Roteador

15/02/2014 10h00 - Atualizado em 15/02/2014 10h00

Como compartilhar a Internet cabeada por Wi-Fi no Mac e no Windows 8

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Se seu acesso a Internet é cabeado e você não tem um roteador Wi-Fi para distribuir o acesso da conexão, saiba que é possível usar um computador ou notebook para fazer isso.Tudo que você precisa é de um PC com Windows 8 ou Mac. Em seguida, conecte o cabo da conexão de Internet na entrada Ethernet do computador e siga os passos deste tutorial do TechTudo.

Review D-Link DIR-505: roteador wireless portátil funciona como repetidor 

Diversos pontos de São Paulo e Rio de Janeiro possuem Wi-Fi gratuito (Foto: Flickr / Pedro Angelini / Arte)Criando uma rede wi-fi com seu Mac ou Windows 8 (Foto: Flickr / Pedro Angelini)


Como compartilhar a Internet cabeada por Wi-Fi no Mac

O compartilhamento de uma conexão de Internet no OS X é muito simples, veja:

Passo 1. Abra as “Preferências do Sistema”, clicando em seu ícone na Dock do OS X;

Acessando as Preferências do Sistema no OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as "Preferências do Sistema" no OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro das “Preferências do Sistema”, clique na opção “Compartilhamento”;

Acessando a opção Compartilhamento nas Preferências do Sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Compartilhamento" nas "Preferências do Sistema" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Será exibida a janela de compartilhamento, onde você deve clicar no item “Compart. de Internet” que fica no quadro do lado esquerdo da janela. Em “Compartilhar sua conexão de:” clique na lista e escolha a conexão cabeada (“Ethernet”, no caso desse tutorial). No “Quadro Para computadores usando:”, selecione a conexão Wi-Fi do Mac. Finalmente, clique no botão “Opções do Wi-Fi…”;

Configurando a opção Compart. de Internet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Configurando a opção "Compart. de Internet" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4.  Na janela que aparece, configure os parâmetros da rede Wi-Fi colocando nome, canal, segurança e senha, de acordo com suas necessidades. Em seguida, clique no botão “OK” para confirmar;

Configurando a rede Wi-Fi que será usada pra compartilhar a Internet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Configurando a rede Wi-Fi que será usada pra compartilhar a Internet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. De volta a Janela compartilhamento, clique no quadrinho ao lado do item “Compart. de Internet”. Depois, clique em “Iniciar” na tela de confirmação que será exibida.  Com isso, o compartilhamento já estará ativo;

Marcando e confirmando a ativação do compartilhamento da Internet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Marcando e confirmando a ativação do compartilhamento da Internet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Quando quiser desativar o recurso, basta voltar na tela de compartilhamento e desmarcar a opção “Compart. de Internet”

Tela de ativação do compartilhamento de Internet, depois de configurada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Tela de ativação do compartilhamento de Internet, depois de configurada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como compartilhar a Internet cabeada por Wi-Fi no Windows 8

Apesar do Windows 8 permitir esse tipo de compartilhamento nativamente, o processo é bastante complicado e exige uma série de comandos no Prompt do Windows. Uma maneira mais simples de fazer isso é usando o Virtual Wifi Hotspot, que é bem pequeno e gratuito. Além disso, com poucos ajustes no processo abaixo, também é possível fazer o mesmo no Windows 7.

Passo 1. Se você ainda não tem, baixe o Virtual Wifi Hotspot no TechTudo Downloads e instale em seu computador;

Passo 2. Desconecte o computador de qualquer rede Wi-Fi. Para fazer isso, clique no ícone de rede na barra de tarefa. Quando aparecer uma barra lateral com a listagem das redes, clique no nome da rede que deseja desconectar e em seguida, clique no botão “Desconectar”;

Desconectando o computador de uma rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desconectando o computador de uma rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Execute o Virtual Wifi Hotspot, clicando no ícone dele na área de trabalho. Se for pedida a senha do administrador, digite-a ou apenas confirme a autorização;

Executando o Virtual Wifi Hotspot (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Virtual Wifi Hotspot (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. No primeiro campo da tela do programa, digite o nome da rede sem fio a ser criada e no segundo, digite a senha que será usada para entrar nessa rede. Em “Conexão compartilhada”, selecione a conexão que está conectada à Internet, no caso a conexão cabeada (no exemplo desse tutorial, “Ethernet”). Por fim, clique no botão “Iniciar o roteador Virtual Plus”;

Configurando e iniciando a rede Wi-Fi que irá compartilhar a conexão (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Configurando e iniciando a rede Wi-Fi que irá compartilhar a conexão (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Será exibida uma mensagem de “Sucesso” na barra de tarefas confirmando que o roteamento está funcionando;

Mensagem confirmando que a nova rede foi iniciada e o compartilhamento está ativo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Mensagem confirmando que a nova rede foi iniciada e o compartilhamento está ativo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Quando quiser desativar o recurso, basta voltar na tela do aplicativo e clicar no botão “Parar de roteador Virtual Plus”;

Pronto. A conexão de Internet cabeada já pode ser usada por outros equipamentos, para isso, eles só precisam se conectar na nova rede Wi-Fi, usando os dados e senha inseridos no passo da configuração.

Qual é o melhor canal de Roteador Wireless? Comente no Fórum do TechTudo

 


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Henrique Simões
    2014-02-24T20:47:29

    então não funcionou no meu porque não tenho essa placa de rede, será?

  • Alcy Araujo
    2014-02-20T12:36:14  

    No texto acima não foi mencionado que é necessário que o PC ou MAC tenha uma placa de rede sem-fio. Sem esta placa o software não funciona.

    recentes

    populares

    • Alcy Araujo
      2014-02-20T12:36:14  

      Complementando: na realidade, precisa-se ter DUAS placas de rede. Uma com fio (cabeada) para receber o sinal da rede/internet e outra sem-fio (wireless) para propagar o sinal wi-fi.

  • Massimo
    2014-02-18T12:25:55

    Muito útil, o sinal de wifi no meu quarto é péssimo então puxei um cabo pra lá, agora resolve o problema do celular tambem.

  • Oráculo Silva
    2014-02-15T14:52:47  

    Pra variar o software da Apple é mais complicado.

    recentes

    populares

    • Oráculo Silva
      2014-02-15T14:52:47  

      Na verdade é tão fácil quanto o do windows, e o da apple deve ser mais confiável que o programa usado no windows por se tratar de um programa de terceiros

    recentes

    populares

    • Oráculo Silva
      2014-02-15T14:52:47  

      "O compartilhamento de uma conexão de Internet no OS X é muito simples"... "Apesar do Windows 8 permitir esse tipo de compartilhamento nativamente, o processo é bastante complicado e exige uma série de comandos no Prompt do Windows"... leia o texto

  • Urubu Rei
    2014-02-15T20:02:08

    Só burro chama o nome do sistema operacional da Apple de "Mac". O sistema operacional para desktop da Apple tem vários nomes... Leopard, Snow Leopard, Lion, Mountain Lion e Mavericks.

  • Antonio Santos
    2014-02-15T16:55:41

    Boto fé, bom o post.