Internet

03/02/2014 11h20 - Atualizado em 08/10/2014 16h59

Como responder e-mails mais rápido com texto predeterminado no Gmail

Teresa Furtado
por
Para o TechTudo

Recebemos muitos e-mail por dia e diversos deles exigem respostas similares para um determinado número de pessoas. Foi pensando nisso que o Gmail criou as respostas predeterminadas, um serviço que permite salvar um padrão de textos rápidos, sem ser necessário perder tempo reescrevendo a mensagem. Veja como fazer para usar esta opção. 

Gmail: evite receber e-mails de estranhos a partir de contatos Google+

Passo 1. Faça o login em sua conta do Gmail. Em seguida, clique no ícone da engrenagem. Acesse as "Configurações" da conta;

  Acessando as configurações do Gmail  (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Acessando as configurações do Gmail (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)



Passo 2. Na nova página, clique no menu superior em 'Labs'. Em seguida procure na lista o item referente a "Respostas Predeterminadas".

Clique em "Ativar" e salve as alterações;

Ativando respostas automáticas para e-mails Gmail (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Ativando respostas automáticas para e-mails Gmail (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)



Passo 3. Feito isso, clique em "Escrever" para abrir um novo e-mail. Nele, abra o menu "Mais Opções". Clique em "Respostas Predeterminadas";

Acessando as Respostas Predeterminadas (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Acessando as Respostas Predeterminadas (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Passo 4. Com o mouse sobre o menu "Respostas Predeterminadas", clique na opção "Nova Resposta Predeterminada";

Criando uma nova Resposta Predeterminada (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Criando uma nova Resposta Predeterminada (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Passo 5. Uma janela pop-up permitirá dar nome ao seu modelo de resposta (escolha algum de fácil lembrança);

Dando um nome ao template (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Dando um nome para a sua resposta predeterminada no Gmail (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Passo 6. Assim como faria ao escrever um e-mail, adicione texto ao seu modelo de resposta. Inclusive, é possível fazer algumas edições básicas;

Adicionando texto ao template (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Adicionando texto para seu modelo de resposta no Gmail (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Passo 7. Também é possível inserir uma imagem, como o logo de uma empresa ou marca pessoal. Para isso, vá no menu inferior do e-mail e clique em Inserir Fotos;

Inserindo imagens no template (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Inserindo imagens no modelo de e-mail no Gmail (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Passo 8. As fotos que irão aparecer no seu modelo de resposta podem ser importadas tanto do seu computador quanto de uma URL.

Tome cuidado com o tamanho para que fiquem proporcionais;

Importando imagens do computador ou de URL (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Importando imagens do computador ou de URL (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Passo 9. Ao completar os passos, volte ao menu "Mais Opções", acesse o "Respostas Predeterminadas" e grave seu modelo clicando em "Salvar" e no nome dele;

Salvando o template (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Salvando a resposta predeterminada no Gmail (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Passo 10. Para inserir esse modelo de resposta criado em uma nova mensagem, basta clicar em "Escrever" e no menu "Mais Opções", em "Respostas Predeterminadas", no campo Inserir, clicar sobre o nome da resposta criada;

Inserindo o template em uma nova mensagem (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Inserindo a resposta predeterminada em uma nova mensagem (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Passo 11. Após terminar sua configuração, você irá notar que ela gerou um e-mail que ficará como rascunho. Pode deletá-lo sem problemas, ele continuará com sua resposta memorizada. Pronto. Agora é possível enviar o seu modelo de resposta para seus contatos, sem ter que digitar a mensagem diversas vezes.

Mensagem com o template criado (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Mensagem com a resposta criada no Gmail (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Qual é o melhor serviço de e-mail gratuito? Opine no Fórum do TechTudo.

  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares