06/02/2014 11h20 - Atualizado em 06/02/2014 11h20

Octodad Dadliest Catch: como jogar o divertido game para PS4 e PC

Felipe Velloso
por
Para o TechTudo

O objetivo de Octodad: Dadliest Catch é conseguir prosseguir com o seu dia a dia sem deixar sua esposa e seus filhos descobrirem que você é na verdade um polvo, e não um ser humano. Para conseguir isso você deverá se comportar da maneira mais normal possível, mesmo que isso seja uma tarefa árdua de ser comprida graças a imensa dificuldade de movimentar o protagonista.

Confira o review completo de Octodad: Dadliest Catch para PC e PS4

É sempre difícil manejar objetos com Octodad (Foto: Divulgação)É sempre difícil manejar objetos com Octodad (Foto: Divulgação)

Apesar disso, Octodad é um jogo relativamente fácil que parece bem mais preocupado em ser engraçado do que ser desafiador,  tornando seus familiares e a maioria das outras pessoas em seres que estão dispostos a fazer vista grossa com muita coisa para não admitir que na verdade você é um polvo.

 Os Controles

O principal destaque de Octodad são os seus controles, que foram criados para serem terríveis e difíceis de manipular. Basicamente este jogo apresenta dois modos de controle na campanha para um jogador, o primeiro deles é o modo de pegar e o segundo de caminhar.

No modo pegar seu personagem ficará com seu corpo parado e você deve usar a alavanca esquerda para mover seu tentáculo para os lados e a da direita para movê-lo para cima ou para baixo. Com  os botões X ou R1, você pode pegar ou interagir com os objetos próximos as suas ventanas.

Use as alavancas para mover os tentáculos do protagonista (Foto: Divulgação)Use as alavancas para mover os tentáculos do protagonista (Foto: Divulgação)

Para entrar no modo de caminhar, aperte L1 ou quadrado, e a câmera irá se afastar um pouco de Octodad. Para controlar suas “pernas” você deve pressionar o botão gatilho correspondente àquela que você deseja utilizar (L2 para a esquerda e R2 para a direita), para movimentá-las com maior precisão se utilize das duas alavancas “digitais” do PS4.

Estes são os controles básicos, e por mais que pareçam simples, se acostumar com eles é bem difícil, tente ganhar ritmo na primeira fase, o casamento, onde não existe realmente a possibilidade de perder.

Se você jogar o modo cooperativo, cada um dos seus amigos será responsável por um membro do personagem, os controles não mudam neste modo, e apesar dele ser hilário de se jogar, você precisará de muita comunicação com seus parceiros para movimentar o Octodad. De certa maneira, este modo parece transformar o jogo naqueles teatros de bonecos profissionais, onde cada uma das pessoas controla um pequeno pedaço do corpo da marionete.

Sempre preste atenção na sua rota quando for caminhar (Foto: Divulgação)Sempre preste atenção na sua rota quando for caminhar (Foto: Divulgação)

Dicas para jogar

A maior dificuldade do jogo é efetivamente andar sem destruir tudo em um imenso raio ao seu redor. Para fazer isso tente sempre caminhar com movimentos contidos, levante as pernas e lance-as apenas para uma direção. Os controles são muito sensíveis, mas com o tempo e a prática é possível aprender a ajustá-los.

Sempre estabeleça a melhor rota para seguir ao entrar em um novo ambiente, evitando principalmente passar por cima de objetos derrubáveis e pisar em cascas de banana. Evite também passar perto de objetos que possam derrubar outros, já que as fases frequentemente usam esse recurso para te fazer destruir uma sala inteira.

Com estas pequenas dicas você já será capaz de chegar até o final do jogo, especialmente porque Octodad é muito fácil de maneira geral, e raramente você precisará repetir uma fase durante a campanha.

Que outros jogos independentes você quer ver no PS4? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares