10/02/2014 10h30 - Atualizado em 11/02/2014 14h25

Hearthstone Heroes of Warcraft: dicas para montar seu deck no cardgame

João Moura
por
Para o TechTudo

Hearthstone é um jogo de cartas da Blizzard Entertainment que a pouco tempo entrou em beta aberto. Seus estilo é bem parecido com o clássico Magic: The Gathering, e conta com a opção do jogador criar seu próprio baralho. Confira agora algumas dicas importantes na hora em que for confeccionar o seu próprio baralho de batalha.

Como jogar Hearthstone

Hearthstone: Heroes of Warcraft (Foto: Divulgação)Hearthstone: Heroes of Warcraft (Foto: Divulgação)

Primeiramente, para poder criar um deck, você terá que ir na opção “Minha Coleção”. É apenas nesta opção que os jogadores poderão ter acesso à todas as cartas presentes em sua coleção e escolhê-las para formar o seu.

Tenha em mente que a qualidade e força de seu deck dependerão da quantidade de cartas da sua coleção. Quanto mais vasta ela é, melhor podem ser seus conjuntos. Contudo, não desanime caso sua coleção seja pequena. Ainda é possível criar bons decks com uma pequena coleção.

Alguns se perguntam do por que criar o seu próprio deck, já que há diversas opções prontas publicadas em sites especializados sobre o game. Existem várias vantagens em se construir o seu próprio deck, como estar familiarizado com suas cartas além de ter um deck ideal para o seu estilo de jogo. Porém, a maior vantagem de se construir o próprio conjunto de cartas talvez seja a melhor compreensão delas e suas interações, fazendo de você um melhor jogador.

Escolha seu herói para começar a construir um deck para ele (Foto: Reprodução / João Moura) (Foto: Escolha seu herói para começar a construir um deck para ele (Foto: Reprodução / João Moura))Escolha seu herói para começar a construir um deck para ele (Foto: Reprodução / João Moura)



Antes de começar a adicionar cartas no seu deck, é importante que você visualize como irá vencer o seu oponente. Ou seja, qual o estilo de jogo que irá escolher. Este passo é mais fácil para os usuários que já possuem alguma experiência no game. Caso você ainda seja um novato, não se preocupe, com o tempo você irá entender.

Uma vez visualizado o estilo de jogo e as formas de se chegar à vitória, o próximo passo é decidir quais cartas incluir. Este processo é um pouco traiçoeiro, onde os novos jogadores tendem a adicionar o máximo de cartas de “alto nível” que eles conseguem. Porém, o limite de 30 cartas em um deck faz de Hearthstone um jogo bastante restritivo neste quesito. Então, você terá que analisar calmamente o propósito e seu tema. Não é porque alguma carta funcionou bem no passado, ou possui ótimo custo-benefício, que ela deveria estar no seu deck.

No processo de construção o seu deck existe um elemento adicional que sempre deverá estar atento, que é a curva de mana. A sua curva de mana nada mais é que a distribuição das cartas de acordo com o seu custo de mana. Para se ter uma melhor ideia, imagine que adicione apenas cartas com seis ou sete de custo de mana. Apesar de serem cartas com bons atributos de ataque e defesa, você ficará sem cartas para jogar nas cinco primeiras rodadas, resultando em derrota.

Exemplo de deck criado para Paladino (Foto: Reprodução / João Moura )Exemplo de deck criado para Paladino (Foto: Reprodução / João Moura )

Mesmo que adicione algumas cartas para o estágio inicial da batalha, pode não ser o suficiente. Você terá que incluir a quantidade de cartas suficiente para cada estágio do jogo, de forma que assegure à você boas chances delas acabarem realmente em suas mãos quando precisar delas.

Com tudo isso em mente, vamos para o passo de adicionar cartas. Neste passo é importante identificar as cartas centro do seu deck. Estas cartas são aquelas que você irá precisar e muito de forma que funcione. Por exemplo, caso esteja jogando de mago, e gostaria de criar um deck na qual possa dar dano massivo e sem risco ao inimigo, você irá precisar das cartas que lançam bolas de fogo ou que dão danos a todos os lacaios do inimigo de uma vez. Ou caso esteja jogando de paladino, e para isso foque na restauração de seus pontos de vida durante o jogo, ele então deverá ter cartas suficientes com estas propriedades. Alguns possuem mais desses tipos de cartas que outros, mas provavelmente não irá exceder 10 cartas.

O próximo passo então é adicionar as cartas específicas da sua classe. Cada classe possui 25 dessas cartas, mas nem sempre é vantajoso incluí-las. Na verdade, a maioria dos decks de alto nível usa apenas cerca de cinco a sete cartas desse tipo, onde apenas as que são excepcionalmente boas são adicionadas. Isto se deve ao fato que cartas específicas de classe geralmente são cartas de resposta, na qual estarão lá para ajudar a você a lidar com as ameaças de seu oponente.

Criar um bom deck requer tempo e experiência que só se adquire jogando (Foto: reprodução / João Moura)Criar um bom deck requer tempo e experiência que só se adquire jogando (Foto: reprodução / João Moura)

Existem mais alguns passos a frente, então não queira estar com o deck quase cheio neste estágio. Caso já tenha mais de 20 cartas, é provável que tenha incluído algumas cartas que não faziam parte da sua estratégia.

Para encher agora o que falta em seu deck, você continuará adicionando os mais apropriados lacaios disponíveis para você. Lembre-se de sua curva de mana e preste atenção nas habilidades de cada um. Claro que muito dependerá também do seu tema e de sua coleção de cartas.

Uma vez tendo o seu deck completo não ache que o seu trabalho acabou. Montar um conjunto competitivo é um processo interativo que leva tempo. Com o tempo você sempre deve procurar formas de melhorá-lo. E não fique desapontado caso o seu conjunto não fique muito bom. O processo de melhora é contínuo e mesmo que não fique muito bom de início, não deixe que isto faça você perder o gosto pelo jogo.

Qual o seu baralho favorito em Hearthstone? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Claudio Silva
    2014-02-10T18:48:03

    jogo delicioso!!!