19/02/2014 10h31 - Atualizado em 19/02/2014 10h31

Bravely Default: confira dicas e saiba como jogar o RPG para Nintendo 3DS

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Bravely Default é o novo exclusivo de 3DS inspirado no universo de Final Fantasy. Neste jogo de estratégia, o jogador deverá guiar seus quatro guerreiros por diferentes missões para reviver os quatro cristais. Para isso, é preciso enfrentar diversos inimigos e completar objetivos. Para aqueles que não estão acostumados a jogabilidade deste RPG, preparamos este tutorial para que você possa evoluir no game. Confira:

Confira também o review de Bravely Default

Bravely Default (Foto: Divulgação)Bravely Default (Foto: Divulgação)

Como jogar

Ao abrir o jogo em seu Nintendo 3DS, você pode começar um jogo novo clicando na opção “New Game.” O jogo não possui legendas em português, então é preciso um conhecimento básico de leitura em inglês para aproveitar Bravely Default. Após selecionar um novo jogo, a personagem pedirá que você use o AR Code que veio junto de sua caixa. Assista as animações até que o jogo comece e você possa se movimentar pelo mapa.

Menus

Bravely Default tem menus simples e objetivos, que podem ser encontrados ao apertar o botão “Start”.

Bravely Default (Foto: Divulgação)Bravely Default (Foto: Divulgação)

Seu menu principal conta com os seguintes itens:

Menu
 Função
Item Permite ao jogador ver e usar os itens do seu inventário 
Magic Lista com as magias já adquiridas e quais pode usar 
Job Escolha a profissão dos seus personagens ou veja detalhes de cada uma
Ability Local onde podem ser vistas ou trocadas às habilidades dos personagens
Equip Lista de equipamentos adquiridos e opções para trocá-los
Special Golpes especiais que podem ser usados pelos personagens
Tatics Menu com opções para alterar áudio, vídeo, legendas e dificuldade de jogo 

O que devo fazer?

O foco em Bravely Default está em suas missões e batalhas, onde você deve escolher a melhor estratégia de combate de acordo com as suas habilidades. Seu sistema é baseado em outros jogos da série Final Fantasy, mas com melhorias e novas ideias. Confira abaixo dicas para cada situação do game:

Bravely Default (Foto: Divulgação)Bravely Default (Foto: Divulgação)

Estratégia de atacar ou esperar

Logo no inicio da campanha, você será apresentado a pequenos Tutoriais que vão lhe ensinar os movimentos básicos do jogo. Sempre que surgir um elemento novo, não deixe de ler as informações importantes. Muitas dicas úteis serão apresentadas ao longo do jogo.

Ao iniciar um combate, você terá acesso a um novo menu. Nele é possível atacar, usar habilidades, itens ou tentar fugir da batalha. O grande destaque e diferencial do sistema de combate estão em duas opções: Brave e Default. Cada personagem terá um turno, mas com essas duas habilidades, ele tem a possibilidade de atacar uma vez a mais.

Bravely Default (Foto: Divulgação)Bravely Default (Foto: Divulgação)

Ao cada vez que usar Brave, seu personagem ganha um movimento a mais, mas perderá uma no próximo turno. Usando Default, seu personagem entra em modo de defesa e guarda um movimento para o próximo turno. Essas habilidades podem ser usadas no máximo quatro vezes, até encher ou negativar seu marcador, que inicia no zero.

Importante: Leve em consideração o nível e a energia dos inimigos ao preparar sua estratégia, porque, por exemplo, ao usar a habilidade Brave ao máximo – quatro vezes – você pode ficar até quatro turnos sem atacar.

Turnos e habilidades especiais

Bravely Default tem um sistema baseado em turnos. Ou seja, cada jogador pode realizar uma ação de ataque ou defesa. Cada personagem tem habilidades distintas, com suas vantagens e fraquezas. Você pode escolher que tipo de habilidade ele terá alterando sua profissão. Por exemplo, magos brancos são excelentes em magias de cura, enquanto os magos negros são ótimos com magias mais ofensivas.

Bravely Default (Foto: Divulgação)Bravely Default (Foto: Divulgação)

Para auxiliar a sua estratégia, você também pode combinar habilidades de outras classes e usar ataques especiais, mediante a uma condição especial que pode ser vista em seu menu. Não se esqueça de verificar se os seus personagens receberam status negativos, como envenenamento ou silêncio, que pode impedi-los de atacar ou derrotá-los facilmente. Seus marcadores também são importantes e ficam localizados abaixo do nome de cada personagem. Eles indicam a quantidade de ataques usados ou acumulados, com a cor vermelha para números negativos e azuis para positivos.

Evolução dos personagens

Para evoluir seus personagens é necessário entrar em combate para ganhar experiência. Seu sistema é semelhante ao da maioria dos RPGs e preciso treinar durante algum tempo para adquirir o level necessário para derrotar certos inimigos. Para fazer isso, basta andar pelo mapa até encontrar aleatoriamente criaturas para batalhar. Uma dica para subir de nível mais rápido é usar a habilidade Brave para atacar mais vezes e acelerar a velocidade de combate. Com o uso dos direcionais do 3DS, você pode aumentar, diminuir e até pausar a velocidade de jogo, deixando mais rápido o processo.

Bravely Default (Foto: Divulgação)Bravely Default (Foto: Divulgação)

Importante: no menu “Tatics” você pode alterar as opções de dificuldade do jogo, incluindo a porcentagem de encontrar criaturas para batalhar. Antes de batalhas contra chefes, você pode desativar totalmente o encontro com criaturas aleatórias para poupar a vida dos seus personagens.

Receba ajuda dos seus amigos

Bravely Default também tem modos multiplayer onde você pode ajudar ou pedir ajuda aos seus amigos. O jogo conta com o mini game para reconstruir a cidade de Norende, que lhe dá novos itens e bônus. Você pode convocar amigos via StreetPass do 3DS para lhe ajudar na construção ou invocá-los durante as batalhas para atacar.

Bravely Default (Foto: Divulgação)Bravely Default (Foto: Divulgação)

Você também pode mandar um ataque para ajudá-lo, ou talvez atrapalhar enviando criaturas chamadas “Nemessis” para destruir sua cidade. Caso você não tenha amigos jogando, também pode contar com a ajuda do “Friend Bot”, um personagem que é fornecido pelo jogo e pode ser invocado durante os combates.

Wii U ou 3DS? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares