Computadores

22/02/2014 07h00 - Atualizado em 22/02/2014 07h00

Como formatar um notebook sem usar CD

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Como muitos notebooks e ultrabooks atualmente não dispõem mais de drivers de CD/DVD, formatar o laptop utilizando um disco óptico é algo fora de cogitação. Mas é possível utilizar outros meios para formatar e instalar os sistemas operacionais em seu computador. Confira os principais métodos para formatar o seu.

Quais as vantagens e desvantagens de formatar o PC com frequência?

Formatando o sistema sem o CD (Foto: pond5)Formatando o sistema sem o CD (Foto: pond5)


- Formatando o notebook através de um pen drive USB para instalar o Windows

Antigamente os sistemas operacionais eram instalados através de disquetes e nos anos seguintes CD e DVDs. Hoje em dia, o principal método para formatar e instalar um sistema operacional é através de pen drive USB. Pois todas as BIOS atuais suportam a inicialização através de um dispositivo de armazenamento USB, que pode ser uma memória flash ou um HD externo.

Para quem vai utilizar o Windows, há várias opções. A Microsoft disponibiliza uma ferramenta chamada Microsoft Windows 7 USB/DVD Download Tool. O programa de fácil instalação permite criar pen drives ou HDs externos bootáveis que inicializam e instalam o sistema operacional Windows 7.

Programa transforma pen drive em um disco de instalação do Windows 7 (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Programa transforma pen drive em um disco de instalação do Windows 7 (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Outra opção para formatar e instalação sem precisar de um drive de DVD é através do upgrade do sistema operacional. Caso você já tenha uma versão do Windows 7 instalado, poderá fazer o upgrade para o Windows 8.1 através do upgrade product key.

Baixe o arquivo para upgrade do seu sistema (Foto: Reprodução/Microsoft)Baixe o arquivo para upgrade do seu sistema (Foto: Reprodução/Microsoft)


Após acessar a página “upgrade product key”, o usuário deve clicar na opção “Instalar o Windows 8″. Aguardar o download  e executar o Assistente. Ao ser aberto, o programa “Instalação do Windows 8″ irá solicitar a chave de produto original.

Uma vez reconhecida a chave, o programa irá baixar uma imagem ISO do Windows 8. Ao terminar o download, o programa irá perguntar se o usuário deseja “instalar agora” ou gravar em um mídia. Selecionando a opção “instalar criando uma mídia”, o programa irá criar um pen drive USB para a instalação do Windows 8

Em ambos os casos, é preciso reiniciar o computador e definir o boot para que inicie através do dispositivo USB. Durante a instalação, o usuário deve escolher a opção Instalação personalizada, para que seja exibido uma tela semelhante a imagem abaixo.

Formatação durante a instalação do Windows (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Formatação durante a instalação do Windows (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Esta é a ferramenta para formatação e particionamento do Windows. Para formatar uma unidade basta clicar nela e em seguida em “Formatar”. Não custa lembrar que formatar uma unidade do disco rígido acarreta em apagar todo o conteúdo do mesmo.

 - Formatando o computador através de um pen drive USB com Ubuntu Linux

Para criar um pen drive para formatar e instalar um computador com Ubuntu Linux, será preciso baixar o programa Universal USB Installer e também o próprio Ubuntu Linux. O procedimento é o mesmo do Windows, ou seja, a ferramenta irá converter a ISO em um pen drive bootável.

Universal USB Installer transforma imagens ISO em pendrive bootável (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Universal USB Installer transforma imagens ISO em pendrive bootável (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Passo 1. Abra o Universal USB Installer e selecione a distribuição Linux, no caso selecione Ubuntu.

Passo 2. Selecione o local onde está armazenado a imagem ISO do Ubuntu Linux.

Passo 3. Selecione o pendrive no qual você deseja que a ferramenta crie um pen drive de instalação.

Passo 4. Clique em “Create”.

Criado o pendrive de inicialização, inicie o notebook com o pendrive plugado e escolha o pendrive como dispositivo primário na inicialização, esse procedimento varia conforme a marca do notebook.

Utilitário de formatação durante instalação do Ubuntu Linux (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Utilitário de formatação durante instalação do Ubuntu Linux (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Durante a instalação escolha o método de formatação. Por padrão, em um disco sem nenhum tipo de sistema, o Ubuntu irá apresentar a opção “Apagar disco e instalar o Ubuntu”. Mas você pode clicar em “Opção avançada” para acessar o utilitário de formatação e particionamento.

Porque minha internet cai a todo momento? Como resolvo isso? Descubra em nosso Fórum.

 


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberto Araujo
    2018-09-29T21:11:42

    esqueci a senha do usuario do not do governo o que eu faço

  • Roberto Araujo
    2018-09-29T21:11:31

    esqueci a senha do usuario do not do governo o que eu faço

  • César Cardoso
    2017-08-08T09:59:57

    muito complicado cheio de complicação

  • Unknown
    2014-12-18T12:50:07  

    Formatei o meu Ultrabook com o programa Windows7-USB-DVD deu tudo certinho instalei windows 7 ultimate.

    recentes

    populares

    • Unknown
      2014-12-18T12:50:07  

      Legal, vou usar. Valeu pela dica.