Celular

08/02/2014 09h37 - Atualizado em 08/02/2014 09h37

Descubra qual smartphone tem desempenho ideal para você

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Quais especificações são mais importantes em um smartphone? Processador? Memória RAM? Capacidade de armazenamento? GPS? Inegavelmente, a relevância de cada quesito é determinada pelo perfil de cada usuário. Com o fim de te ajudar na escolha de um aparelho adequado às suas prioridades de uso, o TechTudo selecionou certos tipos de consumidores e relacionou suas características com hardware de aparelhos. Confira os resultados abaixo.

Comparamos os tops: saiba qual smartphone é campeão em armazenamento

Usuários Casuais

Se você é uma pessoa que somente navega na Internet, utiliza redes sociais e não muito mais do que isso, basta certificar-se de que o gadget é bem equipado para esse fim. Caso ele tenha 4G, ajudará a navegar com mais velocidade. Possuir Wi-Fi é um recurso básico e necessário para aproveitar redes sem fio em casa ou na rua.

Moto G, a aposta da Motorola para o mercado de celulares intermediários (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O Moto G é uma boa pedida para esses casos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Entre as outras especificações, um processador básico, single ou dual-core, 512 MB ou 1 GB de RAM e uma câmera de cinco megapixels devem ser o suficiente para o seu uso. É possível encontrar produtos com estas características bem em conta, abaixo de R$ 600, como o Moto G. O Razr D1, também da Motorola, também é uma opção e custa menos de R$ 400.

Se você, além de casual, for econômico, procure gadgets com especificações simples de tela, por exemplo, com displays menores e de qualidade mais baixa, além de processadores não tão novos. Isso faz com que o preço caia sem deixar de suprir as suas carências. Atente também para a possibilidade dele ter dual-chip, que permite usar dois chips de operadoras diferentes simultaneamente.

Gamers

Jogar no smartphone é uma experiência que está cada vez mais popular e, por isso, é importante ter noção de que nem todo gadget é bom para jogos mais avançados – Candy Crush, Angry Birds e Temple Run são suportados em muitos smartphones, porém, games como Final Fantasy, Deus EX: The Fall e Fifa 14, nem sempre.

O iPhone 5S, da Apple, é o segundo aparelho com mais espaço para armazenamento real (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O iPhone 5S, da Apple, é um aparelho que roda bem games e costuma receber os jogos antes dos outros sistemas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Qual é o melhor smartphone à venda? Descubra no Fórum do TechTudo.

Para garantir uma boa experiência com games, pegue um telefone com tela grande e de boa resolução. Assim, o jogador poderá controlar tranquilamente as ações com os dedos na tela e ainda ter qualidade na imagem. Uma GPU avançada também é importante, para garantir gráficos de qualidade, além de um bom combo processador-RAM, para aguentar bem o tranco. Entre os que umprem bem esses quesitos estão iPhone 5S, Galaxy S4, Galaxy Note 3, LG G2 e Sony Xperia Z1.

Todos são top de linha e têm preços na casa dos R$ 2 mil. Entretanto, para quem deseja uma experiência gráfica na máxima qualidade, são as melhores opções possíveis. Para o usuário preocupado com quantidade de games e datas de lançamentos, o iPhone possui mais vantagem, porque costuma receber os jogos antes dos outros sistemas.

Entretenimento

Ver filmes, ouvir música e reproduzir qualquer conteúdo multimídia no smartphone é bem comum e, atualmente, há muitos gadgets com opções diferenciadas no suporte ao entretenimento. Primeiro, preste atenção nisso: se ele tem TV, rádio FM e um bom player nativo.

Depois, é bom escolher um sistema operacional que tenha opções pagas de filmes e de músicas, por exemplo, além de permitir a transferência de conteúdo fácil de um PC para o smartphone. No hardware, uma tela grande e boa memória RAM para que a reprodução do conteúdo não engasgue. O suporte a apps de streaming/reprodução também fazem a diferença.

