29/01/2014 17h07 - Atualizado em 29/01/2014 17h07

Starcraft 2 Heart of the Swarm: veja dicas para mandar bem no game

João Moura
por
Para o TechTudo

Starcraft 2: Heart of the Swarm é o segundo capítulo da trilogia Starcraft 2, uma série de jogo de estratégia em tempo real com o enredo de ficção científica produzido pela Blizzard Entertainment, mesma empresa que nos trouxe World of Warcraft. Porém, os combates podem ser muito difíceis de primeira, por isso o TechTudo preparou algumas dicas para que você possa mandar bem no game. Confira:

Starcraft 2: entenda os termos mais usados no jogo, como micro, macro, walling e muito mais 

Starcraft 2 Heart of the Swarm (Foto: Divulgação)Starcraft 2 Heart of the Swarm (Foto: Divulgação)

Dicas para Terrano contra Zerg

Quando jogar contra oponentes Zerg, saiba que raça terrana tem alguns pontos fortes que você poderá explorar. A raça Zerg possui muitas unidades com ataques melee (corpo a corpo), o que faz com que elas fiquem não muito espalhadas quando atacam (diferente dos soldados, por exemplo, que formam um círculo ao redor do alvo). Sendo assim, usar unidades que realizam dano por área como os endiabrados, morcegos infernais ou tanques de cerco podem ser uma boa.

Além disso, use e abuse das bioballs (unidades biológicas com ambunaves para dar suporte). Usar poucas unidades fortes, mas caras, não é a boa contra os Zergs, que possuem unidades ótimas contra oponentes blindados e que são bastante baratas.

Use e abuse do escaneamento disponível em seu centro de comando e fique sempre atento caso o seu oponente opte por unidades aéreas, como as mutaliscas. Você não vai querer ser pego de surpresa com essas unidades dizimando seus VCEs.

Para ter uma ideia, seis delas já são o bastante para você declarar GG. Então, fique atento. Caso identifique essa opção do adversário, procure investir em vikings. Não precisa ser muito (dependendo da quantidade de mutas do inimigo), mas faça o bastante para deter o ataque e dar tempo para que outras unidades possam vir para atacar junto, como os soldados.

Dicas para Terrano contra Terrano

Jogar contra um oponente com a mesma raça pode ser bastante complicado dependendo da sua ordem de construção (comumente chamado de BO, ou Build Order). Sendo assim, o jogador que tiver mais atualização e melhoramentos pode tomar a dianteira necessária para a vitória.

Uma boa estratégia então é optar por drops nas bases inimigas para dar dano na economia. Na verdade, esta opção é ótima contra qualquer raça, mas nesse caso é especial. Use o escaneamento para conhecer seu adversário e não o deixe expandir. Procure também esconder sua estratégia deixando suas construções chaves distantes de seu centro de comando. Às vezes opte por proxys, como estratégia para ocultar algum estaleiro sideral que venham a construir.

Pelo fato da raça terrana possuir boas unidades com danos de área, procure também balancear esta situação fabricando tanques de cerco para realizar push com soldados fazendo o apoio antiaéreo. Minas viúvas podem também ser posicionadas para retardar ataques do inimigo que possa acontecer enquanto estiver vulnerável se preparando para atacar.

SC2-KorhalStarcraft 2 Heart of the Swarm: veja dicas para mandar bem no game (Foto: Divulgação)

Dicas para Terrano contra Protoss

Os Protoss possuem unidades blindadas bastante poderosas e habilidades peculiares. Dentre os cheese mais utilizados, o rush de canhões de fótons nas expansões naturais estão no topo da lista. Fique atento para qualquer sonda do oponente em sua base.

Eles costumam começar construindo um pilar na linha de minérios das suas expansões. A partir daí acabam surgindo canhões que podem atrasar, e muito, a sua vida no jogo. Use o escaneamento para se precaver contra os colossos. Caso identifique a produção desta unidade, opte por vikings ou tanques de cerco para contra balancear a estratégia do inimigo.

