter acesso à Internet. Alguns dispositivos móveis já possuem uma opção em seu menu de configurações. Aproveite para conferir a quantidade de dados utilizados, definir limites de consumo, criar ciclos de monitoramento do pacote de dados 3G e de redes Wi-Fi. Veja o passo a passo no tutorial do TechTudo.

Os smartphones vão dominar o mercado de jogos portáteis? Opine no Fórum do TechTudo

Passo 1. Acesse as configurações gerais de seu aparelho Android e clique na opção “Utilização de dados”;

Vá para o menu de configurações de seu Android e selecione “Utilização de dados” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Vá para o menu de configurações de seu Android e selecione “Utilização de dados” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. Abrindo na aba “Celular”, você terá 3 opções de configuração: “Dados móveis”, para ligar ou desligar a utilização da rede 3G, “Definir o limite de dados”, no qual é possível estipular um limite para o consumo, e “Ciclo de uso de dados” permitindo a estipulação de períodos para avaliar seu consumo. Além disso, clicando no gráfico exibido é possível definir um aviso para notificar consumos acima do limite configurado;

Configure o acesso ao consumo da rede 3G nos comandos em destaque e clique no gráfico para acionar uma notificação do limite do uso (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Configure o acesso ao consumo da rede 3G nos comandos em destaque e clique no gráfico para acionar uma notificação do limite do uso do Android (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Abaixo do gráfico, encontra-se uma lista de aplicativos ordenada pela taxa de consumo de dados feita por cada um. Clicando na aba “Wi-Fi”, é possível acompanhar o gráfico do consumo feito pelas redes wireless, seguido também por uma lista com os apps organizados na ordem em que utilizaram esses dados;

Acompanhe a relação abaixo do gráfico, visualizando a utilização de dados de cada app, organizados em uma lista decrescente de consumo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Acompanhe a relação abaixo do gráfico, visualizando a utilização de dados de cada app, organizados em uma lista decrescente de consumo do seu Android (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. Selecione os aplicativos listados, para visualizar uma analise mais detalhada sobre o consumo feito, com um gráfico que diferencia a utilização do 3G e do Wi-Fi. Além disso, na parte inferior, há um botão para acessar as configurações de consumo do próprio aplicativo e uma caixa de seleção para “Restringir dados em segundo plano”;

Clicando nos ícones dos apps, é possível acessar detalhes sobre a utilização de dados e um botão para  acessar as configurações de consumo do próprio aplicativo. (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clicando nos ícones dos apps, é possível acessar detalhes sobre a utilização de dados e um botão para acessar as configurações de consumo do próprio aplicativo. (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. Marque está última opção e clique em “Ok” no aviso que aparecerá. A configuração determina que o consumo de dados pelo pacote de dados da rede 3G só seja feito quando o app for aberto pelo usuário e utilizado em primeiro plano.

Marcando “Restringir dados em segundo plano”, o app só usará o 3G quando for executado, ficando inativo sempre que em segundo plano (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Marcando “Restringir dados em segundo plano”: o app só usará o 3G quando for executado, ficando inativo sempre que em segundo plano no Android (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Pronto. Agora basta aproveitar para poupar dados com apps desnecessários.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • JOÃO SILVA
    2014-01-25T22:53:12  

    Já fiz isso de forma mais simples do que a demonstrada e, mesmo assim, hora e meia o celular me pergunta se quero conectar (obs. Já estando conectado por traz).

    recentes

    populares

    • JOÃO SILVA
      2014-01-25T22:53:12  

      Tenta usar o no root firewall

  • Anderson Silva
    2016-04-12T22:17:54

    Se ferra com sistema Samsung!!!

  • Breno Fernandes
    2014-01-06T04:35:58

    Tá faltando conteúdo? Mesma matéria pela terceira vez!