Xperia Z1 (foto) tem suposto sucessor divulgado, que possivelmente terá câmera capaz de gravar em 4K (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)O Xperia Z1 é um top de linha com TV digital (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Para esses casos, o Xperia Z1, da Sony, é uma excelente escolha, porque é um top de linha com TV digital, o que não é muito comum. Ele pode ser encontrado por valores a partir de R$ 1,6 mil. Há ainda a versão Xperia ZQ, mais barata, em torno de R$ 1,2 mil, e também mais do que suficiente para estas necessidades.

Há uma boa variedade de celulares mais barato com TV digital. Nem todos, no entanto, suportam com tranquilidade um vídeo em HD. O seguro, nesse caso, é investir em um aparelho com bom conjunto de hardware, ou pesquisar mais um pouco para encontrar um que alie bons recursos a um desempenho razoável.

Multitarefas

A vida agitada da sociedade atual exige que se esteja ligado em uma série de novidades ao mesmo tempo. Com o celular não é diferente. Ler e-mails, acessar redes sociais, fazer anotações e mandar mensagens, todos os movimentos ao mesmo tempo. É preciso, no entanto, que o celular suporte tudo isso e o principal fator a ser levado em conta, nesses casos, é a memória RAM.

Galaxy S4 visto de frente: tela Full HD e com cores vivas chama a atenção (Foto: Allan Melo / TechTudo)O Galaxy S4 possui uma quantidade adequada de memória RAM (Foto: Allan Melo / TechTudo)


Deve-se ter 2 GB, pelo menos, para garantir um multitarefa eficiente. Um processador potente, pelo menos quad-core, também ajuda. Os gadgets da linha Galaxy mais avançados, como S3, S4 e Note 3 são bons para isso porque possuem um bom hardware e função multitarefas, que permitem dividir a tela em duas para rodar dois apps.

É fundamental ter ainda um bom espaço de memória interna. Os modelos mais baratos, com 8 GB e 16 GB, não são suficientes para quem gosta de ter muitos aplicativos. Gaste um pouco mais em um de pelo menos 32 GB, ou compre um cartão microSD, e tenha os espaços necessários para tudo o que quiser.

Fotógrafos

A fotografia no mobile cresceu de maneira impressionante e não há dúvida de que muita gente hoje compra os smartphones de olho nas suas câmeras. Porém, nesses casos, não basta analisar somente o número de megapixels. Muita coisa influencia na qualidade de imagens clicadas com um telefone.

Nokia tem tops com WP8 como o Lumia 1020 (Foto: Allan Melo/ TechTudo)Lumia 1020 é a melhor pedida quando o assunto é câmera (Foto: Allan Melo/ TechTudo)


Os modos de fotografia são importantes. Veja se ele tem panorama, HDR, marcação de localização, detecção de rostos e sorrisos, foco automático, controle manual de abertura, velocidade, ISO e características do tipo. O tipo de flash também é importante, com os de LED e Xenon sendo os mais interessantes.

Atualmente, há muitos “cameraphones” no mercado. O Lumia 1020, com sua câmera de 41 megapixels, é um dos melhores. A tecnologia PureView dos Lumias é um diferencial da série, que faz com que suas imagens sempre fiquem bem bonitas. Os tops do momento, entretanto, como Xperia Z1, LG G2 e Galaxy S4/Note 3, também não ficam atrás. Fica a critério de freguês.

Com todos esses fatores, não há mais desculpas para comprar um smartphone que não seja a sua cara, não é mesmo?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Etienes Rodrigues
    2018-11-29T18:09:57

    show!

  • Margarete Oliveira
    2016-09-18T17:35:09

    No paraguay no que vc compra 5 no que vc paga em um aqi la vc compra 5 um galaxy, iphone ,sony , zfone e etc capisce!

  • Orgulhodsercolorado
    2014-02-28T17:06:25

    quero comprar o Z1, cara ja tive muitos Smartfones de muita marcas, mas depois que comprei um sony, não troco nem a pau, pra min é excelente produto, muito resistente e a câmera, nossa essa é sem comparação, isso que eu tenho o XPERIA T, q já ta meio ultrapassado perto dos q tem hoje, mas mesmo assim ele é sensacional, to pensando nesse Z1 por ser a prova d'água e pela qualidade da camera, q pra min vale muito....