Unidades blindadas podem ser uma boa contra um oponente Protoss, mas usá-las contra os imortais é tiro no pé. Não deixe de produzir bioballs também para mandar chumbo grosso neles. Eles possuem fraqueza contra unidades leves.

Os Protoss também são craques em repor suas unidades. Não deixe em pé nenhum pilar energético pelo mapa. Eles podem ser um pesadelo em uma batalha a longo prazo com unidades chegando a toda hora.

Terranos são os mestres da sobrevivência (Foto: Divulgação)Terranos são os mestres da sobrevivência (Foto: Divulgação)

Dicas para Zerg contra Zerg

A melhor estratégia para partidas Zerg contra Zerg é fazer o scout de seu oponente o mais cedo possível. No começo você poderá ir para tatus-bomba ou baratas. Caso seu oponente opte pelos tatus-bomba e zergnídeos no começo, tente sobrepujá-lo avançando com baratas e zergnídeos.

Caso seu oponente então venha fazer um tech switch para mutaliscas, invista em hidraliscas para apoio antiaéreo. No final das contas, esta é uma boa forma para conseguir uma pequena vantagem, mas tudo irá depender de suas habilidades micro e do nível de atualizações, além é claro de sua economia.

Começar a atacar no começo e negar a natural do oponente sempre é uma boa. As rainhas podem ser boas para defender no começo contra os zergnídeos, mas caso consiga passar alguns tatus bomba para a linha de minérios, você conseguirá fazer um belo estrago.

Além disso, as baratas são unidades com grande resistência. Procure sempre melhorar seus pontos de ataque e defesa para conseguir vantagens nas batalhas. Isto poderá ser o diferencial para a vitória.

sc2-zerg-brakenStarcraft 2 Heart of the Swarm: veja dicas para mandar bem no game (Foto: Divulgação)

Dicas para Zerg contra Terrano

Geralmente, sendo observados os jogadores mais graduados em ação, são utilizados zergnídeos, tatus bomba e mutaliscas contra jogadores terranos. Estes por sua vez tentam contra-atacar com bioballs e drops alheios nas bases para realizar dano econômico. Fique atento e use de suas rainhas e estruturas de defesas para se precaver contra os drops.

No campo de batalha, velocidade é tudo. Use supervigia para localizar minas viúvas enterradas, e exploda qualquer unidade mecânica com seus tatus bomba. As baratas são boas também contra as unidades terrestres dos terranos, mas uma ajuda pelo ar com as mutaliscas só fará seu exército mais forte.

Caso vá bem na economia com boas expansões, invista um pouco em mamutus. Com um número considerável desses gigantes, nem com uma linha de tanques de cerco o seu inimigo será capaz de pará-lo.

sc2-zerg-kerriganStarcraft 2 Heart of the Swarm: veja dicas para mandar bem no game (Foto: Divulgação)

Dicas para Zerg contra Protoss

Já contra os guerreiros de Aiur, a estratégia pode variar um pouco. Zergnídeos podem ser bons no começo para scouting, mas são com as baratas que você conseguirá dar danos. Caso opte por tatus bomba, saiba como fazer um bom micro com eles, já que unidades como os tormentos possuem habilidades de se teletransportarem por curtos espaços, mas o bastante para acabar com suas unidades antes de chegarem perto deles.

Outra característica dos Protoss é o uso dos sentinelas para dividir o exército inimigo com o uso dos campos de força. Como a raça Zerg possui formação de ataque com as unidades bem próximas entre si, a divisão delas pode acabar se tornando a sua derrota. Então saiba recuar quando suas unidades não estiverem na melhor formação.

Use víboras caso seu inimigo possua colossos. Elas poderão puxá-los para o meio de seu exército, facilitando aplicar danos neles. Quase sempre um colosso puxado significa menos um no campo de batalha.

Caso seu inimigo possua fênix como unidade aérea e esteja causando terror com seus zangões, opte por corruptores, pois nem sempre as mutaliscas conseguirão se livrar das rápidas unidades protoss.

Os Zerg se aproveitam de seu número para apavorar seus inimigos (Foto: Divulgação)Os Zerg se aproveitam de seu número para apavorar seus inimigos (Foto: Divulgação)

Dicas para Protoss contra Zerg

A primeira coisa que o jogador Protoss deve atentar quando joga contra um Zerg é não ser pego vulnerável com um rush de zergnídeos. Faça seu Portal o quanto antes e produza uns quatro fanáticus para poder defender bem qualquer agressão inicial dos Zergs. Atente-se ao espaço na sua parede para não deixar nenhum espaço aberto.

Um dos pesadelos do jogador Protoss quando joga contra algum Zerg é o que fazer contra ataques de mutaliscas. Estas unidades aéreas dos Zerg podem fazer bastante estrago em sua economia e fazer a diferença para a sua derrota. Para evitar ser pego desprevenido, construa canhões perto da linha de minérios de suas bases e invista em observadores. Estas unidades são camufladas por nascença e poderão lhe proporcionar uma visão estratégica do mapa.

Para abater as mutas, você poderá optar pelos tormentos com translação (muito importante ter esta habilidade disponível), ou então fênix que são rápidas e mortais. Evite também deixar qualquer suserano nas esquinas da sua base, para que não seja pego desprevenido com uma rede Nydus infestando sua base com unidades inimigas.

Quando for atacar, faça o balanço de suas forças com unidades de suporte como os templários supremos. Suas habilidades de dano por área serão bem úteis para acabar com víboras ou qualquer outra unidade que ataque de longe.

Use também suas sentinelas para separar o exército inimigo e abuse dos tormentos e Arcontes para infringir bastante dano. Imortais e colossos também serão ótimos nessa bola da morte Protoss.

sc2-protoss-tassadarStarcraft 2 Heart of the Swarm: veja as dicas para jogar com os Protoss contra outras raças (Foto: Divulgação)

Dicas para Protoss contra Terrano

Contra terranos o papo é outro. Produza fanáticus com tormentos e sentinelas para conseguir barrar as possíveis bioballs que aparecerão no começo do jogo. Treine bem seu micro para usar bem as habilidades de translação dos tormentos com as de campos de força e escudo guardião das sentinelas.

Posicione alguns canhões nas suas linhas de minérios também. Os terranos são os mestres nos drops, o que podem ser evitados construindo algumas dessas estruturas de defesa. Eles também serão úteis contra unidades aéreas camufladas, que é o caso das vudus.

Caso o oponentes opte por unidades mecânicas com alto poder de fogo como tanques de cerco e Thors, faça uma tech switch para imortais e destruidoras. Junto com outras unidades como os fanáticus e os tormentos, estas unidades aguentam bastante dano e são ótimas contra unidades blindadas.

sc2-protoss-belshirStarcraft 2 Heart of the Swarm: veja dicas para mandar bem no game (Foto: Divulgação)

Dicas para Protoss contra Protoss

Quando se deparar com um oponente Protoss, geralmente os jogadores se desanimam e até saem da partida. A mecânica do jogo não é lá das mais divertidas, mas, com um pouco de criatividade e boa vontade (principalmente), pode acabar divertindo.

Uma das estratégias então é optar por rush de canhões de fótons na base de seu inimigo. Pressione construindo pilares na linha de minérios das expansões naturais e evolua para canhões de fótons. Esse período de tempo na qual seu adversário se atrasa na economia pode ser o bastante para você alavancar a vitória com um bom ataque.

Utilize os vigias para conhecer bem o que seu adversário está fazendo pelo mapa e faça scout frequentes em sua base. Não queira se deparar com um bando de tormentos vindo em sua direção quando você investiu seu rico dinheirinho em destruidoras crente que ia fazer um estrago daqueles. Estas unidades são fracas contra os tormentos.

Uma dica também é utilizar os templários das trevas para atacar junto com suas outras unidades. No calor da batalha, estas unidades camufladas podem passar despercebidas e infringirem valiosos danos no seu oponente. Afinal, eles são ótimos para acabar com as sondas pois possuem alto dano contra aquele tipo de unidade.

Os místicos Protoss (Foto: Divulgação)Os místicos Protoss (Foto: Divulgação)

Com que raça você prefere jogar Starcraft 2 Heart of the Swarm? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Peterson Silva
    2014-01-30T00:18:56  

    Quando vi a matéria, já imaginei comentários do tipo destes abaixo... Lamentável ver uma matéria do nosso jogo favorito, na primeira página de um dos maiores sites do Brasil, sendo criticado pelos próprios amantes do game. Vcs não tem noção que são dicas básicas? Pra quem não conhece o game? Deveriam ficar felizes pela divulgação do Starcraft 2 nesse grande meio de comunicação... Se depender dos comentários de vcs, nunca mais veremos matérias do SC2 por aqui...

    recentes

    populares

    • Peterson Silva
      2014-01-30T00:18:56  

      Minha crítica diz respeito à natureza do tempo, não à iniciativa de falar a respeito do jogo. Pra mim esse texto não tem público definido. Quem de fato joga Starcraft passa batido, ou procura conteúdo relacionado em outro lugar. Quem não conhece, dificilmente vai sentir vontade de conhecer com uma enxurrada de nomes de unidades, jargões e ilustrações artísticas. O texto precisa ser mais introdutório ainda, falando sobre a história do jogo ou sobre gênero. Existem jogos que você pode redigir um texto de "dicas". Sonic era um deles. Starcraft não é.

    recentes

    populares

    • Peterson Silva
      2014-01-30T00:18:56  

      à natureza do "texto".

  • Ivan Oliveira
    2014-01-29T19:11:52  

    Nada como um textinho deveras superficial, que nada agrega, para tentar resumir a complexidade de um excelente jogo de estratégia.

    recentes

    populares

    • Ivan Oliveira
      2014-01-29T19:11:52  

      Porque então vc não fez um comentario mais construtivo falando sobre oq vc conhece do SC e de toda a franquia dele certeza que vc nem sabe ou nunca ouvio falar do SC ghost se acha melhor que quem escreveu a mateira pq vc n coment tudo oq vc conhece do SC ao inves de ficar criticando a mateira dos outros!!!!

    recentes

    populares

    • Ivan Oliveira
      2014-01-29T19:11:52  

      Desde 1998, Starcraft é o único jogo que posso afirmar que jogo com frequência. Não é o tipo de jogo que você possa dissertar sobre "dicas", tamanha complexidade. Ou você faz um site dedicado, ou um livro, ou não redija um texto do tipo "dicas". É mais coerente investir o tempo na criação de um texto mais introdutório ainda, falando sobre a modalidade RTS, a história do jogo ou sobre as particularidades de cada raça. Senão, fica um texto sem público bem definido: quem joga de verdade não vaga pelo Techtudo em busca de dicas. Em tempo, Ghost foi um projeto cancelado. O que que vc está falando?!

  • Juan Castro
    2014-01-30T10:27:19

    Jogo desde 2000 mais o SC Brood war essas dicas ai já aplico a muito tempo. Quem não me conhece meu nick name é Torino.

  • Mario Portella
    2014-01-29T20:05:28  

    quero ver chegar em mestre ou grão mestre só com essas dicas.... kkkkk uma piada esse texto... nem em ouro na liga fica....

    recentes

    populares

    • Mario Portella
      2014-01-29T20:05:28  

      eu concordo pois no SC2 eu sou Platina , seu noob a mateira esta dando estrategias basicas ate um jogador de rank prata perceberia isso !!!!