Segurança

19/02/2014 12h01 - Atualizado em 05/06/2014 15h54

O que é Sandbox e como usá-lo para proteger o seu computador

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O Sandbox é um ferramenta eficaz e simples que isola a execução de programas e seus processos, tornando possível testar as suas operações em um ambiente seguro e controlado. Dentro deste ambiente virtual fechado, as atividades dos aplicativos serão executadas normalmente, no entanto estarão em uma área neutra, com operações limitadas a esse espaço que não afetarão o restante do computador.

Como bloquear um site sem precisar baixar programas no computador

O Sandbox protege o PC isolando a execução de programas do resto do disco rígido (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)O Sandbox protege o PC isolando a execução de programas do resto do disco rígido (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O Sandbox consegue atuar de maneira mais segura e ativa que o antivírus, já que ao concentrar as operações em uma área restrita, todos os programas, registros ou atividades não confiáveis que ocorrerem dentro deste mecanismo estarão completamente isoladas do sistema operacional padrão do seu computador.

Como usar o Sandbox

Funcionando paralelamente com outros aplicativos para o Windows, as ferramentas que realizam os processos de Sandbox conseguem isolar uma parcela de seu disco rígido. Elas evitam que as interferências ou contaminações ocorram nas demais atividades que estiverem em execução.

Praticamente qualquer aplicativo ou operação pode ser executada dentro dos ambientes de Sandbox (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Praticamente qualquer aplicativo ou operação pode ser executada dentro dos ambientes de Sandbox (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Em geral, um software ativado dentro deste sistema isolado se comportará de maneira normal. No entanto, dependendo do aplicativo que realize o Sandbox, o processamento do PC pode ser afetado por causa deste ambiente separado, podendo apresentar diferenças em seu visual ou um pouco de lentidão.

Enquanto alguns famosos programas antivírus, como o Avast e o Comodo, possuem opções para ativar este mecanismo, também é possível utilizar este sistema com os aplicativos especificamente desenvolvidos para está função, como o Sandboxie.

O Avast e o Comodo possuem serviços de Sandbox, mas é necessário pagar para ativá-los (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O Avast e o Comodo possuem serviços de Sandbox, mas é necessário pagar para ativá-los (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Este tutorial demonstrará em poucos passos como utilizar o Sandbox do aplicativo Sandboxie, que além de ser pequeno e bastante leve, possui operações intuitivas e é extremamente fácil de utilizar.

Passo 1. Assim que o Sandboxie for iniciado, será exibida uma janela informando os possíveis softwares que entrarão em conflito com o seu funcionamento. Clique em “OK” para que o programa realize configurações que aumentem a compatibilidade com estes aplicativos;

Aperte em “Ok” para que o Sandboxie resolva problemas de conflito com programas em execução (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Aperte em “Ok” para que o Sandboxie resolva problemas de conflito com programas em execução (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. Caso esteja utilizando o Sandboxie pela primeira vez, um prático tutorial será ativado mostrando noções básicas sobre os seus comandos e como o mecanismo de proteção funciona;

Visualize a apresentação introdutória sobre os comandos e funções do programa (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Visualize a apresentação introdutória sobre os comandos e funções do programa (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Para ativar programas no ambiente isolado do Sandboxie, clique com o botão direito do mouse sobre a opção “Caixa de Areia DefaultBox”, selecione “Rodar nesta caixa” e escolha uma das cinco alternativas mostradas;

Clique com o botão direito sobre o item em destaque, selecione “Rodar nesta caixa” e escolha uma das opções em destaque (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clique com o botão direito sobre o item em destaque, selecione “Rodar nesta caixa” e escolha uma das opções em destaque (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. Caso você queira executar um aplicativo específico, selecione “Rodar Qualquer Programa”, escreva na caixa de texto o nome do software que deseje iniciar e pressione o botão “OK”;

Clicando na opção “Rodar Qualquer Programa”, escreva o nome do aplicativo e aperte em “OK” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clicando na opção “Rodar Qualquer Programa”, escreva o nome do aplicativo e aperte em “OK” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. O software escolhido será acionado, passando a ser representando no ambiente do Sandboxie. A janela exibirá um contorno de cor amarela, indicando que sua execução está ocorrendo dentro do espaço reservado de um Sandbox;

O Sandboxie indicará as atividades em seu ambiente protegido e a janela dos programas executados possuirá um contorno de cor amarela (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O Sandboxie indicará as atividades em seu ambiente protegido e a janela dos programas executados possuirá um contorno de cor amarela (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 6. Além deste método de ativação dentro do Sandboxie, também é possível utilizar um atalho para iniciar a execução de qualquer programa de seu Windows. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo .EXE e selecionar a alternativa “Rodar em uma caixa”;

Para ativar qualquer aplicativo no Sandboxie clique com o botão direito do mouse sobre um arquivo executável e escolha a opção em destaque (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Para ativar qualquer aplicativo no Sandboxie clique com o botão direito do mouse sobre um arquivo executável e escolha a opção em destaque (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Antivírus gratuito: qual é o melhor? Comente e descubra no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sergio
    2016-11-10T13:44:06

    instalei o sandeboxie e quando vou apagar a caixa diz :SBIE2313 Não foi possivel execultar Start.Exe (740)

  • Valentina Sena
    2015-07-25T10:28:39  

    substitui o warsaw, da GAS Tecnologia?

    recentes

    populares

    • Valentina Sena
      2015-07-25T10:28:39  

      quando vou limpar a caixa dar erro...SB NÃO FOI POSSÍVEL EXECUTAR START .EXE(740) ALGUÉM ME AJUDA AI