  • Vinicius
    2014-02-08T12:34:58  

    Essa discussão sobre qual o melhor celular não tem mais sentido. Tanto o Galaxy, como o Nexus, Iphone, etc. são ótimos smartphones. Depende do gosto, do cuidado e do uso que cada um tem. Tenho um iphone 5 e acho um ótimo celular assim como o Galaxy S4. Claro que, assim como todos os celulares, ele tem seus defeitos.

    recentes

    populares

    • Vinicius
      2014-02-08T12:34:58  

      Me metendo na conversa... Mauricia, não gosto dos aparelhos da apple, mas já pensou que outras pessoas podem ter necessidades diferentes das suas? Uma tela pequena significa um aparelho pequeno, que faz menos volume no bolso, que pode ser usado de modo prático com apenas uma mão, que gasta menos bateria com a tela.

    recentes

    populares

    • Vinicius
      2014-02-08T12:34:58  

      Lembrando que iPhone também significa um maior preço de revenda (usando sua alegoria quanto aos carros). Se o problema é o preço, é muito fácil criticar também a Samsung, que tem aumentado os preços para níveis absurdos, como pudemos ver com o galaxy $4, e vemos com o note 3, lembrando que esses aparelhos tem muitas funções inúteis, que causam só u aumento do consumo de bateria, servindo apenas pro marketing. Se a questão fosse sempre o custo X benefício, um aparelho top nunca seria a escolha, no máximo um nexus.

  • Guilherme Belleboni
    2014-02-08T13:27:14

    nao tem comparação, pode ter todas as mesmas funções, mais nem um bate o iphone. Nunca bateram apple em computador e em celular muito menos. Eu tenho um iphone 4 e um 5s, e nao troco o meu iphone 4 por nem um desses, imagine o 5

  • Mario Filho
    2014-07-28T05:18:49

    sou mais meu alcatel :3 bateria infinita hahaha'

  • Roberto Morais
    2014-03-29T08:38:42  

    o meu é muito bom e custou-me menos de 700 reais. Usa um processador de 4 nucleos com clock de 1,5 ghz , cameras de 13MP e 5MP reais ,tela full hd e Gorilla Glass III. Chama-se THL W8S e é um ótimo custo/beneficio.

    recentes

    populares

    • Roberto Morais
      2014-03-29T08:38:42  

      onde vc comprou??

  • Roberto Morais
    2014-03-29T08:42:29

    no antutu o meu THL W8S apresentou 15623 pts

  • Roberto Morais
    2014-03-29T08:40:34

    ahh...e veio com 2GB de Ram e 32GB de Rom interna, e eu uso um cartão adicional de 32GB.

  • Luiz Duarte
    2014-02-26T08:59:14

    Que conspiração para fazer você só ficar querendo gastar muito dinheiro

  • Volnei Punff
    2014-02-12T10:54:52

    RESUMINDO: Se você é um usuário casual e procura internet, jogos e aplicativos (básico) = Moto G. Se você é fanático e procura um Smart TOP com mil e um recursos = Xperia Z1. Se você acha que o iPhone é melhor do que tudo na face da terra = se atole em dívidas.

  • Wagner Andrade
    2014-02-08T15:21:02  

    Se você tem um celular de plástico com sistema Androga pare de passar vergonha na rua. Compre o sensacional iPhone 5S de 64 bits e seja feliz! Boa sorte.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-02-08T15:21:02  

      O meu Nintendo 64 também tem 64bits.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-02-08T15:21:02  

      O Playstation 2 tinha processador de 128bits....

  • José Filho
    2014-02-08T11:39:32  

    Moto G, sem dúvidas o melhor custo benefício já inventado!

    recentes

    populares

    • José Filho
      2014-02-08T11:39:32  

      No Brasil, né. Fora do Brasil ainda tem os Nexus.

    recentes

    populares

    • José Filho
      2014-02-08T11:39:32  

      Nexus quele aparelho que nem aguenta chega ao fim do dia ,que ja descarrega.

  • Franklin Pereira
    2014-02-09T13:55:43

    Moto X se enquadra em todas as opções, fora o preço fantástico e desempenho excepcional!

  • Cristiano
    2014-02-09T12:01:20

    Está mais do que claro que colocaram um smart de cada marca... Esqueceram a LG (apenas citada) e a gradiente! Querem uma dica? Coloque melhor tela.. lg g2. E na questão "marca brasileira" a gradiente leva.

  • CARLOS BARBOSA
    2014-02-08T11:37:05  

    A câmera do meu iPhone 5c é maravilhosa!! A do 5s é fantástica!! Tira fotos excelentes em qualquer ambiente!! Não citar os iPhones como boas câmeras é, no mínimo, uma bola fora da reportagem!!!

    recentes

    populares

    • CARLOS BARBOSA
      2014-02-08T11:37:05  

      O iPhone 5S ganhou o prêmio de "melhor câmera de smartphone" do momento. Ganhou até do Nokia Lumia. A qualidade da câmera do iPhone 5S é simplesmente sensacional!

    recentes

    populares

    • CARLOS BARBOSA
      2014-02-08T11:37:05  

      Ana Oliveira, peraí.....onde foi q vc viu isso????? De q fonte vc tirou isso?? Até onde eu sei foi Nokia que ganhou esse prêmio na CES 2014.........

  • Sarrista Sp
    2014-02-08T15:44:15

    Estudos revelam que brasileiros são propensos a ofender os outros por pura maldade. A atitude foi largamente estudada e concluíram que são pessoas com baixa autoestima e insatisfação sexual. Ofender os outros, dizer que tal coisa é "lixo", inventar que possui tal produto, dizer que A é melhor que B, etc. são fugas para se sentir melhor em comparação aos outros. Tudo isto no computador onde não está identificado, nas ruas é totalmente diferente, incapaz de manter um diálogo por conta dos seus complexos. Tratamentos podem diminuir os sintomas e as frustrações.

  • Mario Vieira
    2014-02-08T13:22:22

    É muito mocorongo um individuo que usa o celular para jogar, claro que tem um QI baixo e é um pobre coitado.

  • Luiz Dantas
    2014-02-08T13:30:30

    Tive um Iphone 4 e troque por um Moto X. Não me arrependo nenhum pouco... No trabalho ganhei um Samsung S4, prefiro o meu cel pessoal tbm (Moto X). Recomendo!

  • Mário Nascimento
    2014-02-08T13:25:01

    Tenho um Galaxy S4 e sempre vou negar a superioridade do iPhone, apesar de saber que sempre o gadget da maçã estará à frente tanto em tecnologia, quanto em status. Mas eu adoro ser do contra, então vou negar até a morte!

  • Leonardo
    2014-02-08T13:08:45

    HTC one , sem duvidas o melhor desempenho !

  • Gustavo Volpe
    2014-02-08T12:04:55

    Pra que recomendar apenas aparelhos na casa dos 2 mil, pra gamers? Todos que manjam algo, sabem que o Moto X, Nexus 5 e, até, Nexus 4 sobram em performance gamer e custam menos de 1500. Tirando o Nexus, que tá na faixa dos 1700. Agora que temos aparelhos decentes em faixas de preço menores, esses são esquecidos ou ignorados nesse tipo de reportagem... jabá?

  • Mauricia Paula
    2014-02-08T12:04:09

    Descordo do quesito gamers, iphone deveria estar na categoria modinha ou entao na casual como eles propuseram, na verdade nao deveria nem ser citado pois em todos os quesitos existem smartphones melhores que ele. Uma tela medíocre daquela nao traz toda a qualidade grafica que um jogo top oferece e outra que é necessário desembolsar grana na appstore mercenaria para voce no minimo testar algum jogo.

  • Rogerio Silva
    2014-02-08T11:23:38

    sinceramente não tenho um iphone 5S porque sou gamers!

  • Marcos Rocha
    2014-02-08T10:39:32  

    finalmente uma matéria sensata sobre os smartphones, q fala os reais pontos fortes de cada um. Resumão: iphone-jogos. galaxy-multitarefas. nokia-fotografia.

    recentes

    populares

    • Marcos Rocha
      2014-02-08T10:39:32  

      Se fizeram as comparações pq não informou o resultado né? Tbm fico com sua avaliação.