21/02/2014 10h50 - Atualizado em 21/02/2014 10h50

Earth Defense Force 2025: dicas para mandar bem contra os insetos gigantes

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Earth Defense Force 2025 está de volta trazendo a sequência de um dos jogos mais absurdos dos últimos tempos. Uma invasão de alienígenas e insetos gigantes está tomando a Terra e cabe à última linha de defesa, a EDF, enfrentá-los. Confira algumas dicas para não virar comida de formiga gigante.

Review: Earth Defense Force: Insect Armageddon é um jogo de ação simples e sem graça

Prepare-se para enfrentar os insetos gigantes de Earth Defense Force 2025 (Foto: gamezone.com)Prepare-se para enfrentar os insetos gigantes de Earth Defense Force 2025 (Foto: gamezone.com)

Liberte-se de insetos

Uma das novidades de Earth Defense Force 2025 é que insetos agora podem prender você, mordendo ou usando uma teia. Quando isso acontece, a sua mira continua funcionando e você precisa mirar neles e atirar para se soltar. É até mesmo possível trocar de armas enquanto está preso. Ajude a libertar também seus amigos, quando vir um símbolo de exclamação, é porque um deles foi capturado.

Entenda o mapa

O mapa do jogo será um de seus maiores aliados, pois o principal objetivo nas fases é eliminar todos os insetos gigantes. Fique atento para ver onde os inimigos estão e use o radar para não ser pego de surpresa por ataques pelas costas. Ele é muito útil também para localizar ninhos, pois várias leituras de inimigos surgirão de repente em um único local. Veja o que significa cada coisa no mapa.

 Pontos Vermelhos Inimigos
Pontos Azuis Membros da EDF 
Pontos Verdes Itens 
Pontos Amarelos Veículos 
Pontos Brancos Civis 
Letras W, A, F, R Outros jogadores 
Faixa Vermelha Ataque aéreo 

Recrutando membros da EDF

Sempre que vir pontos azuis no radar, vá em direção a eles, são outros membros da EDF esperando para serem recrutados por você. Basta se aproximar dos personagens que possuírem setas vermelhas na cabeça e eles se unirão ao seu esquadrão.

Os outros membros da EDF não eram muito úteis em Earth Defense Force 2017, mas agora eles têm mais energia, habilidades diferenciadas e são mais úteis do que apenas isca.

Qualquer arma que gere explosões pode ferir você mais do que os inimigos (Foto: playstationlifestyle.net)Qualquer arma que gere explosões pode ferir você mais do que os inimigos (Foto: playstationlifestyle.net)

Cuidado para não se explodir

Uma das formas mais fáceis de morrer no jogo é apontando sua bazuca para algo que esteja próximo demais de você, sendo pego na explosão. É preciso ter atenção a vários detalhes como inimigos se aproximando sem você ver, companheiros de time que acabam se metendo na frente, carcaças de inimigos que ficaram pelo caminho e até mesmo qualquer poste ou placa que esteja na sua frente. Uma boa dica é sempre pular antes de dar um tiro de bazuca, para não acertar nada na sua altura.

Tire objetos do caminho

Sempre que você estiver em meio a uma batalha e houver muita coisa a sua volta para explodir, utilize armas como a sua metralhadora padrão para remover objetos do caminho. Obstáculos como carros e cercas caem facilmente com tiros, enquanto carcaças de inimigos já são um pouco mais complicadas, mas podem ser empurradas.

Furando a fila da dificuldade

Assim como em jogos como Diablo, a ideia em Earth Defense Force 2025 é começar jogando na dificuldade mais fácil, ganhar itens que te levam para as dificuldades mais difíceis e assim ir seguindo.

Porém, uma boa tática é encontrar uma fase mais fácil, onde você se sinta confortável e tentar jogá-la em níveis de dificuldade maiores, para adquirir armas mais poderosas e usá-las nas dificuldades menores.

Use os espaços entre prédios para despistar inimigos e se proteger de projéteis (Foto: shacknews.com)Use os espaços entre prédios para despistar inimigos e se proteger de projéteis (Foto: shacknews.com)

Prédios são seus amigos

Em Earth Defense Force 2017 todos os prédios caíam com a mais fraca explosão, mas isso mudou nesses 8 anos de diferença. Em EDF 2025 cada prédio tem uma espécie de barra de energia e resistirá a ataques até que ela seja esgotada.

Utilize-os para se esconder de inimigos com projéteis poderosos e ataque quando estiverem recarregando. Não perca muito tempo tentando destruir prédios para chegar aos seus alvos, pois eles estão muito resistentes para as armas iniciais.

Compense poder de fogo com rifles Sniper

Raramente você sentirá que o poder de fogo das suas armas mais fortes, como as bazucas, será suficiente para causar o estrago que deseja, especialmente contra naves de transporte inimigas. Nesse caso, utilize rifles Sniper, que costumam causar um grande dano, mas apenas lembre-se de que eles não substituem as bazucas na hora de enfrentar um grupo de insetos.

Desligue o Screen Vibration

Um dos efeitos mais legais do jogo é o Screen Vibration, que faz com que a tela trema a cada explosão mais forte, dando uma ótima sensação de poder para o jogador. Porém, a longo prazo ele irá atrapalhar a sua mira e você deve considerar desligá-lo. Pressione o Start, vá em Game Settings e coloque a opção Screen Vibration em OFF.

Caixas de Armor aumentam permanentemente sua energia (Foto: senpaigamer.com)Caixas de Armor aumentam permanentemente sua energia (Foto: senpaigamer.com)

Aumentando sua energia

Parecido com um RPG, Earth Defense Force tem um sistema que aumenta sua energia permanentemente. A cada vez que você coleta uma caixa vermelha escrito Armor e completa uma fase, sua energia é aumentada, permanentemente, por 1. Parece pouco, mas eventualmente esse valor chegará aos milhares.

Em alguns momentos poderá ser necessário encontrar fases mais fáceis e ficar apenas coletando energia para melhorar sua resistência. É mais fácil e divertido fazer isso no modo cooperativo ou online, pois os jogadores extras podem duplicar, ou até quadruplicar, a quantidade de itens adquiridos.

O rei da cambalhota

Ao levar o direcional analógico para alguma direção e pressionar o botão de pulo no gatilho esquerdo LT (Xbox 360) ou L2 (PlayStation 3), seu personagem realizará uma cambalhota, a qual é curiosamente uma das ações mais essenciais do jogo.

Cambalhotas são úteis para desviar de ataques, mas também são um meio de locomoção mais rápido do que andar. Se precisar chegar rápido a algum lugar, vá dando cambalhotas mesmo.

Preste atenção no rádio

Como dito antes, seu objetivo costuma ser apenas eliminar todos os insetos gigantes e você não é obrigado a fazer mais nada além de matá-los. Porém, se ouvir as transmissões de rádio, às vezes pegará conversas como outros esquadrões pedindo ajuda. Se você for ao seu auxílio eles se unirão ao seu time, caso contrário provavelmente serão eliminados pelos insetos.

É fã de Earth Defense Force 2025? Aliste-se para o multiplayer online em nosso Fórum.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares