Internet

22/01/2014 06h55 - Atualizado em 22/01/2014 06h55

Veja como usar o Windows XP e o Office 2003 após o fim do suporte

Lu Fávero
por
Para o TechTudo

Em 2002, com base no feedback dos clientes, a Microsoft introduziu a política de "Ciclo de Vida de Suporte" de seus softwares. De acordo com essa política, todos os produtos Microsoft Business e Developer, incluindo o Windows e o Microsoft Office, devem receber dez anos de assistência (cinco anos de suporte comum e cinco anos de Suporte Estendido). O período previsto para o Windows XP SP3 e o Office 2003 está no final e deixarão de ser suportados no dia 8 de abril de 2014.

Como usar o ComboFix e acabar com malwares, sem precisar instalar nada

Isso significa que, depois dessa data, não haverá novas atualizações de segurança ou qualquer outro tipo de atualização, e as opções de suporte assistido gratuitos ou pagos também não existirão mais.

Para o usuário comum pode gerar insegurança. Para empresas, significar a perda de uma quantia significativa de dinheiro. Porém, existem maneiras, ainda que não aprovadas pela Microsoft a longo prazo, de continuar a usar o Windows XP e o Office 2003. Porém, é preciso se cercar por todos os lados.

O Windows XP não receberá mais suporte a partir de 8 de Abril de 2014 (Foto: Divulgação)O Windows XP não receberá mais suporte a partir de 8 de Abril de 2014 (Foto: Divulgação)


1) Isole o sistema operacional
Use o Windows XP apenas em máquinas que executem tarefas específicas e offline. A Microsoft prolongou as atualizações para o sistema no Microsoft Security Essentials para usá-lo online, mas só até 2015. 

2) Tenha certeza de que não precisa de suporte da Microsoft
O suporte da Microsoft para a resolução de problemas desses softwares não irá mais existir, então não insista em utilizá-los se você recorre ao suporte com frequência. Se precisa de ajuda em determinadas tarefas, tente usar um sistema mais atual.

3) Invente um plano B
Faça backup, mesmo que executado em um serviço gratuito na nuvem, e aumente a segurança do sistema. Não corra o risco de perder seus dados por causa de um bug ou vírus que entre na máquina.

4) Não continue usando na sua empresa
Para garantir a segurança, a Microsoft recomenda aos seus clientes que atualizem os computadores de empresas para as novas versões do Windows e do Office, através de licenciamento em volume. Esta forma de licenciamento tem os seguintes benefícios:

- Implementação simplificada das licenças através de imagem única;
- Uma única chave de produto pode ser utilizada para a implementação de várias licenças;
- Direitos de portabilidade entre dispositivos;
- Forma mais fácil de gerir as licenças (online);
- Não é necessário qualquer prova física das licenças instaladas (está tudo online).

Veja no Fórum do TechTudo as dez coisas que você precisa saber antes de comprar um notebook


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Asdrubal Alfacinha
    2014-01-27T01:53:52

    Que parvoíce é esta? Como usar o Windows XP e office 2003 após 8 de abril sugerem usar em modo off-line, ou trocar por um sistema operativo mais recente... enfim. Eu sugiro, conta do sistema operativo normal, sem ser administrador, usar um anti-vírus actualizado, e não passar por sites malucos suspeitos de malware prontos a infectar. Enfim, como qualquer sistema operativo mais recente que seja. A cópia de segurança é bom em qualquer circunstância para recuperar os dados.

  • Lucas Barbosa
    2014-01-22T13:30:03

    o melhor windows ja criado