Impressora

03/02/2014 14h58 - Atualizado em 03/02/2014 14h58

Como configurar um scanner ou impressora em rede?

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Cada vez mais fáceis de configurar, as redes locais facilitam não só a troca de dados entre os computadores, como também simplificam o compartilhamento de aparelhos periféricos instalados em notebooks e computadores conectados à rede. Neste tutorial, o TechTudo irá mostrar todas as etapas necessárias para configurar scanners comuns ou impressoras multifuncionais em redes domésticas ou empresariais.

Como escolher uma impressora multifuncional para o seu computador?

Passo 1. Utilizando o computador em que o scanner ou impressora multifuncional esteja diretamente conectado e instalado, clique no botão iniciar e acesse o “Painel de Controle”;

Acesse o Painel de Controle do PC  conectado ao escâner via USB  (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Acesse o "Painel de Controle" do PC conectado ao scanner via USB (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. Clique na opção “Dispositivos e Impressoras” para ter acesso a todos os scanners ou impressoras multifuncionais que estejam conectados a este PC;

Selecione a alternativa Dispositivos e Impressoras (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)A opção "Dispositivos e Impressoras" permite acesso a todos os scanners e impressoras conectados ao PC (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Clique com o botão direito do mouse sobre o aparelho que você deseja compartilhar na rede e selecione “Propriedades da Impressora”, se for uma impressora multifuncional ou “Propriedades do Scanner”, se for um scanner comum;

Clique com o botão direito do mouse sobre o periférico que você deseja compartilhar e selecione Propriedades do Escâner, ou Propriedades da Impressora, caso seja uma impressora multifuncional (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Com o botão direito do mouse, clique sobre o periférico que você deseja compartilhar (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. Será aberta uma janela com as propriedades do periférico. Acesse a aba “Compartilhar”, selecione a opção “Compartilhar esta impressora/scanner” e digite um nome que identificará o dispositivo na rede. Ao final, pressione “Aplicar” e, em seguida, “OK”;

Na aba Compartilhar, marque a caixa de seleção indicada, escolha um nome para o aparelho na rede local e clique no botão OK  (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Na aba "Compartilhar", marque a caixa de seleção indicada e escolha um nome para o aparelho na rede local  (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. Em outro PC ou notebook conectado à mesma rede que o computador anterior, selecione o botão iniciar e clique na opção “Dispositivos e Impressoras”;

Vá para o painel de Dispositivos e Impressoras no computador da rede local em que você deseja acessar o escâner com o acesso recém compartilhado (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)No painel de "Dispositivos e Impressoras", você checa a conexão entre as máquinas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 6. Clique com o botão esquerdo do mouse sobre o botão "Adicionar um novo dispositivo";

Clique sobre o comando indicado na figura (Foto: Daniel Ribeiro)Nessa etapa, você pode adicionar scanners e impressoras (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 7. Será aberta uma janela exibindo os dispositivos que estão sendo compartilhados em sua rede local. Selecione o scanner ou impressora multifuncional detectado e clique no botão “Avançar”;

Selecione o aparelho compartilhado e clique em Avançar para adicioná-lo ao seu computador ou notebook (Foto: Daniel Ribeiro)Selecione o aparelho compartilhado e clique em "Avançar" para adicioná-lo ao seu computador ou notebook (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 8. O periférico compartilhado passará a ser exibido na janela de “Dispositivos e Impressoras”, podendo ser utilizado como se estivesse conectado diretamente a este computador.

O escâner estará configurado, podendo agora ser acessado remotamente por este PC (Foto: Daniel Ribeiro)O scanner estará configurado, podendo agora ser acessado remotamente pelo PC (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)




Como acessar um roteador ligado a outro roteador? Comente em nosso Fórum.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus Silva
    2014-02-05T21:26:49

    uma duvida... depois de configurar isso preciso configurar novamente depois do pc desligado?

  • Gustavo Bastos
    2014-10-31T10:34:35  

    Amigo, eu fiz esse procedimento todo mas só funciona a impressora. Quando tento digitalizar, ele me fala que não tem scanner ligado na máquina. É possível que seja limitação da multifuncional ou fiz algo errado?

    recentes

    populares

    • Gustavo Bastos
      2014-10-31T10:34:35  

      Pelo que sei, da forma que foi mostrado o tutorial não dá para compartilhar o Scaner, mas sim a impressora.

  • Fernando Lopes
    2014-02-06T12:12:41

    Recomendo colocar um usuário e senha no PC 1 e conectar usando as credencias no PC2, pois quando reiniciar ambos irão perder a conexão.